sábado, 8 de março de 2008

A minha teoria

Tenho uma teoria: as mulheres mandam no mundo!
Que novidade, dirão os leitores... De facto assim é! Muitas mulheres se queixam dos homens machistas, mas na verdade a culpa não é, senão, delas.
São elas que nos carregam paciente e dolorosamente durante nove meses. É, posteriormente, a elas que está confiada a alimentação. E são elas que nos educam, tantas e tantas vezes incutindo em nós esses valores que a sociedade em tempos achava os mais correctos e que hoje já tende a banir.
Depois, uma boa parte da nossa vida são as mulheres que nos orientam. Sempre assim foi e há-de ser.
Lembro-me, em miúdo, o meu avô tinha uma junta de bois. Era agricultor. Como hoje os agricultores modernos trocam de tractor, também ele, naquela época, trocava de junta de bois. Não sei se pela idade, se pelos quilómetros ou horas, ou se porque os mais modernos já vinham equipados com umas orelhas melhores que não era necessário picá-los tantas vezes. Bastava dizer-lhes ao ouvido: vai ao rego! Mas fosse porque fosse, o meu avô, homem exemplar, mas machão como convinha naquele tempo, lá ia seguido da minha avó, trocar a junta de bois. Não fazia, porém, negócio que a minha avó não anuísse discretamente. E, claro está, na hora de pagar discretamente a “bezerreira” aparecia, como por artes mágicas, nas suas mãos, com as notas de conto de reis. Tantas quantas as necessárias para o negócio.
É apenas um exemplo. Da mesma forma enganam-se todos aqueles que pensam que só porque os homens estão em maioria nos lugares de topo, na política e nas empresas, são eles que tomam as decisões e conduzem os destinos do mundo.
Nada mais falso. Diz-se na sabedoria popular que por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher. E é, tantas vezes, essa mulher que influencia, discretamente, todas, ou quase todas, as decisões do homem.
Claro que isto também coloca nos ombros das mulheres todos os erros do mundo. Dir-nos-ão elas, daquela forma subtil, inconfundível, ternurenta e convincente que esses erros não são mais do que más interpretações nossas. E, porventura, sê-lo-ão.
Há dias, ao comentar esta minha teoria de algibeira com uma senhora que estava desesperada com esta sociedade machista, contrariava-me ela dizendo que, nesse dia, tinha sido incorrectamente recebida por um funcionário de uma repartição pública e que isso só assim acontecera por virtude da sua condição feminina.
Até aqui, retorqui eu, está a prova de que são as mulheres que mandam no mundo. O mau acolhimento que o referido funcionário colocou na questão da senhora não passa disso mesmo: o reconhecimento que são as mulheres que comandam. Experimentem colocar alguém que sempre foi mandado num posto de chefia e poderemos assistir a verdadeiros actos de tirania por vingança. É como diz o povo: não peças a quem pediu e não sirvas a quem serviu!
Abençoadas sejam as mulheres que connosco convivem!

Etiquetas:

8 Comentário(s):

Blogger Vica disse:

Eu concordo contigo, eu vejo muitas mulheres educando não só filhos homens, mas também as filhas, a serem machistas e preconceituosas... é triste...

sábado, 08 março, 2008  
Anonymous Anónimo disse:

As mulheres têm um jeito complexo de ver o mundo mas muito, muito especial.
è da harmonia entre os sexos que nasce o sucesso. E a verdade é que quando uma mulher está "ao lado" qualquer homem está abençoado.

Acho uma música muito bonita:

...Ela une todas as coisas
como eu poderia explicar
um doce mistério de rio
com a transparência de um mar ?

Ela une todas as coisas
quantos elementos vão lá …
sentimento fundo de água
com toda leveza do ar

Ela está em todas as coisas
até no vazio que me dá
quando vejo a tarde cair
e ela não está

Talvez ela saiba de cor
tudo que eu preciso sentir
Pedra preciosa de olhar !
Ela só precisa existir
para me completar

Ela une o mar
com o meu olhar
Ela só precisa existir
pra me completar...

Jorge Vercilo

sábado, 08 março, 2008  
Anonymous Anónimo disse:

a música que gosto de ouvir é as mulheres compôr é a melodia das panas ao fazerem o Jantar!

come on Mr Lopes, sê homem!

o que o sr escreve já sabemos há muito tempo, só que é daquelas conversas que temos entre homens e que nos calamos quando o sexo oposto aparece, aquele silencio deixando-a pensar que estavamos a falar de gaijas...
como diz o ditado, se não os conseguires vencer junta-te a eles: sê homem ou então assume-te...

é com este tipo de mariquices que inventaram o direito a voto das mulheres, daí a epidemia alastrou-se.
diz-là a verdade escreveste este blog só para o mostrar a esposa para negociar alguma coisa? sim Sr a ideia é a ultima a morrer mas um homem não precisa e nem deve se rebaixar dessa maneira.

vem ter comigo ao tasco para beber umas minis (pagas tu) a comer uns tremoços e comentar o fim do camachismo, o que precisas é companhia de barba rija.

segunda-feira, 10 março, 2008  
Blogger Freaky disse:

Tenho um novo blog e é dedicado aos Cocktails chama-se MixDrinks e a direcção é ... http://www.mixdrinks.blogspot.com

terça-feira, 11 março, 2008  
Blogger Quental disse:

boa jl
queres dizer "mulheres!!!!!!!!não podemos viver sem elas"

quinta-feira, 13 março, 2008  
Anonymous Anónimo disse:

É verdade que não podemos viver sem elas, mas também não havia necessidade desta bajulice miserável.

Que queira arruinar-se e passar o resto da vida de rastos, é lá consigo. Não tem é o direito de dar este triste contributo para fazer da vida dos outros, um inferno.

Vamos lá é escrever aqui umas coisas decentes e que não ponham em causa os direitos dos homens, tão àrduamente conquistados ao longo história da humanidade.

Um abraço, apesar de não merecido.

Manuel Azevedo

sábado, 15 março, 2008  
Blogger a (Des)Empregada disse:

João, gostei muito deste post!!

Eu nao sou feminista, nem a favor, muito menos concordo com os "pseudo" machistas, porque nao conheço realmente algum que me saiba explicar qual é, no mínimo, a diferença entre homens e mulheres, e nao me venham com balelas de morfologias e predisposições para isto e para aquilo...

Sim, as mulheres estão muitas vezes por detrás daqueles ombros largos que ocupam os lugares principais de muitos quadros de empresas, políticos, etc, são no fundo o forte de muitos sistemas.

mas, a mulher é também aquela que enxuga as lágrimas dos filhos, dos amigos, dos familiares, dos homens que por detrás de tanta máscara não se lhe vêm os olhos de vermelhidão....

é apenas neste ponto de vista que realmente considero a mulher um ser extraordinário! pela sua capacidade de fazer tanto!

quinta-feira, 08 maio, 2008  
Anonymous Anónimo disse:

Na verdade a culpa de tudo é das mulheres mesmo, elas pariram os homens e nos criaram!!!

quarta-feira, 29 outubro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home