Fim à vista
"So this is Christmas and what have you done,
Another year over and new one just begun." Jonh Lennon
Pois é meus amigos, tão simples quanto isto: estamos a gastar os últimos dias de 2005. Esta é a hora de fazer balanços. O que fizemos bem; o que fizemos mal; o que não fizemos; que ambições e sonhos guardamos para o novo ano que aí vem.
Destaco, aqui, meia dúzia de acontecimentos que, indelevelmente, marcam o ano que finda.
Começo pela Alemanha, o motor da Europa, que pela primeira vez na sua história tem uma mulher eleita chanceler, Angela Merkel. As mulheres fazem muita falta à política. Que outros países sigam as pegadas alemãs.
António Guterres é nomeado para Alto Comissário da ONU para os refugiados (já esperam ansiosos pelo rendimento mínimo) e o meu Benfica sagra-se campeão (sem ter feito nada por isso). Já sei, vão chover críticas!
Este foi o ano das campanhas em Portugal. Iniciámos o ano com as Legislativas e terminamos com as Presidenciais. De permeio as autárquicas. País rico é assim!
O sol, talvez triste com a morte de João Paulo II e envergonhado pela eleição de Ratzinger, esconde-se atrás da Lua num eclipse como há muito não havia. E a natureza, provavelmente insatisfeita com a eleição de Bush em detrimento de Kerry, fustiga os Estados Unidos da América com os maiores furacões de todos os tempos. E ainda faltam quase 5 anos para terminar o mandato...
Portugal qualifica-se para o Mundial sem perder um jogo e Cavaco prepara-se para ser Presidente da República sem perder uma sondagem. O governo da nação fecha com chave de ouro depois do excelente resultado conseguido para o 3º QCA (criticar também é elogiar).
Estes são apenas alguns dos acontecimentos marcantes em 2005. Há muitos mais. Conto convosco para descortinar outros. Vão pensando nisso até quarta feira. Nesse dia colocarei um tópico para poderem colocar aí os acontecimentos que destacam e, se possível, justificarem as vossas escolhas.
20 Comentário(s):
Para mim, pessoalmente, não me interessa o que consegue o Tonecas, o Sócrates, o Aníbal e essa macacada toda, o importante é o cada um de nos fez durante o ano, e mais importante do que o que conseguiu para si, é o que conseguiu fazer em pró dos que o rodeiam. Quanto a esses rapazes que referes no "post" é só "venha a nos", não se salva nenhum nem o próprio pastor da Igreja.
Que 2006 nos traga saúde, emprego (isto está mau) e muitos momentos de alegria. Karpe diem.
Rui
"O sol, talvez triste ... e envergonhado pela eleição de Ratzinger... . E a natureza, provavelmente insatisfeita com a eleição de Bush ..."
Eia lá JL! Isto nem parece seu. Uma coisa determinística. Mística. De ordem teológica...
Eh pá, só se foi para provocar alguém. Foi?
Eu não sou tão "anti quase tudo" como o nosso amigo GreenSky, porém comungo das ideias dele no que se refere a nós próprios. Mas o meu desejo é mesmo a parte final da canção do John Lennon, que passo a citar, se me permites: " War is over / if you want it / War is over / now", e john Lennon não se dirige aos políticos nem a quem manda no mundo, dirige-se a cada um de nós, e é sem dúvida essa a grande mensagem: a pessoa no seu particular faz o todo e acaba com a guerra, basta querer...
Concordo que se passaram muitas coisas más pelo mundo, comentar situações politicas ou dos políticos é perder tempo, pois é como a justiça….fica tudo na mesma.
As causas, João!!!!! Estás ser “mauzinho”….
. Mas gostei da sinceridade do artigo ….Apesar de me lembrares um ano triste admiro a tua análise de Benfiquista.
Ok, ok, então até quarta-feira, vou fazer o meu inventário...
BJ ;)
Amigo JL, eu cá prefiro relembrar as coisas boas de 2005 ao invés de me martirizar com as más, por isso, olha... deixa cá ver... hummm... assim de repente... é pá agora não me lembro de nenhuma (nem o SCP se safou), mas... que as houve, houve.
Até quarta. :))))))))
(Que outros países sigam as pegadas alemãs)
Não só países JL, porque não freguesias, vê lá se consegues alterar o rumo da freguesia que agora chamas de tua, ou outras, aí sim são sempre os mesmos.
(já esperam ansiosos pelo rendimento mínimo)
Não te preocupes com esta situação, porque a comandar a comissão Europeia temos o senhor que retira essas beneces!!! Durão Barroso, é pena que te faças esquecido!
Quanto ao futebol não vou responder, é pena que o nosso Benfica não receba proporcionalmente, em comparação com clubes de bairro … mas é assim nem todos têm uma CM tão generosa e competente como a nossa, ossos do ofício.
(Legislativas e terminamos com as Presidenciais … Autárquicas.)
Mas isto já é assim desde que somos democracia … não me digas que ainda andas indeciso?
Religião, podes colocar na secção da política … é tudo a mesma coisa, só com uma diferença, é que os políticos lá vão dizendo umas verdades e umas mentiras, só em altura de eleições, depois é como a religião.
(… eleição de Bush)
È … aqui estamos muito iguais aos Americanos, ao menos valha-nos essa … e ainda falta 3 anos e 11 meses!
Mais futebol (Portugal)? Mais politica (Cavaco)? Não estás a misturar novamente temas? Porque não tenho nada de bom a dizer desse amador, não faço comentários à selecção de Portugal.
Positivo durante o ano de 2005,é Mangualde ter conseguido estar na frente dos Concelhos do Distrito de Viseu…
Olha JL, com tanta coisa que poderias dizer, sem rodeios, estás agora com estas muito soft.
Eh pá, só se foi para impressionar alguém. Foi?
Convém não esquecer o TSUNAMI, são 231 000 mortos, fora os desaparecidos...
TSFM, aqui tenho que dar razão ao JL,como sabes é dificil dar-lhe razão.
TSUNAMI foi em 2004 e o JL pede acontecimentos de 2005.
Bem só se contabilizarmos os desaparecidos ou os encontrados já no inicio deste ano.
Ahhh...n eskecer k foi um ano de seca :(
Beijinhos :)
Chegado agora mesmo?! de férias natalícias mal tive tempo de respirar; preciso de mais!!
Estou a pensar (o que é uma tarefa árdua para quem passou o tempo sem o fazer...)e na quarta-feira devo ter um acontecimento para partilhar...
Homenageio a tua coragem por admitires que o teu Benfica nada fez para ser campeão a temporada passada. De um sportinguista não terás críticas ao teu desportivismo. Eu é que também estou a candidatar-me às críticas, pelos vistos...
Abraço.
Após uma profunda reflexão sobre os acontecimentos que mencionas-te apraz-me dizer que o facto de Merkel ter sido eleita na Alemanha em nada vai contribuir para o fim da actual crise enconómica da europa, mas aplaudo o facto de ter sido uma mulher a eleita!!!
No que diz respeito à reeleição de Bush atrevo-me a dizer que, é quase tão mau ele ter permanecido na presidência dos E.U.A como Soares Marques ter sido reeleito para a presidência da CMM e para piorar a situação as sondagens dão Cavaco como eleito para Belém. Que ano desastroso!!!
2006 não será muito melhor, Cavaco em Belém, Bush na casa branca e...Soares Marques em Mangualde...
Bom ano, dentro das possibilidades!!!
opssss tenho de pensar bem no que fiz e deixei de fazer.....
jocas maradas de balanços
Deixemo-nos de lembrar as coisas mas, que de uma maneira geral sao sempre mais que as boas e, desejemo-nos uns aos outros um melhor ano. Os meus sinceros votos de felicidade para ti e todos os teus.
HAPPY NEW YEAR
sou mulher n falo de politica por isso aqui vai: ano negro, fome, carros queimados, desemprego, desgoverno, desepero, desamor, enfim essas coisas que me fazem chorar!
bom mas pra não ficar mal: bom ano pra ti!
Caro João
Eu nestas coisas gosto de ser pragmático (os politicos adoram este genero de palavras).
Se ao entrarmos num ano novo se apagasse o ano velho... eu sweria um homem feliz... como já sou crescidinho e sei que isso não acontece, o melhor é fazer da vida um acto continuo sem ter anos, para nada nos parecer tão mal.
ah de minha parte não chove critica nenhuma, eles não fizeram nada para ganhar coisa nenhuma, os árbitros sim..hehehe.
abraço e bom ano.
o Tunami foi em 2004, mas não se esqueçam que foi o ano em que terminei um livro, agora só falta a editora..hihihih
"Sou mulher não falo de política"????????? É mesmo isto que está escrito, não é?
Tou chocada... e triste!!!
Não estamos em 2006?????????
Feliz Ano novo para todos, com muitas Mulheres a falarem e a fazerem política.
Meu Amigo João...
Então querias uma democracia sem eleições?!!!!
Quanto ao sol envergonhado pela eleição de Ratzinger... sinais dos tempos.
Quando o mundo mais precisava de um Homem com sentido ecuménico, ficamos assim...
Enviar um comentário
<< Home