quinta-feira, 4 de maio de 2006

Mostra-me o que vales!

Foi anunciada a intenção de dividir o vencimento dos gestores públicos, ligados ao Ministério dos Transportes e Obras Públicas, em duas parcelas: uma fixa e a outra variável em função do cumprimento dos objectivos.
Nada poderia ser mais justo e melhor para todos. Não se podem continuar a gerir, eternamente, as empresas do estado como se elas não tivessem que prestar contas dos seus resultados. Ou prestando contas os mesmos não influíssem o resultado anual de quem as gere.
Aposto que agora haverá muitos convites recusados no futuro. Tornam-se menos atractivas porque, também aqui e à semelhança do que se passa no sector privado, é preciso mostrar resultados. E no futuro, como dizia o reclame, “sem resultadozito não há premiozinho”.
Pode ser que doravante acabe a pouca vergonha que tem sido a gestão que conta sempre com o dinheiro dos impostos para o saldo final entre o deve e o haver. Pode ser que termine, agora, a nomeação desastrosa que todos os governos têm feito, incluindo aquelas típicas: “Eu nomeio-te agora a ti e tu nomeias-me a mim”, garantindo o salário futuro àqueles que passam de presidentes do Conselho de Administração a assessores dos conselheiros do Conselho Conselheiro do Conselho de Administração.
A Galp, por exemplo, uma das empresas mais lucrativas do estado por via do imposto sobre os produtos petrolíferos é bem o exemplo do que acabo de referir. E peco por excessivo defeito. Tem sido um autêntico albergue de inadaptados e de incompetentes no mundo empresarial e político. É quase que uma espécie de castigo: “Fizeste asneiras? P'ra castigo vais p'rá Galp ganhar 6500 euros por mês!”
Claro que nem todos se assustam. Fernando Pinto, administrador da Tap, veio logo dizer que esta medida só peca por tardia. Faço ideia do dinheiro que não deve ter deixado de ganhar este gestor que cometeu a façanha de tornar a Tap, um sorvedouro de impostos, numa empresa lucrativa.

É caso para dizer: mostra-me o que vales e dir-te-ei quanto vais ganhar! Ou ainda: a torneira vai fechar!

16 Comentário(s):

Blogger Alex disse:

Isto é mais uma palhaçada.
Mesmo com péssimos resultados a maior parte deles e/ou de quem os rodeia vai encher-se de dinheiro.
Devem estar muito preocupados com esse novos critérios de desempenho...

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Hummmm...
Não estará demasiadamente entusiasmado?
Já se sabe quanto é a parte fixa?
Já se sabe quanto vale a "parte ligada à eficácia da gestão"?
Hummm...

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Querem ver que a gestão "à privado" é melhor do que a gestão "à publica"?
Eu sempre disse que o Estado gasta mal o dinheiro público.
Estão a começar a abrir os olhos mas da pior maneira, isto é, em tempo de "vacas gordas" foi gastar dinheiro como se não houvesse amanhã e agora em tempo de crise há que fazer aquilo que deveria ter sido feito nos tempos de bonança.
Assim o espero e desejo que tenham força para o fazer.

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Blogger Carla disse:

Passei para te ler.
Como sempre interessante.
Beijos

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Tempos de seca! Até a garganta arde! Cada vez mais fico a pensar se já não tamos todos perdidos neste deserto... até já vemos miragens.

força.

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Blogger Bel disse:

È uma medida correcta. Será aplicada no terreno? Impedirá de haver gestores imcompetentes que ocupam um cargo criado só porque foram politicos d ecoisa nenhuma? Acho que só funcionará para alguns Mas logo que começe por funcionar já vale a pena
beijo boa semana

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Blogger Brandybuck disse:

A medida teóricamente é boa, agora vamos ver como e se vai ser implementada.

Um abraço

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Blogger segurademim disse:

... resumindo - arranjaram forma de ganhar mais uns dinheiritos! coitados, ganham pouco... por mim, ou são competentes ou não são e deveriam ir para a rua

(nunca ser-lhes garantido um ordenado fixe, desculpa fixo! mas o cartão é quem mais ordena - agora até a UE diz que criaram leis para legalizar a ilegitimidade das suas acções...)

já tinhamos dado por isso, não já?

beijo ;)

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Eu diria que neste país é caso para dizer:

És competente? Então é melhor emigrares e ir tirar pós-graduações ao estrangeiro, pois, os incompetentes e interesseiros dos meus amigos nunca te darão hipóteses de "crescer" neste país.

Mas isto tanto é a realidade do país, em geral, como dos concelhos ou distritos em particular.

O que interessa é começar a colar uns cartazes.

quinta-feira, 04 maio, 2006  
Blogger teresa.com disse:

urra! adoro quando os maus da fita ficam com cara de parvos... e vai haver algumas de certeza! (vamos la a ver é se cumprem com isto)
bom fim de semana

sexta-feira, 05 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Olá João...
Hoje venho para agradecer o teu carinho durante todo este
tempo que tens vindo a deixar o teu carinho no meu blog.
Hoje completei as 5.000 visitas, e se não fosses tu e
todos os amigo/as que me visitam nunca teria conseguido
este feito, que me deixa feliz por ter a tua amizade
e estares ao meu lado...
"Tudo aquilo que você encontra em seu caminho
é feito para permitir que você ame cade vez mais."
Eu encontrei a tua amizade.
Obrigado pelo carinho.
Bom fim de semana e Feliz dia da Mãe.
Beijos e um sorriso

sexta-feira, 05 maio, 2006  
Blogger Unknown disse:

Finalmente um post onde estamos os dois de acordo. Bem, penso que os “boys” vão continuar a existir e os maus gestores vão manter-se agarrados aos cargos por algum tempo (espero que pouco), a GALP, a EDP e outras que tais vão ainda sustentar alguns mamões da politica, mas parece-me que finalmente há alguém interessado em alterar muito do que está mal.
Eu que nem sou do PS tenho que concordar que o José está a governar com sabedoria e a remover nódoas antigas que pareciam coladas para sempre á democracia. Falta mexer nalguns graúdos, mas parece que o homem aos poucos vai corrigindo as coisas…lobies ponham-se finos e tirem o homem de lá já, quando não ainda poderemos abrir farmácia ou ter a saúde nos hospitais públicos e centros de saúde idêntica á privada…

Um abraço

sexta-feira, 05 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

É de facto uma boa medida se estivermos apenas a olhar para ela, mas o que vai acontecer com esta medida é que os gestores publicos vão ganhar ainda mais, o salario basa nao pode descer, ora, os premios de produtividade, são pagos em maior ou nenor quantidade acima do seu salario base, esta medida perde por tardia e por contractos mal efectuados.

sexta-feira, 05 maio, 2006  
Blogger Unknown disse:

Muito bem JL! estamos todos de acordo, os prémios para quem merece, mas se calhar o tipo da Galp, que sempre deu muito lucro, consegue ter melhores resultados que o homem da TAP ou da CP. Pelo menos parece que já há uma luz ao fundo do túnel (não confundir com tonel) espero que não a mandem apagar...

Um abraço

sexta-feira, 05 maio, 2006  
Blogger moon between golden stars disse:

Só hoje reparei que eras de Mangualde... e pensar que já aí passei 2 meses a trabalhar...
e aqueles pastelinhos do patronato... hummmmm k saudades....
jinhus

sábado, 06 maio, 2006  
Blogger Zel disse:

É verdade, certamente que vai haver muitas recusas, se muita gente soubesse o que é trabalhar na privada .
Sem resultados, começas a dançar o "vira vira".

domingo, 07 maio, 2006  

Enviar um comentário

<< Home