domingo, 26 de novembro de 2006

Sinistralidade

O número de vítimas por acidentes na estrada está a diminuir este ano, prevendo um fecho do ano com menos mortes quando comparado com o ano anterior.
Apressam-se, governo e instituições que defendem os cidadãos auto mobilizados ou as relacionadas com as vítimas da estrada, a reivindicar cada um per si os resultados alcançados este ano.
Para o governo este facto não é alheio ao aumento de fiscalização ou, melhor dizendo, da “agressividade” na “caça à multa” e na cassa à carta por parte dos agentes da autoridade significando isto, por um lado uma redução de vítimas, por outro um aumento de receitas. E acrescenta, o governo, que as melhores rodovias têm, também, contribuído para um aumento da segurança e consequente diminuição dos números trágicos. E eu acredito que estes argumentos encontrem validade nos factos. Assim é!
Por outro lado, as associações dos cidadãos auto mobilizados dizem que não, que nada daquilo foi decisivo para reduzir tragédias porque a causa dessa redução está, outrossim, na atitude diferente que os cidadãos têm tomado no dia a dia.Deveria congratular-me com a mudança de atitude porque, é bem provável que ela exista. Lamento, no entanto, que ela resulte como uma consequência da atitude mais “agressiva” da autoridade e não por iniciativa dos cidadãos envergonhados com tais números negros. E lamento mais ainda porque, não concordado com a caça e cassa que os agentes fazem, tenho que reconhecer que os frutos estão aí à vista de todos.

16 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse:

Caça à multa pura e dura numa tentativa (conseguida) de aumentara a receita, nem que seja para pagar os ordenados da polícia. è certo que conduzir e usar o telemóvel ao mesmo tempo causa dificuldades que podem comprometer a segurança...E fumar enquanto se conduz tmbém não compromete?
A obrigatoriedade das luzes(durante o dia) médias acesas no IP5 diminuiu os acidentes? Como? Qual o estudo que confirma isso? Se assim é, então porque não passa a ser obrigatório o uso de luzes acesas em todas as estradas?
Tangas e mais tangas é o que sabem fazer e dizer os tangas do Governo e da Assembleia dos Tangas. Abaixo os tangas.

domingo, 26 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Abaixo os Tangas!

:-)


ps- Joãozinho Lopes,
auto mobilizados?
Eheheheh....


Bjinhos

domingo, 26 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

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….(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)
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....,_Y88(.................)....*Passo para te ler...
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.....“8“888P........(_.... para saber como estás...
.............|.....----“..
...........~;~~\~..... * Para te deixar um beijo
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..........|___|.|............ e desejo boa semana!!!!
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«`“•.¸.♥ Nadir ♥ ¸.•“´»
(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)

domingo, 26 novembro, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

... e o preço dos combustíveis ter-nos-á convidado a levantar o pé do acelerador..

segunda-feira, 27 novembro, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Bom seria que essa menor taxa de acidentes, estivesse relacionada com o maior civismo dos condutores, isso seria o ideal, mas se calhar tem mais que ver com a tal caca (com cedilha) a multa.
A sim ser so vai resultar enquanto as multas forem grandes, pois assim que o nivel de vida dos cidadaos subir e as multas nao forem consideradas caras, voltamos ao mesmo ou pior.

Um boa semana.

segunda-feira, 27 novembro, 2006  
Blogger Unknown disse:

Eu, na minha modesta opinião, não duvido que a causa esteja nas melhores estradas, só o facto de a IP5 ter sido substituída por uma A reduziu mais a taxa de acidentes do que vários anos de luzes acesas e coimas pesadas com tolerância zero. Mas como é lógico a DGV tem que justificar o porque de no código da estrada sermos sempre presumíveis culpados, até quem dá umas galhetas a outrem tem pena suspensa, quem for apanhado com excesso de velocidade leva logo com a pena respectiva – sem carta, nem que seja imprescindível para a sua sobrevivência.

Um abraço

segunda-feira, 27 novembro, 2006  
Blogger Amaral disse:

JL
só lamento o facto de todos puxarem a brasa à sardinha deles. Por haver menos acidentes todos se promovem. Se procurassem trabalhar em conjunto para reduzi-los ao mínimo é que era de louvar, agora assim...

segunda-feira, 27 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Em minha opinião tem mais responsabilidade nesta melhoria a comunicação social do que outro organismo qualquer.
Mérito também para os cidadãos que, a cada dia que passa, têm uma maior consciência de que quem anda na estrada está exposto ao perigo e que todos os cuidados são poucos.
A melhoria das vias de comunicação têm também um papel importante nesta melhoria.
A maior fiscalização tem sido é na carteira dos condutores que são "apanhados" em situações premeditadas pelas autoridades não para prevenir o perigo mas sim para asseguar verbas.

segunda-feira, 27 novembro, 2006  
Blogger RPM disse:

mas recebi hoje, o Jornal de Tondela, para as notícias do concelho e estava lá registado como título: IP3 - 3 acidentes no mesmo dia...

ai, ai, as estatísticas

Abraço

RPM

segunda-feira, 27 novembro, 2006  
Blogger Alex disse:

As seguradoras também podiam reivindicar responsabilidade nestes números.
Todos os anos mandam a cartinha a informar do aumento do prémio de seguro alegando infação e mais despesas, mesmo para quem não provoca danos e tem de pagar os estragos dos aceleras.
Como agora já não podem dizer que as despesas estão a aumentar, bem podiam baixar o os prémios de seguro.

terça-feira, 28 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Em Portugal acredita-se que a pena de prisão só deve ser aplicada em situações muito graves, pois corre-se o risco da contaminação criminológica do preso primário.

Nos USA existem - para o que aqui interessa - dois tipos de prisão. A penitenciaria, para os crimes graves e as county jail, municipal, para os pequenos delitos. Ora, as violações mais graves ao Código da Est. comportam penas de poucos dias de prisão - até 8 ou 10 - nessas county jails.

Quando a condução com alcoól, a condução a 200 à hora e outras situações de tremendo risco para terceiros forem punidos com 3 ou 5 dias de prisão efectiva, resolvem-se muitos problemas. Só a vergonha de estar preso levará muita gente a deixar de andar a fazer corridas na estrada.

Agora num Estado em que as multas das operações STOP também servem para combater o déficit...

Há uns meses ouvi uma sentença num homicídio por negligencia, em que um automobilista tinha passado um vermelho num entroncamento e tinha colhido mortalmente um motociclista-estafeta que passou com o intermitente. O Juiz aplicou seis meses de multa a 60 € por dia, reteve a carta por 6 meses, mas suspensa por 3 anos e disse assim ao réu: "Tem que ter mais cuidado. São coisas que acontecem..."

E eu pensei: "acontecem, a puta da tua mãe." Então um gajo passa um vermelho, mata um jovem e sofre este tipo de sanção ?... "são coisas que acontecem ?.." Havia de ser da tua família..."

Por isso, a culpa de tantos mortos na estrada é em especial do sistema e da mãozinha leve dos Juízes.

Quando as sanções forem pagas com o corpinho, em vez de com dinheiro, vamos a ver se a malta não passa a ser mais bem comportada na estrada...

quarta-feira, 29 novembro, 2006  
Blogger Vica disse:

É, infelizmente, a lei tem que ser dura, porque as pessoas não têm a mínima consciência e nada de amor à vida.

quarta-feira, 29 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

acho que so nos safa mesmo andarmos com cuidadinho! e se possivel, nao nos cruzarmos com cassadores!

quarta-feira, 29 novembro, 2006  
Blogger Maria P. disse:

Excelente como sempre. Um tiro certeiro!

Bom fim de semana:)

quinta-feira, 30 novembro, 2006  
Blogger nunofigueiredo disse:

Pois eu acho que alguém se esqueceu das escolas de condução!

É que sempre que há um aumento de sinistralidade a culpa é das escolas de condução. O estado, através da DGV, que alias formalmente já não existe, vem dizer que vai aumentar a fiscalização ás escola s de condução. Pois agora que vejo a sinistralidade a diminuir (para quem não saiba já morreram nas nossas estradas desde Janeiro ate 26 de Novembro 752 pessoas) o mérito é de todos menos da formação que os novos condutores recebem nas escolas de condução.
Pois!

Se a ideia é diminuir a sinistralidade a formação deve começar em casa.
Todos temos razão. Mas a verdade é que nunca vi um condutor a ser punido sem ter cometido qualquer infracção ao código. Mesmo que as autoridades se escondam, ou usem estratagemas para cassar um condutor em infracção só o cassa se ele infringir a lei. E mais nada!

As escolas de condução são centros de formação de atitudes para que os futuros condutores tenham uma ideia de respeito pelos outros utentes e por eles proprios.

O mal esta no Homem, esse ser irracional que sabendo que fumar mata, continua a fumar. Que sabendo que o excesso de velocidade e a velocidade excessiva pode levar á morte, mesmo assim é sempre a dar gás.

A minha geração esta perdida para estas coisas. Espero que a da minha filha esteja mais mentalizada para estas temáticas.

O nosso engenheiro fala que nosso país tem um problema de produtividade, ou melhor de falta dela.
Pois desde Janeiro de 2006 mais de 3500 pessoas entre mortos, feridos graves e leves deixaram de produzir qualquer riqueza para o país.

Enfim nem sei o que diga.
Todos têm razão e ninguém tem. Em vez de lamentarem as multas (já agora coimas) cumpram o código e já não são multados.

Um deste dias um pai foi saber o preço da carta de condução. Ao saber que a formação custava á volta de 700 euros ficou indignado e argumentou da seguinte forma: "então eu paguei um curso de inglês á minha filha que custou 650 euros e senhor quer 700 pela carta. Tá louco!"

Para que conste. Portugal tem das melhores escolas de condução da Europa. Em termos de exigência de formação, de apetrechamento, de instalações e de formadores.

Para terminar. Porque raio é que eu só porque sou profissional do ensino de condução tenho que fazer formação de actualização da minha carta de condução e um condutor normal tira a carta aos 18 anos e só aos 50 anos é que renova (não tem actualização). Pois está mal. Antes do início da final de futebol do euro 2004 os últimos 10 minutos de TV foram CERVEJA. Que boa oportunidade se perdeu!
Abraços a todos.

segunda-feira, 04 dezembro, 2006  
Blogger Sun disse:

belo texto! Vc escreve muito bem. Também fico triste quando percebo que as pessoas mudam por ações externas feitas para coibirem-nas, como se fossem cachorros. E não são?

quarta-feira, 06 dezembro, 2006  

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