sábado, 10 de fevereiro de 2007

A crise autárquica

A crise permanente em que vive a Câmara Municipal de Mangualde desde as últimas eleições e que culminou primeiro na suspensão do mandato do vereador Agnelo Figueiredo e, depois, na demissão do vice-presidente António Silva, impede já que se vejam as graves sequelas que se vêm alastrando há quase dois anos e provocaram danos quer na estrutura autárquica, quer na deriva que tem afastado os autarcas dos seus munícipes porque mais importante, para eles, é a guerra de sucessão que se pode vir a travar brevemente.
Porque conheço bem - bem demais até - o problema e depois de reflectir decidi que estava na hora de fazer uma breve análise a estes últimos tempos de governação autárquica.
Mete-me alguma confusão como é que todos os que apostaram em António Silva para as listas e para a vice-presidência, a começar pelo próprio Presidente da Câmara, se dão agora, volvidos quase dois, conta que afinal ele não representava nenhuma mais valia e apenas serviu para “criar um ambiente de cortar à faca sem que dialogasse com qualquer dos vereadores do executivo”.
Afinal, não foi por esta razão – a da fraca sociabilidade de António Silva e má convivência com outras opiniões – que tantos e tantos mangualdenses disseram ao cabeça de lista à Câmara que o segundo da lista era uma péssima escolha? Não foi, também, pela mesma razão que algumas pessoas de valor se recusaram a apoiar a lista do PSD, incluíndo muitos elementos do próprio partido? Não foi, ainda, pela mesma razão que alguns elementos juraram a pés juntos que nunca aceitariam integrar uma lista onde estivesse António Silva, ainda que mais tarde voltassem atrás nas suas intenções?
Ora, estas simples perguntas, podem levar-nos com legitimidade a pensar nas fraquezas de um líder que aceita subjugar-se à pressão de uma única freguesia, que se dizia representar o alto concelho, e, talvez pior, às ameaças do candidato que queria – e foi – à viva força ser vice presidente.
Ainda assim, e depois de ter aceite todas as condições e condicionantes de António Silva, inclusive a de ficar com a pasta dos Recursos Humanos, o Presidente da Câmara deveria, a meu ver, ter travado a crise, agora quase incontrolável, aos seus primeiros sinais. E recordo que eles aconteceram ainda antes das eleições, durante a campanha eleitoral, quando surgiram, numa noite, graves divergências com o segundo da lista motivando a criação de duas sedes de campanha: a de António Silva e a dos “outros”.
Admito, contudo, que os valores humanos do líder o tivessem influenciado a dar-lhe uma segunda oportunidade. Todas as pessoas a merecem. Mas não tinha sido já dada essa segunda oportunidade a António Silva com a sua inclusão nas listas contra tudo e contra todos e depois do que foi acontecendo ao longo da sua carreira política? Não podemos branquear o que ele fez a todos os líderes que o sucederam no partido. Eram, todos eles, assim tão maus?
Em todo o caso, Soares Marques, decidiu fazer essa aposta que, acredito, no seu íntimo sabia condenada ao fracasso. Não poderia, no entanto, permitir que o mau ambiente se instalasse na autarquia logo após a nomeação de António Silva para a vice-presidência. São daí conhecidas as ameaças, as rupturas, as confusões e “as vinganças” com funcionários que provocava e tornava claro para todos os que iam assistindo por fora que, mais tarde ou mais cedo, a casa viria abaixo.
Era então, creio, a altura certa para dizer: basta! Não direi que agora é tarde demais. Mas é tarde. Muito tarde! Porquê? Perguntem a um médico quando é que se deve retirar um cancro que ameaça perigar a vida de um doente e obterão a resposta. Um bom médico dirá: aos primeiros sintomas.

Etiquetas: , , ,

32 Comentário(s):

Blogger Bel disse:

Correndo o risco de ser um pouco injusta e completamente leiga, que o sou nesta matéria, não te parece que tantas resistências têm com pano de fundo mais que o bom intimo de um governante que quer uma segunda oportunidade? Não te parece mais razoável que a má escolha foi apenas e só baseada em beneficios a nivel pessoal que ele talvez ingenuamente achou que o vice lhe poderia fornecer?
Sou muito pouco crente realativamente as boas intenções da maioria dos politicos, acho que há bons politicos sim, há algumns que dariam muito bons politicos mas estes mais tarde ou mais cedo abandonam a politica porque por serem bons não conseguem suportar muito tempo o ambiente de corrupção e amizades que se vivem.
Mas claro que há sempre em cada camara pessoas impecáveis e competentes mas daí a achar o presidente apenas atado porque não soube tomar as redeas a tempo?
Sinto que tenho que discordar de ti, parece me mais que ele teve muita esperança, demasiada esperança em si próprio.
Mas nunca se sabe não é?
JInhos e bom domingo

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Concordo plenamente com esta análise, ainda para mais vinda de uma pessoa que conhece esta situação dos dois lados da barricada.
Concordo e acredito,nesta análise,porque sei que quem a escreveu, escreveu-a à sua imagem, isto é, com verdade, honestidade, sinceridade, sem hipocrisias e sem interesses pessoais à mistura.
Aliás, o trabalho que desnvolveu, enquanto esteve na Autarquia, sempre foi unanimemente elogiado quer por funcionários, quer por munícipes.
Quem sempre andou, minimamente atento,sabe que sempre foi objectivo e célere nas suas posições, contrariando o cultivo do "nim", por parte do seu líder.
Por tudo isto, é por "espantarem" pessoas, como o Sr.João Lopes, que esta terra não vai para a frente, com empreendorismo, dinâmica, inteligência, sempre colocando à frente os interesses do concelho e não os pessoais.
Mas relativamente à crise autárquica, em minha opinião, nunca houve um verdadeiro líder, capaz de estar atento ao que se passava à sua volta e, consequentemente, ter capacidade de agir.
A política do deixa andar, seja na autarquia, seja numa empresa, leva a roturas e a situações como esta.
Ninguém conhece a voz de comando e depois acontece o ultrapassar de limites e barreiras, que dão em excesso de confiança e consequentemente em abusos.
Mas a novela ainda agora começou, para mal dos mangualdenses.

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Blogger RPM disse:

Aos de Mangualde ocorre resolver este problema.....

um abraço

RPM

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Blogger Al Cardoso disse:

Conheci Soares Marques muito superficialmente e portanto nunca poderei ter uma opiniao muito concisa acerca da sua pessoa, posso no entanto afirmar, que foi pessoa que nunca considerei com gabarito, para presidente de um concelho tao importante como Mangualde!

Um abraco amigo Joao, infelizmente os factos derem-lhe razao!

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

A análise do João Lopes está perfeita. Concordo totalmente

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Blogger Eduardo Leal disse:

Meu Amigo,

Recordo os tempos em que conversávamos sobre questões do "teu" concelho.

Da paixão que sempre te moveu e em como acreditavas ser possível fazer política honesta.

Espero que continues a acreditar que, mesmo com esse António Silva, é possível Mangualde regressar á normalidade.

O importante é nunca pactuar com vigaristas.
O importante é denunciar, sempre quando entendemos que a gangrena se instala no poder.
O importante é não fazer como muitos que, com alguma legitimidade se vão afastando da vida política, que passam para o lado da crítica inoperante.

Importa continuar do lado da acção, até porque sei que sabes que há sempre uma luz ao fundo do túnel!

Um Abraço,

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Mete-me alguma confusão um homem com esta idade e após tantos anos de autarca se deixar dominar como ele deixa. Já diziam e ainda dizem os mais velhos que quando é necessário dar 2 murros na mesa, dão-se 3. Há que ter coragem.."tê-los no sítio", isto tem um nome falta de liderança. Dando tempo ao tempo, este se encarrega de dar razão a quem a tem.

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

A sua análise está correcta....esta lista do PSD começou mal, no momento em que incorporou António Silva...que segundo fontes internas da Câmara e dos serviços, fazia a vida negra aos outros vereadores e ao pessoal, sem justificação, sem coerência, sem educação, sem respeito...ultrapassando tudo e todos na ânsia do poder, pelo poder.

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Blogger crt disse:

Este comentário foi removido pelo autor.

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

falta de liderança acima de tudo.
E falta de coragem . Muitos prometaram mas foram e apoiaram António Silva depois de o criticarem. Nem todos tiveram a tua postura
E agora ? Que dirá António Silva na terça - feira? Afinal em que excutivo votaram os Mangualdenses?

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Blogger crt disse:

Se o assunto não fosse tão sério ousava perguntar quem é o protagonista que consegue a proeza de granjear tanta animosidade.
Mas como é assunto sério, opto por outra pergunta: de que fibra devemos revestir-nos para que, sabendo-nos "pernona non grata", teimemos em nos impingir ao concelho?
Escreva mais vezes assim, que escreve muito bem.
:-)

domingo, 11 fevereiro, 2007  
Blogger Alex disse:

João,

Hoje dava-te um abraço.
Como sabes estou a 33Km de Mangualde e pouco posso dizer.
Sei que estás descontente com o que se está a passar, mas também espero que estejas muito orgulhoso, com o ego bem em cima.
-----
Até te esquecestes mais depressa do desaire do Benfica.
Não achas que o Luís Filipe Vieira também devia demitir o Eng. (treinadeiro)?
:-). hehehehheh

Um abraço
Boa semana

segunda-feira, 12 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Mas porque é que as pessoas, mesmo quando não são de cá e nem conhecem a situação em concreto, não deixam contudo de emitir bitate ?

Será para se ouvirem a si próprias ?

Quem não é de Mangualde e não conhece os intervenientes, está a cagar sentenças para quê ?

Não é crt ?

terça-feira, 13 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Oh João Lopes,

Os municípes mais atentos aos passos que esta autarquia vem dando estavam somente à espera do dia em que a "coisa" implodisse. Era uma questão de tempo.
No entanto, os mais "distraídos" possibilitaram a este executivo que legitimamente exercesse até 2009 mais uma legislatura à frente dos destinos do concelho de Mangualde. E lá foram eles aguentando, enchendo, engolindo na tentativa de fazer passar uma "cultura de equipa" indispensável para uma gestão eficaz.
E muito aguentaram eles....dois anos...

No entanto ressalve-se um aspecto primordial nesta matéria. Existe um único culpado: A pessoa a quem se quer chamar líder.

Um líder não tem estas características João.

Um líder tem um comportamento antagónico a este. Completamente!!
Um líder desenvolve um envolvimento social e psicológico para promover um cultura de equipa.
Um líder unifica!
Um líder ESCOLHE o grupo e INFLUENCIA os indivíduos desse grupo para que se trabalhe em equipa.
Um líder ORIENTA!!
Um LÍDER CRIA e DESENVOLVE um CLIMA em que cada um e todos os membros de um equipa tenham um máximo de oportunidades para alcançar o SUCESSO.

E qual foi a postura do líder ?
Uma postura do estilo "laissez-faire"
Um comportamento pautado pela indiferença, pela pouca ou nenhuma participação e intervenção em questões e comportamentos que fazem de um homem um lider.

Resultado desta postura:
O que se vê. Um trabalho caracterizado por um fraco rendimento aos longo destes anos. Uma passividade assustadora na resolução de problemas (tivemos um exemplo recente). O surgimento de clãs e a sua rápida evolução e por última a indisciplina e insatisfação a instalar-se dando origem ao que assistimos...

Não falha nada, pá!!!

terça-feira, 13 fevereiro, 2007  
Blogger crt disse:

João,
Voltei a reler o seu texto e não é que concordo mesmo com o que escreveu!!

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

A crt conhece a problemática?

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Blogger crt disse:

Caro Agnelo,
terei todo o gosto em responder às suas perguntas, que muito prezo como sabe. Mas não o farei sem primeiro lhe perguntar, permita-me, se a pergunta dirigida à crt em comentário anónimo é sua?

Não se esqueça, porém, que só não conhece a problemática quem não quer. Para além dos muitos amigos que tenho aí, as rádios, alguns blogs e a imprensa escrita não fizeram outra coisa, nos últimos dias, que não fosse dissecar acerca do assunto.

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

há gente que percebe de tudo...mesmo à distância... e mesmo que esteja em causa o equilíbrio de forças que só os que estão dentro de casa sabem o que se passa lá dentro...
extraordinário. duplamente extraordinário. como se fala do que não se sabe e como se insiste em que não faz mal falar do que não se sabe...extraordinário. a sério.

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Ó anónimo

Pelo conteúdo da tua escrita depreendo que estás aí por perto e como não comentas o post é porque não estás dentro, logo deves ser daqueles que gravitam na área que nem "espermatozóide" em plena fecundação ovular tentando chegar lá...

"Equilíbrio de forças"

Ó "Luke skywalker" deves pensar que a CMM é sede de algum partido!!

Gostei do "duplamente extraordinário"...

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

pois, jp, morno. Apenas morno...

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Os IPs da telepac são duplamente extraordiários - permitem identificar anónimos.

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Então de que te queixas ?

Já percebeste que não é nada contigo, não é ?

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

crt,
Em comentário anónimo? Eu?
Não!
Eu ponho sempre o nome.
Em alguns blogs, em vez do nome aparece o link "azurara", o que também não faz anonimato.

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Sem dúvida, concordo com o anónimo. Há gente que percebe de tudo...mesmo à distância...mas há também aqueles que, percebendo ainda mais doque os que percebem de tudo, conseguem...à distância...insistir em convencer os outros que estamos numa ditadura e devem meter uma rolha na boca. Triplamente extraordinário.

Ou será que este anónimo, não é...distante, é parte envolvida e como não consegue guerrear dentro de casa quer guerrear com terceiros.

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Olha, anónimo,

Lendo aquilo que acabaste de escrever e parafraseando o outro se é que o dito cujo me permite:

Não tens estrutura intelectual para falar comigo!

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Ó anónimo,
Ultima nota:

As tuas intervenções são típicas de quem não tem argumentos para opinar em defesa da dama. Os teus argumentos são de quem não tem nem suporte nem bagagem intelectual para aferir o que eu disse, muito menos para retorquir ao mesmo nível contestando com opinião contrária fundamentada.

Vens com ameaças de quê???

Nem sequer um Nick revelas, pá. Isso diz tudo!!

Outros pela blogoesfera com certeza que me conhecem, registaram os meus IP´s, coisa que tu se calhar nem sabes o que é. Ouviste falar.
Pessoas que até não partilham dos mesmos ideais que eu. Os quais contestei muitas vezes, mas que pela sua estrutura educacional mantiveram sempre o nível dos comentários promovendo desta forma a cada vez maior frequência destes espaços por novos cibernautas.

Agora não haja dúvida de uma coisa:

Mesmo assim, a net tá cheia de "badamerdice"...

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Blogger crt disse:

Caro Agnelo,
Como não me conhece é natural que não saiba que pelos meus amigos, aqueles que merecem, já assumi culpas que não tinha, calei-me quando me apetecia retorquir, silenciei-me quando era o momento de replicar, deixei que me acusassem quando era hora de atacar, etc, etc. Nunca me arrependi de o ter feito. Preciso dizer-lhe porquê? Penso que não. Conhece a resposta certamente.

Quanto à identificação de comentários, deixe-me só dizer-lhe que nenhum anónimo, seja anterior ou posterior aos meus comentários, por mais caustico, insultuoso e pseudo-intelectual que seja, me fará vir comentar ou entrar em discussões que eu não queira ou não tenha vontade de entrar. Já não tenho pachorra, nem vontade e tempo a perder com a leitura de insultos gratuitos ou de discursos puramente narcisistas.

Por isso, ainda bem que põe sempre o nome. E eu responder-lhe-ei sempre que se dirigir a mim e vir o seu nome ou link, fique certo disso.

quarta-feira, 14 fevereiro, 2007  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Certo, crt.

quinta-feira, 15 fevereiro, 2007  
Blogger crt disse:

Ainda bem que nos entendemos.

quinta-feira, 15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

O anónimo tinha razão. Até porque mais de metade dos comentários acabaram por não discutir a matéria mas a intervenção do crt que, pelos vistos, nada acrescentou. O que sabia pelos vistos era através dos amigos dele. Mas ficámos sem saber o que é que os amigos lhe contaram. E isto não é ofender o gajo como ele se queixa. É constatar um facto.

sexta-feira, 16 fevereiro, 2007  
Blogger Estrela do mar disse:

...joão há muito que aqui não vinha...mas não tenho andado muito pela blogosfera...no entanto agradou-me e muito, ler um comentário teu no "Terras de Azurara":)...gostei mesmo das tuas palavras por lá deixadas...



Jinhossssssss

sexta-feira, 16 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Boa noite e parabéns por este blog.
Pois em relação a esta notícia...
toda a gente sabe a sede de poder que esse roto do antónio silva tem.
ele o o seu lacaio o monteiro das piscinas que ainda é pior do que ele e que habitualmente combinam as suas estratégias com mais 2 ou 3 que estão na câmara...são um câncro que estará sempre a minar a autarquia...e não só.
os favores que esse fulaniho fez para conseguir alguns votos...agora estão a saír-lhe furados, pois já deu para conhecer essa amostra de gente.
Quanto ao tanga do monteiro, o seu lacaio que foi para as piscinas, e sempre foi um mandarete do antónio silva, pois este mesmo queria este tacho, e a pessoa que lá estava antes, fizeram-lhe a cama para que este badameco, fosse para lá, e agora anda a tentar passar desprecebido...
as bombas de gasolina do antero nas clónias...foi outra promesssa eleitoral...e agora voutou-lhe as costas...entre outras...
acho que este fulaninho havia de ser investigado profundamente, pois hesistem muitos rabos que as pessoas haviam de saber...e não sabem, mas quem sabe talvez a verdade venha ao de cimo, mas depressa do que as pessoas pensem

segunda-feira, 19 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home