quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Quem trabalha na Câmara?

É vulgar ouvirmos, por aí, a crítica fácil aos funcionários da Câmara. É comum ouvirmos dizer deles que são incompetentes, não fazem nada e têm má formação.
Permitam-me que use do meu conhecimento de causa, fruto das funções que desempenhei com muita satisfação durante dois anos e meio, para sair em defesa das mulheres e dos homens que trabalham na autarquia em prol da coisa pública.
Devo lembrar que os funcionários da Câmara não são seres de outro planeta. São pessoas, seres humanos como qualquer um de nós que, à nossa imagem e semelhança, têm sentimentos. Começo por aqui porque nos esquecemos muitas vezes desta condição humana de cada um.
É, por isso, natural que uns dias trabalhem melhor, com mais vontade e noutros nem por isso. É por isso natural que uns dias nos recebam com um sorriso nos lábios e noutros nem por isso.
São gente que, como qualquer um de nós, sente as agruras do dia a dia.
Vale a pena recordar que muitos deles desempenham as suas tarefas sem que a recompensa monetária seja proporcional ao seu desempenho. Diga-se em abono da verdade que a maioria de nós não estaria disponível para a execução de algumas tarefas que os funcionários de uma autarquia têm que desempenhar, pelo salário que recebem no final do mês.
É claro que não podemos desculpar com isto a falta de profissionalismo e empenho. Mas também é certo que nunca os ouvi invocar este argumento e, no entanto, sempre se mostraram disponíveis para executar aquilo que diariamente lhes era exigido.
Durante a minha permanência não vi nunca má vontade no rosto dos funcionários da autarquia. Pelo contrário guardo boas e gratas recordações de vários episódios em que imediatamente se disponibilizavam para levar a cabo as tarefas que lhes eram confiadas.
Atrevo-me a citar Max de Pree no seu livro “Liderar é uma arte”: “liderar é a arte de disponibilizar as pessoas para que elas cumpram aquilo que delas se espera”.
Simples, não?
É importante que para uma maior rentabilidade do esforço de cada um e da maximização dos recursos, o trabalho em equipa seja estimulado e valorizado – colocar as peças a trabalhar numa engrenagem perfeita.
Para isso basta ouvir as chefias e discutir os problemas abertamente com elas.
São peças importantíssimas e devem ser respeitadas como tal.
Aqui fica o desafio: antes de criticar um funcionário da câmara olhe-o num plano igual, de pessoa para pessoa. Para os funcionários o desafio de todos os dias procurarem melhorar um pouco mais a sua prestação continuando o excelente trabalho que têm vindo a desenvolver.
Um abraço para todos os funcionários da autarquia com quem tive o privilégio de privar. Encontrei bons e verdadeiros profissionais. Não tenham dúvidas disso.

10 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse:

mas o problema é que aqueles que trabalham melhor... não se sentem reconhecidos .
tambem é um facto que estimular 600 pessoas é obra.

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Blogger JL disse:

Exige esforço, criatividade, paixão e motivação. Mas consegue-se!

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Mais um belo comentário e também pertinente.
No mesmo, há uma palavra que se destaca (LIDERAR) entre as outras e que, penso, diagnostica o facto dos funcionários municipais serem adjectivados de imcompetentes, preguiçosos e muito mais. Uma função de liderança, por muita boa vontade que exista, não está ao alcance de qualquer um. É preciso saber mandar. O factor humano é das coisas mais difíceis de gerir numa empresa.
Uma liderança forte, metódica e boa condutora humana aumenta o rendimento de qualquer equipa.

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Blogger BlueShell disse:

Gostei de te "ver".

BShell

quinta-feira, 20 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Concordo que há funcionários na câmara extremamente competentes, que se esforçam por ajudar e resolver as situações, mas também há um sem número de funcionários que o seu trabalho é fazer quase nada e aproveitar os meios da câmara para proveito próprio! E tu que lá estiveste sabes bem disso. Acredito que seja uma minoria, mas esses são suficientes para dar "mau nome", aos outros!!!
Beijocas

sexta-feira, 21 outubro, 2005  
Blogger JL disse:

Aninhas,
Não podemos, nem devemos tomar a floresta pela árvore.
Beijos

sexta-feira, 21 outubro, 2005  
Blogger Neoarqueo disse:

Um bom tributo ás pessoas com quem trabalhaste,honra te seja e lhes seja feita.
TSFM

sexta-feira, 21 outubro, 2005  
Blogger Unknown disse:

Antes de mais concordo com o TSFM, mas é necessário sublinhar a maneira como os trabalhadores da câmara entram para a mesma…pois é! aí é que está o grande problema! Muitos quase a maior parte e ultimamente nem se fala! Entram por compadrio e favores políticos. (Os últimos que entraram alguns até estavam a trabalhar e foram aconselhados a sair para entrar na câmara) Onde estão as competências? As capacidades? Não é por acaso que em conversa com um alto responsável da Câmara me dizia que se não “andar em cima dos trabalhadores da câmara eles simplesmente não resolvem nem muito menos trabalham”
Pois é meu caro Observador, o tempo que a câmara te viu andar por lá, decerto que se apercebeu que tu te apercebeste de “Quem trabalha na câmara”.
Abraços amigos deste que não necessitou de te ver na câmara para te considerar.

sábado, 22 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

O Factor Humano, que durante décadas passou completamente despercebido não só na industria como nos serviços, tem vindo a despertar nalguns paises nomeadamente em Portugal. Apesar de termos uns anitos de atraso em relação a outros paises onde a pessoa é o centro da empresa, acredito que mais cedo do que muitos estudiosos pensam, também nos serviços e empresas perto de nós a consiência desta realidade será uma verdade. No entanto o mais dificil é criar e educar os dirigente para serem lideres. É mais fácil dizerem a culpa é dos funcionários.... eles não são competentes... Nossa! Estão a assinar a própria incompetência.

sábado, 22 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Anti depressants ramarol weaning off medication scandisk 512 compactflash Lexapro on line pharmacy Tylenol pm & provigil dance team fluoxetine hydrochloride capsules look like http://www.is-skin-firming-lotion-good-for-cellulites.info/Wellbutrin-srneeedymeds-com.html Tapering off xanax Breast feeding undergoing surgery remington tire distributors Angel ringtone Sideeffects if you stop taking paxil 60 day supply of meridia Online network training 20 what is phentermine wellbutrin and neausa

quarta-feira, 07 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home