quarta-feira, 19 de abril de 2006

Vida e audiências

Fiquei desapontado com José Eduardo Moniz numa entrevista a um repórter da TVI sobre a morte trágica do jovem actor da série “Morangos com Açucar”. Cedeu à pressão do jornalista e à pergunta sobre se a série iria sofrer alterações ou se pensava que poderia sofrer uma quebra de audiências, respondeu que os produtores já estavam atentos a esse problema e que os jovens actores, companheiros do “Dino”, saberiam dar a volta por cima honrando a sua memória. Mais ou menos palavra foi isto que ficou dito.
Esteve, na minha opinião, mal, muito mal, ao ceder à pressão do jornalista. Tanto mais que José Eduardo Moniz conhece todas as artimanhas da arte. Ficar-lhe-ia melhor se, num momento em que o país infanto-juvenil ainda estava incrédulo e em estado de choque, tivesse dito que essa não era a sua preocupação quando estava em causa a dor dos familiares e amigos pela perda de uma vida humana. E mais importante que as audiências é a VIDA.
Este José bem pode aprender com o outro, o Mourinho, que confrontado por um jornalista sobre o problema que representaria a derrota do jogo daquela tarde, respondeu: “Mais importante que um jogo, uma derrota, ou uma vitória, é a vida das pessoas. Por isso o que me preocupa hoje, verdadeiramente, é a possibilidade da gripe das aves se transformar numa tragédia humana”. Por outras palavras, foi este o sentido que quis transmitir.

23 Comentário(s):

Blogger vero disse:

Cada vez me envergonho mais do país em que vivo... ou melhor de "certas" entidades que se pavoneiam por aí...
O que será mais importante k uma Vida Humana????
Beijinhos***

quarta-feira, 19 abril, 2006  
Blogger north disse:

Vero, infelizmente para nós penso que o problema atinge mais do que o nosso país, trata-se de um problema global em que a vida humana não tem qualquer importância, é mais importante os impactos económicos que qualquer tragédia possa causar do que as vidas que se perderam!

quarta-feira, 19 abril, 2006  
Blogger Maria P. disse:

Sem palavras, é o nosso país...

quarta-feira, 19 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Eu surpreendo-me de ver o amigo a desapontar-se quando o tema é a televisão, sobretudo a TVI.

Depois de termos assistido, com pompa e circunstância, aos “ Big Brothers” (que mostravam em directo as intimidades dos concorrentes), atingindo o pique de audiências quando se assistiu em directo ao célebre pontapé do Marco, passando pelas quintas das celebridades, até ao circo das celebridades (com a celeuma instalada acerca das alegadas más condições em que se encontram os animais), para não falar do pormenor com que são exibidas os feridos/mortos de guerras, de acidentes, a dor de qualquer um, etc,que esperar???

Tudo, incluindo o comentário que refere. Antes de ser “um ser humano” trata-se do director de programação. Está tudo dito. Em nome das audiências aliena-se a consciência e a condição racional que nos caracteriza.

Quanto ao comentário que atribui ao Mourinho e sem querer duvidar da autenticidade/bondade dessas declarações, há uma coisa da qual eu não dúvido: é que ele sabe que “há mulher de César não lhe basta ser séria, tem de parecê-lo”. O Moniz pelos vistos não sabe.

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger José Miguel Marques disse:

bem palavras para quê, a asna disse tudo; acrescento apenas que a minha repulsa à TVI é de tal tamanho que vejo apenas os jogos de futebol, porque não tenho outra forma de os ver, senão garanto-te JL que nem isso via na TVI.
Esta televisão é uma desgraça.
Um abraço e parabéns pelos temas que tens abordado, são actuais e importantes.

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger Alex disse:

Tudo se faz por audiências. No caso foi a TVI mas podia ser outra qualquer.
É uma vergonha. Que falta de respeito...

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger Tilangtang disse:

não me espanta nada, vindo de quem vem!
a TVI é daqueles casos lastimosos que existem em Portugal que me fazem pensar que ainda vivemos na época do Estado Novo, ou seja, o que pretendem é que o povo seja ignorante para poderem vender tudo o que eles querem sem peso nem medida.
mas a tristeza maior é o nível de audiências...aquilo é pior que o ópio!
recuso-me a ter respeito por pessoas como o JEM...
quanto ao José Mourinho (e eu que nem ligo ao futebol)aplaudo-o como pessoa

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger Penélope disse:

Infelizmente tudo se faz por audiências! Bem, só podia ser mesmo a TV sensacionalista do País - TVI.
... acima de tudo é uma falta de respeito para com o actor!
Penélope

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger Silêncios disse:

"E mais importante que as audiências é a VIDA." , para nós, pobres mortais...sim, digo isto, porque hoje em dia, "essa gente", parece pensar de forma bem diferente.
Antes de tudo, perdeu-se uma vida jovem, com tudo pela frente, independente de famas, audiências ou outras coisas do género.
Fica um beijo para ti

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Vindo de quem vêm não me espanta... O lucro das audiencias acima de tudo...É a TVI que temos, embora tema que as outras não sejam muito melhores. A TVI é a pior delas.

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

É triste mas é comum...da nossa parte, há que contrariar esta tendência de desumanização.
Welcome to the real world my friend JoãoZito Lopes ;-)

BeijOca

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Os post's atraz já disseram tudo, quando se trata da maximização de lucros a qualquer custo, onde a vida e a morte já não tem importancia, que mais se pode dizer. Einstein, disse;
Aquele que só tem dinheiro, é pobre". faz-me lembrar a TVI

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger Su disse:

gostei do teu sentido...é o meu.
o mais importante são as pessoas, mas há muito boa gente que continuam a achar que são as coisas...enfim...pobres de espirito, mas queres ver eles entrarão no reino dos ceus:))))))) ai o bento:))
jocas maradas de gente

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger rafaela disse:

tá mal!
O problema foi o ego, ele quis ficar por cima mas não se saiu bem.

quinta-feira, 20 abril, 2006  
Blogger Maria Manuel disse:

Uns deixam-se cegar, outros não...

sexta-feira, 21 abril, 2006  
Blogger Zel disse:

Acho que foi vergonhoso o que a TVI fez com a publicidade da morte do Francisco Adam !!!
Agora temos de respeitar o gosto que os fans de Morangos com açúcar, dedicam aos jovens actores.

sexta-feira, 21 abril, 2006  
Blogger Era uma vez um Girassol disse:

Tens razão, não vi esta cena e ainda bem!
Falta de respeito...Ambição...Vale tudo!
Bjinhos

sábado, 22 abril, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

SANGUE NO ASFALTO
[Adolfo Luxúria Canibal / Adolfo Luxúria Canibal - Zé dos Eclipses - Miguel Pedro - Pedro Maia]


Atravesso a azul noite da solidão
Envolto em ténues irradiações de pura emoção
Corpos desprendem gemidos mutilados
Em excêntricas posições espalhados
Pedaços de chapa
Vidros escacados
E um mundo de sensações
Medo, horror
Fundem-se num sensual cheiro a morte e dor
Sangue no asfalto
Sangue no asfalto
Sangue no asfalto
Sangue no asfalto
Percorro ansioso os destroços no alcatrão
Abrasado em palpitações de pura paixão
Segurando um crâneo já estilhaçado,
No escuro de dois chorões agachado,
Nutre-se de miolos o deus desnudado
Solto algumas imprecações contra o ladrão
E procuro outra azul noite - solidão
Sangue no asfalto
Sangue no asfalto
Sangue no asfalto
Sangue no asfalto
Atravesso a azul noite da solidão
Envolto em ténues irradiações de pura emoção
Corpos desprendem gemidos mutilados
Em excêntricas posições espalhados
Pedaços de chapa
Vidros escacados
E um mundo de sensações
Medo, horror
Fundem-se num sensual cheiro a morte e dor
Sangue no asfalto
Sangue no asfalto


Tudo isto... a propósito do "circo-realidade" e das pessoas que (se) passeavam por entre os eucaliptos no tal cruzamento, de máquina fotográfica em punho... buscando "souvenirs"... ou, quem sabe, sensações.

Keep it up, JL!

sábado, 22 abril, 2006  
Blogger Bel disse:

Quando dizes que o facto de José Eduardo Moniz ter cedido à pressao jornalistica e ter falado aquando da morte do míudo sobre as audiência sé mau. Mas é mau não por ter dito isso é mau porque ele disse o que realmente sente. Tenho pena que nestas situçoes aparentemente seja o que interessa mas ao cometer essa imprudencia foi sincero. Por isso não posso concordar que aches que ele devia ter mentido porque chega de pessoas falsas já bastam as que nos rodeiam e que disfarçadamente nos tramam. O comentario foi mau revela insensibilidade mas não ache que a melhor opção seria ele ter contornado o problema mentindo.
Apesar de esta vez não poder assinar por baixo o q escreveste desejo te uma boa semana ou melhor muito bom fim de semana

sábado, 22 abril, 2006  
Blogger Estrela do mar disse:

...João, por acaso não assisti a esse momento...no entanto não acho que J.E. Moniz tenha dito algo de tão perturbável, visto estar ele também a viver este trágico desaparecimento do jovem Adam...o que acho incompreensível é a atitude do jornalista...esse sim, sem escrúpulos:(...

Jinhosssssss para ti e um bfs.

sábado, 22 abril, 2006  
Blogger Unknown disse:

Quanto a mim estás completamente errado, mas esta é a minha opinião, porque hipócritas como o José Mourinho há muitos e aquilo que gostavas de ver neste era também um acto de hipocrisia afirmando que não estava preocupado com o seu ganha-pão.

É por causa das respostas politicamente correctas e não as honestas que vivemos assim, cheios de Mourinhos arrogantes que gozam com quem os alimente e alguns de nos até gostam.

Um abraço

domingo, 23 abril, 2006  
Blogger Mónica disse:

ilusões sobre o moniz? só a manuela...

domingo, 23 abril, 2006  
Blogger Nothingandall disse:

Pois é, mas o Mourinho é "special one"

quarta-feira, 03 maio, 2006  

Enviar um comentário

<< Home