quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Branco, mais branco, não há!

Numa das minhas deambulações por outros blogues encontrei esta pérola no Causa-Nossa.
Não sei, ou talvez saiba, porque é que muitos políticos têm tanto pavor ao voto branco, ainda que lhe dêem total desprezo nas análises que fazem, preferindo valorizar a abstenção. Sempre considerei que, pior que a abstenção é o voto branco. Da primeira pode-se argumentar o desinteresse dos eleitores, da segunda nem por isso. Os eleitores interessam-se. Não reconhecem, contudo, qualidades nos candidatos. É um voto de protesto. No dia em que, num acto eleitoral, os votos brancos ultrapassem a abstenção teremos o maior caso político do pós 25 de Abril.
Sempre defendi isto. No meu seio de amigos, quase sempre fui contrariado nesta análise de vão de escada.
Até que surgiu um “tratado” sobre o assunto: o livro “Ensaio Sobre a Lucidez” de José Saramago. E muitos viram o problema que, por absurdo, pode acontecer. Claro que há uma grande diferença entre Saramago e a minha pessoa: ele é prémio Nobel e eu não sou nem hei-de ser. Por duas fortes razões: A primeira porque não escrevo nada que jeito tenha. A segunda, mais forte que a primeira, porque não sou comunista.

25 Comentário(s):

Blogger Alberto Oliveira disse:

...parafraseando Vital Moreira, assim é. O voto em branco na prática é um voto de negação a todos os candidatos que se apresentam á eleição.

A "tese " de Saramago tinha outra "envolvência estratégica". Pelo que conheço dos meus compatriotas, dificilmente o Voto em Branco teria qualquer efeito de mudança política .

Os aparelhos partidários encarregam-se de "resolver esse tipo de problema"... e se quisermos falar claro, sabemos perfeitamente que nas actuais eleições (como já aconteceu no passado) se por ventura houver uma segunda volta, a esquerda une-se em favor do candidato que passar à segunda, tenha ele o nome que tiver. A direita faria exactamente o mesmo se aparecesse com três candidatos distintos. Nestas coisas não há milagres; nem nas outras...

Abraço

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Blogger north disse:

Os caros amigos politicos teriam que me desculpar mas se houvese 51% de votos em branco, teriam que pensar seriamente naquilo que o povo estava a dizer => 51% dos eleitores não queriam lá nenhum deles! quem ganhava? o 2º partido mais votado? não me pareceria nada justo!

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Blogger Mónica disse:

porra que injustiça! :-))
voto em branco!

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Mais uma acha para a fogueira:

51% de votos brancos seria um acontecimento único, fascinante!!
Vamos 'nessa'? hein??

...Mas aí e como nenhum deles quer largar os 'tachos' nem têm um pingo de vergonha na cara, corriamos o risco de formarem governo na mesma só com uma minoria de votos.

Mas nós os eleitores tambem temos muitas culpas por se ter chegado a este caos. Creio (posso estar equivocada), que é sobretudo a esta falta de 'Lucidez' a que Saramago se refere...

1observação ao Observatório:
«ele é prémio Nobel e eu não sou. Por duas fortes razões...porque não sou comunista.»

João Lopes, não é por não seres comunista que não és prémio Nobel.

eheheh...uma provocaçãozinha :-)

Beijinho

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Fundavam o PVB (Partido dos Votos Brancos), com filiação para todos os tachistas sem vergonha.

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Mas antes de fundar o tal partido alteravam a lei à pressa, claro está com a mesma pouca vergonha habitual.

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Blogger Nina disse:

Deixa-me só dizer-te k n aprecio Saramago...gosto mto + da maneira como tu escreves :)

Beijoka

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Ó João LopeSSSSSSS, foi só uma provocaçãoZINHA pois eu tambem nã sou, nem nunca serei uma SaramagA ;-)

Ah, quando aqui venho gosto sempre de ler, tambem, aquelas frases do «CITADOR» mas essencialmente, venho aqui para ler o que escreves :-)

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Blogger Mónica disse:

Que coisa mais chata ler Saramago.
Por aqui sempre se aprende umas coisas novas e facilmente perceptíveis!!!!

Voto em branco= falta de coragem de assumir ideais políticos ou mesmo a falta deles.

Ou se vota ou não se vota, agora ir lá dar o nome, oh meus amigos...

:)

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Quanto a mim o voto em branco é um acto de total desprezo e, por isso mesmo, um pavor para os políticos.
Para a abstenção têm sempre muitas explicações, agora para uma elevada percentagem de votos em branco...
Um voto branco é 100% consciente e com significado, nada tem a ver, por exemplo, com um voto nulo.
Esta seria uma forte "arma" para uma renovação política. Votar em branco sempre que uma grande maioria das caras não mudassem.

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Blogger nunofigueiredo disse:

não sabia que para ganhar o prémio nobel era necessario ser-se comunista.
muito se aprende neste blog.
voto em branco?
nunca votei em branco.
o voto em branco é daquele que não gosta da realidade politica actual e pouco faz para a mudar., a não ser votar em branco.

quarta-feira, 14 dezembro, 2005  
Blogger Eduardo Leal disse:

João... João...
Queres tu dizer que os "nóbeis" são para comunistas?
Ena, ena... tantos cientistas americanos vendidos à defesa da classe trabalhadora...
Pois eu posso-te dizer que, não sendo comunista, entendo que Saramago mereceu inteiramente o nóbel.
Quanto ao tema do teu artigo, acredito que todas as tomadas de posição (mesmo não ir votar) são isso mesmo: tomadas de posição.
Eu explico:
1.- Não voto! Porque não quero ; porque não me apetece ; porque não gosto de políticos ; porque os políticos não gostam de mim ; porque a minha Mãe não me deu de mamar ; porque levei um chuto da namorada ; eu sei lá!!!!!!!!!!!

2.- Voto nulo: Porque quero! ; porque sou tótó e engano-me sempre! ; porque detesto isto tudo e apatece-me escrever palavrões ; porque a Marisa Cruz não é candidata ; eu sei lá!!!!!!!!!!!

3.- Voto branco: Porque sou preguiçoso ; porque tenho a mania das limpezas ; porque sou muito indeciso ; porque não tenho a certeza que as eleições sejam livres ; eu sei lá!!!!!!!!!!!!

4.- Voto Cavaco Silva: Porque tenho memória curta ; porque passo a vida a enganar-me ; porque tenho dúvidas : porque apanhei poucas palmatoadas na escolinha ; porque preciso de ver mais vezes o Pai tirano ; eu sei lá!!!!!!!!!

5.- Voto Mário Soares: Porque gosto de atravessar velhinhos na estrada ; porque não gosto de ficar pela primeira nem pela segunda ; porque gosto de gente simpática com mau feitio ; porque tenho saudades da Maria Barroso ; eu sei lá!!!!!!!!!!!!

6.- Voto Francisco Louçã: Porque acho graça ; porque se está bem ; porque sim ; porque não ; porque cada um tem direito às suas diferenças ; porque não vai ganhar ; eu sei lá!!!!!!!!!

7.- Voto Jerónimo de Sousa: Porque é o último dos Moicanos ; porque não gosta de coisas feias e ilegais ; porque é o candidato da Odete Santos ; porque mandou para casa o Carvalhas ; eu sei lá!!!!!!

8.- Voto Manuel Alegre: Porque Voto em quem me apetece e pronto!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 15 dezembro, 2005  
Blogger Eduardo Leal disse:

Mas...
Se não soubesse em quem votar... o voto branco seria uma digníssima forma de dizer: eu votei!!!!!
A mim ninguém me cala!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 15 dezembro, 2005  
Blogger segurademim disse:

Devia haver limite de idade para candituras à presidência da república; ora se o mínimo são 35 anos, porque é que o máximo não são 65????

Vês, assim despachava logo três....

Branco ou abstenção??? nem um nem outro, voto Alegre sim senhor!!! e gostava que o homem ganhasse, só para ver o branco cal na cara, de alguns de interesses instalados (leia-se familias cavaco, soares)..

fartava-me de rir!!!!!

quinta-feira, 15 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Não reconhecer o talento do J.Saramago, só porque é comunista, é que fica mal...Pode-se não gostar, mas há que reconhecer o talento!!
O voto em branco, que já foi minha opção por diversas vezes, não significa demissão nem indiferença.Para mim é uma mensagem clara: nenhum de vocês me interessa!
Os comentadores e os políticos é que precisam de o desvalorizar porque é altamente incómodo.
Nestas não volto em branco,mas vontade de os mandar dar um volta não me falta

quinta-feira, 15 dezembro, 2005  
Blogger JL disse:

Duas breves notas se impõe que ora se digam:
1-Saramago é Nobel da literatura, merecidamente. Eu, pessoalmente, não gosto da escrita dele. Mas talento é coisa que não lhe falta.

2-As opções políticas do senhor apenas a ele dizem respeito e num regime democrático não podem nem devem ser factor discriminatório.

Em todo o caso podemos usar de humor em relação ao senhor. E também ninguém pode escamotear que o lobie comunista é muito forte nas questões culturais. Ele não foi Nobel por ser comunista. Mas ajudou alguma coisita na hora da decisão.

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Blogger Maria Manuel disse:

Pelas razões que invocou, já votei muitas vezes em branco; e nunca me abstive. A lição era merecida e não é preciso ser comunista :-), nem Nobel, para o saber... digo eu, na minha...

Já agora, e off the record, como é de Mangualde: se conhecer o Vítor Almeida, 30 e muitos, engenheiro zootécnico, dê-lhe um abraço meu!
:-)))

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

por acaso gostava que sucedesse uma situação dessas em Portugal, mas tenho muitas dúvidas se o povo português tem coragem para tal, é muito mais fácil o deixa andar, o absentismo, até porque para se tomar uma decisão, para defender um ponto de vista é preciso pensar, reflectir, estudar, compreender, a maioria dos portugueses quer é primeiras companhias, coisas que simplesmente se vêm, sem necessidade de pensamento.
cumprimentos
Ah não te esqueças que amanhã são as eleições do Grumapa, a partir das 14 horas, aparece.

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Blogger Eduardo Leal disse:

Talvez ninguém tenha reparado... mas já aconteceu em Portugal os votos brancos e os nulos penalizarem seriamente um partido.
No primeiro ano em que Rui Rio ganhou a Câmara do Porto, ganhou precisamente porque muitos portuenses (eu inclusivé, que sou socialista) por se recusarem a votar Fernando Gomes (por longas razões que dão tema para muitos textos) acabaram por contribuir para a vitória do PSD.
Não me arrependo da lição dada a Fernando Gomes... só lamento que Rui Rio não tenha percebido que lhe pode vir a acontecer a ele...

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Blogger Al Cardoso disse:

Creio caro amigo que sera muito mais util votar em alguem, nem que seja escolhendo o mal menor.
Desculpe so agora comentar mas nao tenho tido acesso aos comentarios, mas escreva eu leio sempre.
"a mim ninguem me cala" onde ja ouvi isto???

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Blogger nunofigueiredo disse:

para acabar com o voto em branco.
Os branquistas devem fazer parte de um partido e participar nas escolhas para as listas que vão a votação. devem dizer não esta certo determibada pessoa fazer parte da lista, e argumentar a favor de outra pessoa, porque é a que melhor defende a politica proposta, porque é competente.
Só assim se muda os politicos. se achamos que fazemos melhor, vamos lá.
agora votar em branco. volto a escrever, que é quem acha mal, mas não faz nada!
Só vota em branco e pronto o seu direito civico ta feito. É pouco, muito pouco.

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Ó amigo João Lopes,
esta sinceramente nã atingi!
Lobbie comuna na cultura?
ajudou ele ser comunista??

Olhe que não, olhe que não!

eheheheh

Ah, tambem off the record:
Bom Karaoke!! Ah ah ah
...tinha que acabar o comment
numa provocaçãozinha :-))))

Bom fim de semana
Beijinho

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Blogger [Manú] disse:

Questões políticas à parte,vim deixar-te um alô e agradecer por tua visita sempre bem vinda!Abraço!

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Pois... Bom fim de semana. Beijinhos.

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Blogger sattelite disse:

Não me parece que seja uma atitude muito correcta desvalorizar o prémio Nobel do sr. Saramago que, na minha opinião, recebeu-o por mérito próprio sem necessitar de lobbies. Tenho a certeza que se fosse atribuido ao prof. Cavaco, todos os portugueses iriam ficar orgulhosos, independentemente de serem ou não comunistas. Devo realçar que não sou comunista...

segunda-feira, 19 dezembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home