quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Peço perdão ao fisco...

Já disse aqui, uma vez, que nem tenho pais ricos, nem me saiu a lotaria. Mas também não fui ao banco como o homem de Setúbal. Não. A razão é simples: é que eu sou dono de um banco. Quer dizer, disseram-me que sou.
Nesse mesmo dia, em que essa notícia me é transmitida, decidi assumir essa minha condição e, sem demoras, exigi à gerente do meu banco que me eliminasse o “spread” da taxa de juro que me está a ser aplicada. A resposta foi imediata e negativa. Nada feito. A funcionária não obedeceu à voz do patrão. Pensei demiti-la, não fora a crise que grassa por aí. Não espera, contudo, pela demora.
Mas nem tudo é mau na minha nova senda de banqueiro. Fiquei agora a saber, também, que o meu banco e os outros que não são meus, não serão ser penalizados, este ano, por não terem retido na fonte o IRS e IRC de investimentos obrigacionistas porque, na opinião dos técnicos do fisco, não agiram de má fé. Claro que os bancos sabiam bem o que estavam a fazer. Para isso têm os muitos assessores jurídicos que encontram sempre na lei um buraco de uma agulha onde pode passar, à vontade, uma cáfila.
Ora, portanto, eu como dono de um banco estou safo por este ano. Mas pergunto: e eu, cidadão teso e endividado, agindo de boa fé, na minha declaração de IRS dos rendimentos deste ano, posso “esquecer-me” de alguns dos parcos rendimentos que também serei perdoado?

19 Comentário(s):

Blogger Al Cardoso disse:

Primeiramente como dono de um banco, quero dar-lhe os meus parabens. Em segundo lugar tenho que dizer-lhe que como cidadao comum, tampouco compreendo como e que uns estao acima dos outros. Mas ja se diz a muito que: "Em democracia somos todos iguais, so que uns sao mais iguais que outros".

Ainda estou a espera do seu comentario no: "Aquidalgodres", para ja estou a perder 2-1 com uma abstencao.

Um abraco e bom fim de semana.

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger Bel disse:

Dificilmente!
bom fim de semana

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger CMatos disse:

Eu também sou dono de um banco, mas un dia destes, só por me ter esquecido de declarar que a transferência que acabara de fazer era relativa a VENCIMENTO, embora o fosse, pimba, vai de me debitarem despesas de manutenção de conta, pois esta deixou de ser "conta ordenado" (supostamente)!

Claro que és perdoado caro amigo. Mas só daqui a uns dez (no mínimo) anos de cadeia efectiva, por uma amnistia do Sr. Presidente da altura. Topas?

Abraço.

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger Amaral disse:

Caro JL
gostei deste artigo. Além de um sentido de humor apurado, diz tudo.
Abraço

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger José Miguel Marques disse:

eu tb quero ser dono de um banco, vá lá diz aí ao pessoal como conseguiste isso.lololololol

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

O tempo passa, a vida esmorece, mas…

No compasso lento das horas
Numa corrida contra o tempo
Marco presença mesmo
Que seja só para desejar
BOM FIM DE SEMANA!!!

Beijos
Nadir

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Pois é, também sou dono do meu Banco, pena é que não o posso vender,agora até não se pagam mais valias,...

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger antonio disse:

Os bancos agem todos de "boa fé", nós é que somos muito "mauzinhos", porque pagamos contrariados, todos os meses, o IRS!

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

...somos tds iguais mas há uns mais iguais que outros...é sempre a mesma história :-(

ps- Já cumpriste o 'teu dever cívico'?
Se não, ffv de ires 'lá' votar :-)

Beijinho

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger Maria Manuel disse:

Pois sim! Fia-te no grego & parceiros e não corras...!

:-))

sábado, 28 outubro, 2006  
Blogger crt disse:

Bolas, até destoava se não dissesse que sou dona dum banco. No meu caso, sou dona de vários, de espécies diferentes. Mas dos que gosto mais são os que tenho no jardim, emboram só tenham serventia em dias de bom tempo.
ehehehe
Valha-me Deus, João. Então, vai meter-se com o fisco??
Não sabe que tem de pagar e ponto final.
E não v~e que o problema não estás nos assessores jurídicos dos bancos mas no legislador que faz más leis, como de resto a maior parte das coisas que fazemos!! Ei!!! Esta é má , eu sei. Nem tudo é mau num páis que está a aprender a ficar cada vez mais na cauda da Europa!! Bem, é melhor ficar por aqui que hoje não dou uma para a caixa (geral de depósitos ou montepio?).

domingo, 29 outubro, 2006  
Blogger CMatos disse:

Ó JL, a mim não precisas de pedir perdão, por isso, a ver se passas por aqui e deixa o teu palpite acerca das badaladas.
Boa semana.

domingo, 29 outubro, 2006  
Blogger Era uma vez um Girassol disse:

Claro que não ...
Mas se fosses director-geral das finanças...podias!!!!
Muito bem visto, com graça...
Bjs

segunda-feira, 30 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

A maioria dos portugueses estão habituados a que isto aconteça.
A cobardia de muitos transforma-os em cordeiros perante os grandes e em lobos perante a raia miúda.
Quem menos pode adianta dinheiro ao Estado e este depois devolve-o quando quer e não quando deve.
O simples contribuinte que falhe tem logo um "cão à perna".
Em suma, há cães que se fartam de ladrar mas nunca mordem e, quando mordem, não têm por hábito ladrar, pois, quem é mordido é sempre gente indefesa que por muito que se queixe nunca é ouvida.

terça-feira, 31 outubro, 2006  
Blogger Maria P. disse:

De mestre! Bravo!

quarta-feira, 01 novembro, 2006  
Blogger APC disse:

Passas no buraco da agulha?
Não temes a justiça divina?
Importas-te de ir preso?

Desculpa-me as perguntas, mas não te quero responder levianamente! ;-)
Vim cá deixar-te um abraço, não dedutível! :-)

quarta-feira, 01 novembro, 2006  
Blogger crt disse:

Não acha que já é tempo a mais a pedir perdão ao fisco?

quarta-feira, 01 novembro, 2006  
Blogger nunofigueiredo disse:

é só para dizer que desde sempre agi de boa fé!!!!

quarta-feira, 01 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

É verdade! Excelente post!

segunda-feira, 06 novembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home