segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Um líder com princípios

Encontro-me, neste momento, a ler o livro de José Mourinho - "Um Ciclo de Vitórias". Um livro de fácil leitura e perfeitamente perceptível mesmo para quem, como eu, nada percebe de futebol. Trata-se no fundo de um livro sobre liderança.
Não hesito em partilhar convosco uma breve passagem e que relata o que se terá passado entre José Mourinho e alguns responsáveis do Benfica, quando pretendiam contratar aquele técnico depois de o terem perdido para o Leiria. Certamente que se recordam da história.

Na altura Mourinho não regressa à Luz porque o presidente Vilarinho impôs Jesualdo Ferreira para treinador adjunto. A justificação passava pelo facto de não querer deixar “cair” Jesualdo que aceitara transferir-se do Alverca, onde se encontrava muito bem, para um Benfica a braços com uma crise desportiva sem memória. Mourinho diz a Vilarinho que nada tem contra Jesualdo mas é ele quem escolhe a equipa para trabalhar e não aceita imposições, apesar de, como o próprio refere, sentir uma grande vontade de voltar à Luz para fazer do Benfica campeão.

Diz o narrador que: “Na cabeça de José Mourinho as ideias estavam claras e algumas eram irredutíveis. No fundo, seguia a linha traçada desde o primeiro dia da sua vida profissional. A ambição era subir ao mais alto patamar da profissão que abraçara, mas não a qualquer preço. Os seus princípios eram intocáveis e a sua lealdade também.”

Exaltam-se as atitudes dos dois homens. Vilarinho não sendo grande líder não aceita deixar cair Jesualdo Ferreira, mesmo sabendo que perderia aquele que viria a ser o melhor treinador do mundo. Este não aceita subir a qualquer preço.

É assim que se fazem os grandes líderes.

10 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse:

Onde é que eu já vi esse filme?...

segunda-feira, 24 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

JL, lembra-se dos "líderes" do big brother? Já não, foram-se e não voltarão(felizmente). São como as esculturas na areia muito vistas no momento mas sem sustentação no tempo.
José Mourinho, ao contrário começou pela sua formação académica, depois como tradutor entrou num clube de nomeada, em seguida passou a adjunto de grandes treinadores e culminou como treinador principal apenas no momento em que achou ser mais adquado. A aprendizagem foi progressiva, com o seu mérito e inteligência chegou ao vértice da pirâmide, onde se irá manter durante muito tempo, pois, teve um crescimento sustentado, alicerçou bem a sua vida profissional e agora o "edifício" perdudará no tempo.
Excelente exemplo, de rigor, profissionalismo, caracter e coerência.

segunda-feira, 24 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Apesar de não ser Mangualdense nem lá perto,também eu gostaria de escrever algo neste blog. Em primeiro lugar dar os parabens ao seu autor pois está um excelente blog(e ja li muitos),depois gostaria de sublinhar tudo o que esta escrito no texto sobre o Mourinho, é um grande treinador sem qualquer duvida, mas não prima nem pela simpatia, nem pela humildade e com aquela arrogância toda será que vai continuar nas boas bocas do mundo do futebol? Deixo esta pergunta no ar...!Espero puder voltar a comentar neste blog futuros textos, e continuação com o bom "bloguismo"!Saudações até futuros posts...

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger BlueShell disse:

Nada me tira da cabeça que esta tipo é um allien...mas ninguém acredita em mim!

BShell

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger JL disse:

JRV,
Obrigado pela sua visita e pelas suas palavras. Fico a aguardar mais visitas e mais comentários.

Em relação a Mourinho ele é de facto polémico e chega, muitas vezes, a roçar a arrogância.
Gostemos ou não dele temos que admitir e reconhecer as qualidades que fazem dele um líder.

Amado ou odiado o nome dele vai ficar para sempre como uma referência no mundo do futebol.

Volte sempre!

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

JRV (and Kat), bem vindo a um blog mangualdense, cumprimentos.
Relativamente ao Mourinho, em parte, não concordo consigo.
Para mim as equipas treinadas por ele são realistas e jogadores fantásticos jogam com uma humildade excepcional.
O problema, penso eu, é que hoje em dia já não estamos habituados a pessoas frontais e depois confundimo-las como pessoas arrogantes.
Precisamos de mais Mourinhos!

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger Neoarqueo disse:

Tem o mangas razão...frontalidade não se usa nas nossas relações. Cultiva-se o politicamente correcto, o concordar porque é conveniente, o uso da mentira porque esta nos traz benifícios, etc...ficamos tão desfocados do conceito frontalidade que quando aparece alguém como o Mourinho, que nos incomoda, porque nos faz lembrar que a verdade existe, cobardemente acusamo-lo de arrogante. Venham, de facto muitos Mourinhos!

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

A imagem que normalmente transparece de José Mourinho é a imagem de uma pessoa arrogante, mas, se repararem, ele consegue ter uma relação muito próxima com os jogadores. Eles sabem quem é que manda, e que ele sabe dar, mas também sabe tirar se for caso disso.
Ainda há bem pouco tempo, o Ricardo Carvalho abriu a boca num dos estágios da selecção e demonstrou o seu descontentamento, teve de pedir desculpa e aceitar o castigo (monetário e técnico) que lhe foi imposto.
Passados alguns jogos estava novamente a jogar ao mais alto nivel.
José Mourinho proteje muito os seus atletas, acompanha de perto os seus problemas, cria uma relação de empatia com eles e consegue retirra deles o maior rendimento.
Isso basta-lhe! Se conseguir obter resultados, os adeptos e a crítica são obrigados a render-se às evidências!
É o que tem acontecido!

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Eu não posso com ele, porque rasgou a camisola ao Rui Jorge e ainda bem que isto é um blogg porque fica registado - ainda vamos ver o Mourinho internado num hospício, porque ele é muito bom e tem uma vaca leiteira do tamanho de um T.I.R., mas não sabe lidar com a derrota e não conheço ninguém que ganhe sempre e por muito que custe aos Mourinhos, "há que dize-lo com frontalidade" - o gajo é mesmo arrogante.

quinta-feira, 27 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it City lights lingerie Bronze shoulder bag

quinta-feira, 26 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home