terça-feira, 25 de abril de 2006

O falso Judas

Um pouco antes da Páscoa foi divulgado pela National Geographic que, afinal, Judas não terá entregue o Mestre por desígnio divino mas porque ele próprio fazia parte da estratégia “maquinada” por Jesus para a sua crucificação.
Ora, isto põe em causa, assim de repente, três verdades cristãs até aos dias de hoje: Judas não terá sido um traidor e, pelo contrário, era um íntimo e fiel seguidor de Jesus; João, o denominado nos Evangelhos por discípulo amado, como sendo o preferido de Jesus, não teria sido tão amado assim; Pedro, o eleito, para pedra de suporte à Igreja de Cristo, terá sido um eleito menor, face a esta nova revelação.
Diz Mega Ferreira, agnóstico, na sua crónica semanal na Visão, que esta revelação nesta altura cheira a campanha de marketing de apoio ao lançamento mundial do filme “O código da Vinci”, para fazer do filme um êxito tão grande ou ainda maior do que a obra que o originou. Apesar disso, Mega Ferreira diz que sempre suspeitou que Judas não seria tão mau como o pintaram os seus companheiros de jornada.
Fanatismos à parte, costumo dizer por brincadeira que se Jesus não era Filho de Deus e não foi o Homem que conhecemos através das narrativas dos Evangelhos, então foi a maior e mais bem sucedida operação de Marketing de todos os tempos e de que há memória.
Angariou milhões de “fãs” e seguidores pelos quatro cantos do mundo, sobreviveu a dois mil anos de História e continua a convencer novos “consumidores” todos os dias.
É obra. Nem a Coca Cola com os seus anúncios marcantes e com a “construção” da história do Pai Natal, conseguiu ir tão longe.
Duvido, por isso, que se tenha tratado de puro Marketing. Se o fosse seria, com toda a certeza, objecto de referência num dos “Mercator” e eu não me lembro de ter visto esta história por lá.
Não será esta revelação, portanto, que abalará aquilo que eu penso acerca de Jesus de Nazaré. Muitas vezes me interrogo acerca da sua condição divina. Não tenho dúvidas, porém, que não era um Homem qualquer. Era mais que isso. Era um Homem bem à frente do seu tempo. Posso mudar de opinião, mas estou em crer que ainda não será desta.

24 Comentário(s):

Blogger Aladdin Sane disse:

Só faltou falares em "groupies" de Jesus... :P

(Mudando de assunto: "Vincent, Van e Gogh já esteve na ACERT, no FINTA 2005. Aliás, o trabalho anterior deles, "Ibéria - A Louca História de Uma Península", estreou no Novo Ciclo, numa criação em residência durante duas semanas - ou terá sido uma semana? Esta memória...)

terça-feira, 25 abril, 2006  
Blogger Su disse:

tb acho que simplesmente foi um homem diferente, na latura penso que bastaria saber um pouco mais...
jocas maradas de utopias

terça-feira, 25 abril, 2006  
Blogger BlueShell disse:

...hummmm...também...não sei, não!!!
BShell

terça-feira, 25 abril, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Sabemos que havia varios envangelhos e varias tendencias na religiao crista, mas a igreja catolica pela mao do imperador romano, decidiu que so os quatro mais conhecidos evangelhos e que estavam de acordo com a tradicao oral crista. Seria de todo o senso que nos dessem toda a informacao para podermos decidir pela nossa cabeca, no entanto nao tem sido essas a directivas da igreja catolica romana, quando nos atiram para cima com os dogmas, que nao podem ser discutidos.
Para mim dogma so existe um: Ha um D*us criador e senhor de todas as coisas.
Por alguma razao e que so a partir da reforma e gracas a Lutero, e que o comum dos mortais passou a ter acesso aos livros da biblia, porque ate ai so quem sabia latim a podia ler.

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger Zel disse:

Um dia de aniversário muito feliz, e a continuação de muitos bons posts, como nos tens habituado.

Grande abraço

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Hum, parece-me que hoje temos aqui um aniversariante: Será verdade?

A bogosfera tem destas coisas: muita partilha, muita partilha (de ideias, opiniões...) e, de vez em quando, algumas inconfidências. (ehehehe)

Sendo assim, faço votos para que tenha um excelente dia de aniversário.

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

É como digo, tocas em assuntos aqui muito interessantes por isso gosto de vir aqui ler-te. E esta temática é de facto mt interessante, concordo cntg embora tenha a minha própria prespectiva, mas não é mt diferente da que aqui revelas ;)

Um abraço.

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger rafaela disse:

Bem se há aniversariante, Parabens =)

quanto ao resto a minha opinião é muito confusa e em nada tem ajudado todas estas embrulhadas. No fundo não acredito nesse Senhor a quem tanta gente debita as suas preces, mas o teu ponto de vista e interessante.

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

Que faças muitos mais, JL! :D

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Caro Joao:
Ja lhe mandei os parabens privadamente, mas para que os seus amigos nao digam que este amigo da onca se esqueceu, renovo os votos de mais um ano e com muitas escritas, so gosto de pedir um de cada vez, normalmente contento-me com pouco.

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Feliz aniversário.

"Muitas vezes me interrogo acerca da sua condição divina. Não tenho dúvidas, porém, que não era um Homem qualquer." Plenamente de acordo.

Até porque a narrativa dos evangelhos oficiais colide com a lógica na seguinte questão: se a crucificação e a ressurreição faziam parte de um plano divino já preconfigurado "nas escrituras" (quais?) de que se fala no Credo, não faz sentido o grau de incerteza sobre o desfecho do julgamento, as reacções tipicamente humanas de um Cristo Divino que estava a ser crucificado, a surpresa e os cepticismos sobre a ressurreição. E, assim, o episódio do Judas nunca encaixou na narrativa. Se estava tudo previsto nas escrituras, obviamente que cada qual estava a desempenhar um papel previamente programado, daí que Judas não pudesse estar a trair, pois estava a cumprir o seu papel.

As narrativas evangélicas oficiais baseiam a autoridade da respectiva verdade nas "escrituras" prévias onde tudo estava previsto, ao mesmo tempo que assumem uma conjunto de "sustos" e de "surpresas" que nunca seriam de admitir se tudo antes já estava previsto.
E nunca percebi como se contam os 3 dias " ao terceiro dia conforme as escrituras" (quais escrituras e como o domingo é o terceiro dia, após sexta?).

Bem sei que o que acabo de dizer tem algo de heresia, mas não pretendo atacar seja quem for, ainda menos a Igreja. Tenho apenas dúvidas interiores, minhas, que considero legítimas.

Bem como tenho dúvidas sobre a sexualidade daqueles Padres da Idade Média que estabeleceram dogmas sobre o pecado sexual, baseados na "perigosidade e na perfídia feminina", pois demonstraram tanto nojo e asco pelas mulheres que a coisa estaria bem para lá da mera repugnância intelectual.
Como tenho dúvidas sobre o dogma da virgindade de Maria - como se as nossas mães e as nossa mulheres (para referir as que nos estão mais próximas) fossem menos dignas, menos respeitáveis ou teleogógicamente menos puras por terem deixado de ser virgens. E a virgindade no masculino ? Qual a respectiva relevancia teologica ?

Para lá da mensagem essencial do cristianismo - de amor pelo próximo - tenho muitas e profundas dúvidas, em especial, nas matérias que a Igreja ao longo dos séculos veio a estabelecer como verdades dogmáticas.

Até sobre a superioridade masculina no culto e na vivencia católicos.

Tanto mais que o mito do Herói ou Filho-de-Deus, fruto do relacionamento carnal entre um deus e uma virgem, era recorrente na Antiguidade. Assim Hercules, assim Mitra, assim Apolo, (creio que no Egipto também havia) e mais uns quantos que se podem buscar nas diferentes mitologias.

(Aos católicos, peço desculpa, pois o menos que quero é hostilizar as crenças de alguém).

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger Brandybuck disse:

Feliz aniversário e continuação do excelente trabalho.

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger Alberto Oliveira disse:

Caro JL:

Depois de um retemperador momento?! de férias, eis-me de volta... até que outro retemperador etc&tal se anuncie, que isto de parar é morrer e se coisa que não se pode fazer é gozar férias morto. Só as eternas...
Este post está muito interessante pela sua abordagem ao actualíssimo "caso Judas". E deixe-me já que lhe diga (melhor, que opine) que Mega Ferreira ainda é mais gozão que eu... que essa de que sempre lhe pareceu que Judas não seria tão mau como o pintavam... dá-me uma vontade de rir imensa. O CCB subiu-lhe à cabeça, tá visto; até parece que viveu na Galileia de antanho...

Na parte que me toca, sou mais do clube de fãs de São Tomé. Ver para crer...

Abraço.

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

A questão é mesma esta: Históricamente não existem apenas 4 evangelhos, existem mais, na década de 70 do século passado foram encontrados vários no Egipto e agora foi revelado o conteúdo pela National Geographic destes do Judas. Constantino, o Imperador Romano, não o guardador de vacas e de sonhos, ao anunciar o Cristianismo como religião sobreponível a toads as outras no Império (Motivado por questões políticas e de sobrevivencia) á boa maneira romana "organizou" tudo, institucionalizou tudo. Para o "Cidadão Romano" da Antiguidade era impensável haver algo que não fosse pratico e organizado. Foi fácil portanto "arranjar" uma religião que unisse tudo e todos, e ainda por cima com suporte escrito (aquele que interessava)
Quanto a estes evangelhos de Judas e os do Egipto não são o suficiente para a abalar a fé em ninguém, até porque a fé é isso mesmo: fé; não é experimentável sob o ponto de vista científico. E aqui que ninguém nos ouve a Igreja fopi sempre contra a Ciência, pois esta revela a "verdade" nua e crua, baseada na experimentação, no observável, na hipotese, na tese e na antítese. Isto é: a ciência pôe-se ele propria em causa para avançar. A Igreja é só na "tese", isto é no Dogma (vão ver ao dicionário o que quer dizer Dogma...)
O Sr Mega Ferreira, deve andar a ler o North e a sua teoria da Conspiração. Não li o texto do senhor, mas pelo excerto que o JL refere, ele de cientista é mais um "tudologista": especialista em tudo e com conhecimentos científicos superiores aos cientistas da National Geographic. Não perecebo porque é que esse senhor, a saber tanto, deixou a Expo "derrapar" tanto nas contas...Se calhar é porque a scontas não são dogmas são ciencia..
Para mim o que existe é por um lado a fé e por outro os documentos históricos que pôem em causa muitos aspectos da fé...
Mas cada um segue aquilo em que mais acredita...

quarta-feira, 26 abril, 2006  
Blogger Bel disse:

È triste durante dois mil anos ser considerado um traidor. Fez apanas a vontade de Jesus e a humanidade caiu.lhe em cima.

A peça Vincent Van Gogh teve na acert e eu vi foi excelente vai tar agora em Aveiro também. Rolando vou rolando vengo.. foi até hoje das melhores inerpretações que eu vi. De qualquer forma obrigado pela dica.

fica bem e boa semana

quinta-feira, 27 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

ai ai JoÃZito Lopes...sorry, já cá tinha passado várias vezes neste post mas só agora me apercebi...tu fizeste anos no 25 de Abril????

Meus Grandes Parabêns atrasados!!
Muiiiiiiiiiiiitos Beijinhos de Felicidades para ti e para os teus!!! :-)

Maria João Lopes

quinta-feira, 27 abril, 2006  
Blogger Era uma vez um Girassol disse:

Também penso que seria um homem extraordinário e pela minha fé, capaz de carregar nos seus ombros todo o pecado do mundo. Não gosto deste termo "pecado", mas aqui não encontrei outro mais adequado.
Bjinhos

quinta-feira, 27 abril, 2006  
Blogger north disse:

Um dos grandes conflitos da teologia, quem sabe pode confirmar, é precisamente este "pré-destino" de Judas! Se Judas não entregasse Jesus Cristo para ser crucificado como poderiamos hoje receber os ensinamentos da morte e ressureição de Cristo? então, que culpa tem Judas? nenhuma, cumpriu o que lhe estava destinado! Neste mesmo ponto de vista que culpa tiveram Adão e Eva pelo se pecado? (ainda que se trate de uma metafora), nenhuma! Que culpa teve o Hitler pelo que fez? nenhuma? é muito complicado explicar as coisas da fé, do destino ou do livre arbítrio. Quanto a mim, Deus é realmente um ser supremo que se encontra em todas as religiões e os ensinamentos de Jesus foram sem dúvida Divinais!!

quinta-feira, 27 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

João,

Judas sempre me fascinou. Sempre achei que o "papel" dele na história foi o mais difícil... este assunto é tão longo... quem sabe um dia escrevo ou converso com vc a respeito. Um beijo, claudia.

quinta-feira, 27 abril, 2006  
Blogger Unknown disse:

Eu nunca entendi essa tanga, eles eram todos gémeos e o judas teve que dar um chupão no pescoço a um para eles saberem quem era? Os gajos não O conheciam? Ou foi para arranjarem alguém a quem podessemos chamar “acusa cristos”?
Relativamente á fama e ao Marketing olha que o Baco ainda é conhecido por cá e não se lhe conhecem impressões digitais.
Cuidado com os olhos, muita luz cega.

sexta-feira, 28 abril, 2006  
Blogger Unknown disse:

Amigo REDOF, não precisa de ser tão bruto com a fé das pessoas, basta olhar para o Sr. Prior da terra do JL e os índices de fé sobem, talvez o Judas não se venda por tanto dinheiro como actualmente a “Santa Igreja”, ou terá sido crucificado o errado e a religião que prevaleceu foi a do homem das moedas de prata, mas com o nome de Jesus da Nazaré?

sexta-feira, 28 abril, 2006  
Blogger Alex disse:

Na Televisão, pela National Geographic e outros canais temáticos, já vi imensos programas controversos como esse. Já se vendeu tanto peixe… Até de ET já chamaram a Jesus Cristo.
Viva o 25 de Abril! Permitiu-nos poder falar livremente sobre estes e outros assuntos.

Fazes sempre anos em feriados – “paiudo”.
Mais uma vez parabéns.
Um abraço

sábado, 29 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Para elevar os níveis de cepticismo nuns e de crença religiosa noutros, sugiro, a quem ainda não leu, o livro "The holly blood and the holly Grail" de M. Baigent, R. Leigh e H. Lincoln.
Uma fascinante pesquisa bem documentada por estes senhores, já lá vai uns "anitos" e depois tirem as vossas conclusões...

terça-feira, 02 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Keep up the good work Auto cover pet seat atrovostation lipitor Point and click appliance Antigua+cell+cheap+calling+cards Infiniti q45 anniversary edition Softstack bulk e mailer v4.5 tno Restoral taken topamax alessandro cosmetics schweiz effexor buspar Cosmetics protectant christian dior strawberrynet Teen anal action Side effect from celebrex virtual poker Valtrex official site barcode reader schematic Answering service in boca

quinta-feira, 01 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home