terça-feira, 18 de outubro de 2005

Autárquicas 2005 - Resultados à lupa

Agora que a poeira levantada pelo período de campanha eleitoral já assentou com o escrutínio do dia 9 que voltou a confiar os destinos do concelho a Soares Marques nos próximos quatro anos, é tempo de fazer uma reflexão com base no que nos transmitem os números saídos do voto do povo.
Refiro desde já, para que não restem dúvidas, que as considerações que se seguem não devem ser entendidas como qualquer espécie de críticas ou elogios. Trata-se apenas e só da realidade nua e crua apresentada pelos números.
Em eleições ganha quem tem o maior número de votos em termos absolutos. No entanto, vale a pena ir um pouco mais além e buscar o que fica para lá da primeira vista, percebendo melhor o que nos dizem estes resultados.
Para facilitar esta análise adicionámos ao resultado do PSD os votos que o CSD-PP obteve, apesar dos dois partidos terem concorrido em listas separadas. Esta operação permite fazer comparações com duas realidades semelhantes uma vez que os votos do CDS-PP, na sua maioria, foram captados na coligação que governava a câmara.
Ora, feita esta operação, vemos que o PSD e o PP perdem, no seu conjunto, quase 1.100 eleitores resultando numa queda de 14% face aos resultados de 2001.
Verificamos, também, que estes 1.100 votos são transferidos na sua totalidade para o candidato do PS, João Azevedo, que consegue uma subida de quase 53% em relação a 2001 recuperando mais de 2.000 votos, leia-se cidadãos eleitores.
Significa, então, que a subida do PS se fica a dever à queda acentuada do PSD/PP reflectindo a perda de confiança do eleitorado, mas também na conquista de novos eleitores. E é bom que se perceba que estes não são apenas os jovens que votaram pela primeira vez este ano. Estão neste grupo os eleitores que, habitualmente, se abstinham de ir votar. Senão vejamos: de 2001 para 2005 foram inscritos nos cadernos eleitorais de todo o concelho mais 355 eleitores o que se traduz num acréscimo de 1,9%. Contudo, foram às urnas neste acto mais 852 cidadãos do que em 2001, traduzindo um aumento de 7% na descarga eleitoral.
Tomemos como exemplo concreto a freguesia de Mangualde que representa cerca de 40% do total de eleitores. O PSD e o PP juntos perdem nestas eleições cerca de 400 votos. O PS ganha, em relação a 2001, mais de 1.100 votos. Ou seja aos 400 votos que retirou directamente aos dois partidos da coligação o PS consegue conquistar mais de 700 novos eleitores: uns votando pela primeira vez, outros exercendo o seu direito de voto em detrimento do abstencionismo que foi sua opção noutros actos.
E se, por um lado, os jovens eleitores, pela sua própria natureza e irreverência, estão mais apetentes à mudança, por outro há que considerar que os eleitores, habitualmente, abstencionistas optam por duas coisas: por votar e pela mudança descontentes que estão com o rumo dos destinos do concelho.
Claro que este exemplo dado na freguesia de Mangualde pode levar-nos ao discurso fácil que estes resultados não traduzem o sentir do resto do concelho e mostram apenas a influência de meia dúzia de pseudo-intelectuais que se juntam no Rossio.
Nada mais falso. Na verdade, hoje temos um eleitorado cada vez mais esclarecido e bem pensante que não se deixa influenciar por “três cantigas”. Isto é, se até aos dias de hoje os tais intelectuais da nossa praça faziam e influenciavam a opinião dos restantes eleitores, a favor ou contra o executivo camarário, agora já não acontece assim. Na sua maioria, os eleitores, formam uma opinião por si, baseada no que observam no seu quotidiano e no seu concelho.
A provar isto estão os resultados eleitorais nas 18 freguesias do concelho. Mas peguemos apenas em metade delas: Abrunhosa a Velha, Cunha Baixa, Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato, Mangualde, Póvoa de Cervães, Quintela, S. João da Fresta e Travanca de Tavares. Temos aqui um misto de citadino e ruralidade. Todas têm em comum a queda acentuada, de quase 30 % nalguns casos, dos resultados do PSD e PP e da subida estonteante do PS.
Acresce que o PS aumenta o seu número de votos em todas as 18 freguesias e o PSD e PP apenas conseguem subir em votos absolutos nas freguesias de Cunha Alta, Freixiosa e Várzea de Tavares.
Mas voltando às nove freguesias atrás referidas que representam 65% dos eleitores do concelho, damos conta que, com base nos resultados aí alcançados no seu conjunto, o PS ganharia a câmara com 3.985 votos versus os 3945 alcançados pelos dois partidos da coligação juntos.
É perfeitamente natural que um partido que se encontra no poder e que alcança um resultado histórico, obtendo 64% dos votos sofra algum desgaste. Não é, porém, natural que esse desgaste se traduza numa queda quase catastrófica. Nem é natural que as maiores quedas se dêem em freguesias onde o investimento foi maior. Do mesmo modo vale a pena referir que em 2001 os resultados para a Câmara foram, quase sempre, superiores aos resultados alcançados para as juntas de freguesia. No último acto eleitoral sucedeu o inverso – em quase todas as freguesias os candidatos à junta pelo PSD tiveram mais votos que a lista para a Câmara pelo mesmo partido.
Tudo isto acontece com aquele que foi, indiscutivelmente, o melhor candidato do PSD de todos os tempos à autarquia de Mangualde. Parece, assim, haver aqui grandes responsabilidades das estruturas políticas no descalabro acontecido no domingo à noite.
Estes resultados devem ser alvo de uma leitura profunda e completamente desprendida das cores político partidárias de forma a podermos olhar mais além.
Se ao PS cabe, agora, fazer uma oposição responsável suportada nestes números ditados por quem realmente manda, ao PSD cabe o governo da autarquia correspondendo aos anseios dos cidadãos e à difícil tarefa de encontrar um líder que possa disputar as eleições de 2009 partindo de uma magra vantagem de apenas 3%. Ao PP resta, por ora, a fraca consolação do seu candidato à Assembleia Municipal ter tido um resultado bem acima dos meios utilizados na campanha eleitoral.
Cabe a todos respeitar a vontade expressa pelos eleitores através do voto de domingo. Tratar desadequadamente os cidadãos que votaram nas listas opostas é comprometer seriamente o futuro noutros actos eleitorais. Não nos esqueçamos que uma parte considerável dos eleitores é flutuante, e já contribuiu para vitórias mais folgadas para os dois lados como contribuiu, hoje, para uma apertada vitória ou derrota, dependendo do prisma em que nos encontramos. Ademais em eleições autárquicas é nas pessoas que votamos. Nelas, os partidos, por vezes, só prejudicam.

15 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse:

bem vindo e bons posts
Uma análise muito cuidada . E que chama a atenção para um pormenor que alguém tentou lançar em Mangualde. A dicotomia cidade / freguesias rurais. ora como muito bem se explica isso não existiu. Não foram as freguesias que derrotaram João azevedo. Nelas a postura do eleitorado foi muito semelhante à da cidade. As razões foram outras

terça-feira, 18 outubro, 2005  
Blogger BlueShell disse:

Gostei do Post!

Boa análise. Jinho BShell

terça-feira, 18 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Parabéns pelo blogue. Tem um ambiente agradável e começa da melhor forma, com uma excelente análise aos resultados eleitorais em Mangualde e acima de tudo com grande imparcialidade.
Quanto à dita análise, concordo com ela e o último parágrafo da mesma resume fielmente a orientação política que um futuro candidato deverá ter.
Indiscutível, foi sem dúvida a recuperação em termos de número de votos do PS e a queda acentuada do partido do actual poder autárquico.
Indiscutível também, foi o cartão amarelo que os Mangualdenses quiseram mostrar à inércia do poder local.
A percentagem de eleitores considerada flutuante, vai dar a vitória ao futuro Presidente daqui por quatro anos. Na hora da votação o trabalho do actual poder autárquico ou o trabalho do partido da oposição, serão julgados pelos Mangualdenses. Eu cá estarei para avaliar e votar em consciência.

terça-feira, 18 outubro, 2005  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Olá João.
Parabéns pelo blog. Seja bem vindo.
Começa a ser significativo o número de blogs deste nosso concelho. Será sinal de progresso???

Já quanto à sua análise dos resultados eleitorais não lhe posso apresentar os mesmos parabéns. Perdoe-me a minha frontalidade - que bem conhece - mas é demasiado simplista. Fixa-se no que parece óbvio.
A seu tempo, também eu publicarei uma análise destes resultados.

Cumprimentos e "muitos posts"!!

quarta-feira, 19 outubro, 2005  
Blogger CMatos disse:

Bem vindo João.
Já percebi, porque não tens ido aos treinos, andas ocupadito na blogosfera. :)
Um abraço.

quarta-feira, 19 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Olá amigo de longa data!! Como sempre desejo-te o melhor blogue de Mangualde e arredores!
Beijocas, Paula

quarta-feira, 19 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

bem vindo João e parabéns pelo blogue, espero que o mesmo se mantenha por muito e bom tempo.
saudações
xxx

quarta-feira, 19 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Parabéns pela análise (ainda que muito extensa) concordo com quase todos os pontos, e realmente a população mostrou um cartão amarelo ao poder local, pode ser que isso os acorde da latência em que têm estado e se comece, finalmente, a "construir" MANGUALDE. Um abraço e parabéns João.

quarta-feira, 19 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Congratulo-me com as boas vindas dadas a este blogue e ao seu autor, pelos autores dos blogues que já existiam. Acima de tudo o que interessa é a troca de opiniões sem ofensas e sempre com um nível elevado. Parabéns por nos proporcionarem a oportunidade de dar as nossas opiniões. Ter opiniões diferentes não quer dizer que estejamos contra alguém, simplesmente são opiniões.
Boa sorte e felicidades para os blogues, nomeadamente para este.

quarta-feira, 19 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Um abraço forte e parabéns pela análise e pelo Blog. Óptimo Design.

quarta-feira, 19 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

007 observou, investigou e gostou.
Um blog muito bom.
Parabéns.

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Blogger Fornense disse:

ola Joao aqui Fornense e Ajofense(para lhe tentar lembrar de alguem :) ) da-lhe os parabens pelo blog, quantos aos comentários realmente não estou muito de acordo com a (fantasma)coligação feita por si e axo q não leu os resultados partindo de uma igualdade de circunstancias dos candidatos..
boa sorte com o blog e um grande abraço de quem vai sentir a sua falta na CMM para tao prontamente se dispor a resolver problemas ligados com o associativismo :)

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Blogger JL disse:

Obrigado pelas visitas e pelos comentários deixados. Espero poder continuar a contar com essa precisosa colaboração e visita de todos.

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Blogger Neoarqueo disse:

É assim, também há quem pense que se o Dr Castro tivesse concorrido pelo PP este teria arrecadado no mínimo 800 votos. Ora, como o PP só teve cerca de 300, os outros 500 foram direitinhos para o PSD (pensa-se...). Assim, os 500 votos do Dr Castro fariam falta ao Dr Soares e, pelas contas, fáceis de fazer, o PS teria ganho, por uma unha negra, mas ganharia...Conclusão: O Dr Castro Oliveira é amigo do Dr Soares Marques.
TSFM

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Where did you find it? Interesting read » » »

sexta-feira, 02 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home