quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Estou confusa!

Depois das Eleições Autárquicas e depois de muito se comentar sobre as consequências dos resultados obtidos, têm vindo a público comentários, que me têm preocupado.
Julgando ser falta de conhecimentos sobre a matéria resolvi fazer algumas pesquisas que aqui partilho.

Primeiramente fui à procura da palavra Democracia e encontrei, entre outras, as que me parecem reproduzir fielmente o conceito:

1) Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
2) Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, directamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
3) Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
4) As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.
5) As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a protecção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, económica e cultural da sociedade.
6) Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
7) As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Julgando viver em plena democracia e não estando os valores indicados, de acordo com as ameaças que correm sobre os cidadãos que no gozo dos direitos que a constituição lhes conferiu, livremente apoiaram outras listas fiz uma pequena pesquisa sobre Ditadura que diz:

Ditadura é o regime político caracterizado pelo não cumprimento dos princípios da democracia. Podem existir regimes ditatoriais de líder único (como os regimes provenientes do Nazismo e do Fascismo) ou colectivos (como os vários regimes militares que ocorreram na América Latina durante o século XX).

Não obstante os significados de Democracia e de Ditadura, descritos procurei saber quais os princípios que servem de motor, se é que assim se pode chamar, ao Partido Social Democrata, e eis que no artº 1º dos seus estatutos se enuncia: “ O PPD/PSD tem por finalidade a promoção e defesa, da democracia política, social, económica e cultural inspirada nos valores de Estado de Direito e nos princípios e na experiência da Social-Democracia, conducentes à libertação integral do homem.”
Estava no bom caminho, sendo estes, também, os valores em que acredito, me revejo e que defendo.
Só me faltava verificar quais os princípios da doutrina ensinada por Monsenhor José Maria Escrivá (Fundador da Opus Dei) e, de entre outras, encontro o que procurava:
Amor à liberdade - «Estamos obrigados a defender a liberdade pessoal de todos, sabendo que Jesus Cristo foi quem nos conquistou essa liberdade (Gal 4, 31). Se não o fizermos, com que direito reivindicaremos a nossa? Também devemos difundir a verdade, porque “veritas liberabit vos”. A verdade liberta-nos, enquanto a ignorância escraviza». José Maria Escrivá

Depois de tudo isto pergunto-me, serão os rumores verdadeiros? Não quero acreditar!


Docas

O cartoon foi retirado daqui

10 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse:

A pesquisa está muito bem feita, e pelo que li elabora-la motivado por rumores...
Quais rumores?...Partilha.

quinta-feira, 27 outubro, 2005  
Blogger Unknown disse:

Gostei de quase tudo o que li, excepto duas coisitas, a saber: a teoria é sempre muito bela a prática mostra que os estatutos dos partidos são letra morta, é utópico pensar que algum partido cumpre as suas directrizes, temos agora o exemplo de Sócrates que me parece mais “Social-democrata” que os seus dois antecessores, sabes, agora até o admiro e nem votei nele, porque também eu estava cego pelo dogma dos “clubes-partidos”. Os partidos não são regras escritas em estatutos, são as pessoas e o momentos que os fazem, porque todos sabemos que há mais do que uma interpretação para cada alínea ou norma dos estatutos, tudo depende do ponto de vista e da vista de quem a lê, na politica hoje a+a=b e amanhã não é b só se for D ou H.

O outro ponto de discórdia, e a discórdia é sempre salutar, é em relação á Opus Dei, não concordo com seitas com fundos e fins poucos claros, cheias de secretismo e dinheiro sugado a quem procura algum conforto espiritual e tem alguma fraqueza , tudo o que está ligado á religião e usa o nome de Jesus Cristo para engordar as contas bancária e o património provaca-me nausea, se Ele cá viesse novamente, tinha que, espalhar todo o vil metal acumulado em seu nome. A “Obra de Deus” é um poder económico dentro do grande poder que é Vaticano. Eu já tive que ler a Bíblia mais do que uma vez e Cristo foi sempre contra o esse tipo de poder, “a César o que é de César”, virou-se o feitiço contra o feiticeiro e agora o Seu nome vale milhões e paga-se o seu em dinheiro vivo ou cheque, o rico já não tem que passar pelo buraco da agulha porque o caminho do céu já não implica libertar-se de tudo o que é terreno, inverteu-se o sentido. Já me alonguei mas é esta a minha opinião. Um abraço.

quinta-feira, 27 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

greensky, concordo inteiramente. E lá diz o velho ditado "faz o que digo e não o que eu faço".
No entanto quando,publicamente, nos apresentamos como defensores de todos estes idiais é dificil aceitar que afinal na prática se queira instaurar a perseguição a todos os que são discordantes.
E esta também é para o tsfm:
De acordo com o que circula todos os funcionários da autarquia que apoiaram outras listas irão ser alvo de perseguição e discriminação. É o que sei por ora

quinta-feira, 27 outubro, 2005  
Blogger Neoarqueo disse:

Bem, uma vez que o João se escusa, por qualquer motivo, a partilhar connosco (comigo)os rumores, deixem que partilhe uma ideia convosco:
"A diferença entre a Democracia e uma Ditadura é que numa democarcia vota-se primeiro e obedece-se depois; numa ditadura não se perde tempo a votar."

quinta-feira, 27 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

De boas fachadas está Mangualde cheio. Casas muito bonitas, muito harmoniosas mas com um interior pauperrimamente cuidado.
Numa linguagem muito simples penso poder afirmar:
1) DITADURA - se não és por mim és contra mim. Não há lugar a ideias divergentes.
2) OPUS DEI - Deus fez-nos livres de optar pelas nossas orientações, perdoou Madalena, mas eu condeno-te moralmente se fores contra as minhas convicções.
3) DEMOCRACIA - A que eu realmente defendo. Se discordas de mim respeito a tua opinião, a tua ideiea, porque tu, como democrata, também me respeitas. Desta forma, somos de outro clube, somos de outro partido, somos de outra religião, somos ideologicamente diferentes, mas podemos ser sempre AMIGOS, querendo o bem um do outro.
É esta a democarcia que eu gostaria de ter na minha terra porque não há outra forma de a praticar. Nem quero acreditar nesses rumores, pois, caso haja veracidade nos mesmos, então, já não seriamos governados por pessoas mas sim por animais!

quinta-feira, 27 outubro, 2005  
Blogger JL disse:

Amigo António,

Não partilhei porque o artigo é da Docas. Julgo que ela fez essa partilha no comentário atrás.
Um abraço

quinta-feira, 27 outubro, 2005  
Blogger Neoarqueo disse:

Amigo João, então terei que me dirigir à Docas: qual é a Autarquia de que fala? E os seus funcionários vão ser alvo de perseguição por parte de quem?
Eu presumo que esteja a falar da Autarquia de Mangaulde e por consequência será a nova Câmara que irá fazer as perseguições e descriminações? É assim?
Vamos admitir que seim:
bom, então, a fazer fé na veracidade dos "rumores" ainda bem que eu não sou funcionário da autarquia. Mas...será mesmo que os da Câmara vão perseguir e descriminar quem apoiou outras listas? Será que os da Câmara não estarão antes a rir-se de quem apoiou as outras listas? Afinal estes apoiantes perderam e, ganharam os mesmos; sairam por cima. Será que estão assim esses senhores tão preocupados com vinganças? Será que os da Câmara dão assim tanta importância a quem os não apoiou? Não será que esses "rumores" podem estar a ser "inventtados" pelos amantes da velha Teoria da Conspiração? Não Será que esses "rumores" são "inventados" pelos que apoiaram as outras listas e agora já estão arrependidos, pois as contas saíram furadas, e têm dificuldades em olhar de frente quem ganhou? A fazer fá na veracidade dos "rumores", e no carácter tão vil e ignóbil das pessoas que estão à frente da Autarquia, então pela minha conduta: Membro da Comissão de Honra da Lista do PS, e pelo passado político que tenho, tenho que fugir, senão sou condenado, no mínimo à forca. Os rumores é o diz que disse, é a conversa em surdina, é aquilo que os portugueses muito bem cultivam e os resultados estão à vista...Não... eu não vou por aí...

sexta-feira, 28 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Nem eu!!!

sábado, 29 outubro, 2005  
Blogger Unknown disse:

"Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!"
http://missencrenca.blogs.sapo.pt/

sábado, 29 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

That's a great story. Waiting for more.

quarta-feira, 14 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home