terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

A oferta

Belmiro de Azevedo, o homem mais rico de Portugal e um dos mais ricos do mundo, surpreendeu tudo e todos ao anunciar uma OPA à Portugal Telecom.
Os que me conhecem sabem da admiração que nutro pelo empresário para quem já trabalhei. A esse respeito devo dizer que quem entra para o grupo Sonae só de lá sai se quiser ou por algum motivo de força maior. Sem contratempos terá, por certo, um emprego para toda a vida. Exigente mas recompensador.
Mas o que torna este negócio assim tão surpreendente? A meu ver, passa pelas seis questões que elenco e se encontram, per si, interligadas.
A primeira pelo facto de apanhar o mundo da alta finança completamente desprevenido. Os homens da confiança de Belmiro bem podem merecê-la porque um negócio desta envergadura leva algum tempo a ser preparado e não houve nenhuma fuga de informação que o tornasse previsível.
A segunda, porque coloca imediatamente em causa a “Golden Share” que o estado detém na PT e que faz que com apenas 500 acções assuma o controlo da empresa. Só para terem uma ideia, às 10 da manhã de hoje a PT já tinha transaccionado em bolsa cerca de 39 milhões de acções. O capital social da empresa está distribuído por mais de um bilião e cem milhões de acções (nem sei escrever isto direito).
Em terceiro lugar pelo prémio que Belmiro está disposto a pagar aos actuais accionistas da PT ao oferecer um valor cerca de 15% acima da última cotação. O que significa, para quem conhece o fazedor de dinheiro que o empresário é, que o valor da empresa será bem mais alto que este.
Em quarto lugar questiona a posição meramente de estratégia de capital que os outros accionistas de referência detêm. O BES, por exemplo não tem, que se saiba, nenhuma intenção no mercado das telecomunicações, a não ser com o único objectivo de rendibilidade de capital. Para Belmiro a PT será um negócio. E, claro, que com ele quer fazer mais dinheiro, mas por via do valor que lhe vai acrescentar.
Em quinto lugar Belmiro mostra como é que uma empresa de menor dimensão, como a Sonae.com, se atira a um gigante como a PT. É uma espécie de David contra Golias, com muita probabilidade de David engolir Golias.
Por último, mostra um Belmiro que, apesar da idade, se mantém atento ao evoluir do mercado. A Sonae tem, sobretudo, crescido à conta do negócio do retalho. Este negócio está à beira de atingir a saturação. E Belmiro sabe que os negócios com maior potencial de crescimento num futuro próximo são os que estão ligados ao Turismo e às Telecomunicações e Tecnologias. São estas as áreas onde ele aposta forte hoje, com a Torralta e, agora, com a PT.
Se isto vai beneficiar os consumidores o futuro o dirá. Mas sabemos dos serviços de fraca qualidade que a PT oferece e o entrave que tem sido ao desenvolvimento do serviço de ADSL, por exemplo, por preços baixos.

23 Comentário(s):

Blogger José Miguel Marques disse:

carissimo, um excelente comentário, com o qual concordo na integra. direi apenas que se é verdade que ninguém soube antes de ontem que este negócio se ia concretizar não deixa de ser verdade que o Governo sabia. de qualquer maneira, espero que o negócio se concretize e mais do que isso dê certo. este meu desejo prende-se com o facto de acabarmos com os monopólios de telecomunicações (a autoridade da concorrência vai intervir no sentido de não deixar todas as redes no mesmo saco, ao que o Belmiro não se opõe face às queixas apresentadas me Bruxelas contra a posição dominante da PT), nós consumidores teremos um mercado de televisão por cabo, telefone de rede fixa, rede móvel e internet espalhado por vários operadores, em que nenhum terá uma posição dominante o que vai beneficar o preço final que terá de descer inevitavelmente.
por outro lado, vamos acabar com um monstro que se chama PT, arrogante e sem escrupulos. e eu detesto monstros e gigantes desta envergadura.
O teu apreço pelo Belmiro compreende-se perfeitamente, quer se goste ou não do homem em si, a verdade é que ele prova (no mundo dos negócios)que este País não é uma república das bananas e que ainda há quem tenha coragem e audácia de arriscar e ser arrojado.
Quem dera que apenas 10% dos nosso politicos tivesse 1/3 da coragem do Belmiro, como este país seria diferente. Mas isso são contas de outro rosário

terça-feira, 07 fevereiro, 2006  
Blogger sattelite disse:

sobre este negócio aparaz-me dizer que não tenho tanta certeza de que o consumidor venha a ser beneficiado, quem garante que o dito sr (sem qualquer tipo de queixa do eng Belmiro) não vai manter as coisas mais ou menos como estão? Se é verdade que ele quer fazer dinheiro não terá muito interesse em mexer nos preços e meuito menos ceder alguma cota de mercado a outras operadoras...Este negócio é apenas a passagem de um monstro para outro...

terça-feira, 07 fevereiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Gostei da análise smples e completa que fizeste. Parabens. Acredito que a "pequena" Sonae.com engula o "gigante" PT, aconteceu o mesmo coma a Aventis e a Sanofi. Um pequeno "comeu" um grande e tornou-se no maior português, o primeiro da Europa e o 3º no Mundo (mercado farmacêutico).

terça-feira, 07 fevereiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Neste momento o Presidente da PT está adizer que não à OPA, tal como a Aventis o fez á oferta da Sanofi, o resultado foi 2 meses depois concretizou-se tal como no anúncio.

terça-feira, 07 fevereiro, 2006  
Blogger Bird disse:

Haja quem tenha coragem (porque obviamente tanto trabalhou para isso, quer se queira ou não, se goste muito ou pouco) a confrontar o monopólio da Pt. Por todas as razões mais ou menos conhecidas, do grande público.

Pelo que Belmiro nos trem mostrado, certamente não entra neste negócio sem uma preocupação mais vasta, a de criar também benefícios para os consumidores. Creio mesmo que o sucesso e sedimentação dos projectos dependem estritamente do reconhecimento de quem os usufrui. E será que Belmiro já não deu tantas provas?

João, como gosto de te ver analisar as grandes questões macro económicas, ou não, deste país.

Um beijo grande

terça-feira, 07 fevereiro, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Viva a OPA, mas sera que vai ser melhor para os consumidores? Lembrem-se que o nosso amigo Belmiro se as coisas lhe correrem de feicao vai controlar cerca de 70% das comunicacoes moveis, sera quase um monopolio, e como sabem os monopolios nuncam trazem nem melhores precos nem melhores servicos.
A ver vamos como diz o cego.

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Gostei de ler. Bastante esclarecedor.

E como o TSFM diz, o presidente da PT ontem, já se fez de 'dificil'...deve estar a pensar subir ainda mais a parada...negócios são negócios :-)

Beijinho

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Oi João, passei aqui para deixar um beijinho para todos voces....sua prima Lena - RJ...aproveito e deixo o meu e-mail...madanati@terra.com.br

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Blogger Zel disse:

Certamente um assunto, que vai fazer correr muita tinta, por agora os telejornais vão falar menos da pedofilia, e dos problemas da justiça.
Acredito sinceramente que esta operação nos traga mais benefícios, vamos aguardar pois isto à Portuguesa dá para uma telenovela, só que, Belmiro só há um!

Acredito que ainda tenhas de escrever mais sobre este assunto.

Grande abraço

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

JoâoZito Lopes,
tens lá no bloguito,
uma 'prenda' à tua espera...
...digamos que é para a 'troca'! ehehehe

Beijinho

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Blogger Mónica disse:

ok não fica bem dizer mas eu também sou fã do belmiro, só não lhe perdoo andar a fazer mal a facturação optimus...

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Blogger Fornense disse:

ontem abriu o telejornal e fikei colado a ver meia hora desta noticia.. realmente é algo que não nos diz directamente respeito mas fiquei pasmado como alguem pode ter esta capacidade de montar uma estrategia destas.. é preciso uma grande cabeça.. seguramente terá muitas ao lado dele mas este Belmiro.. é de dar valor ao homem..
se será bom ou nao para nos.. logo veremos..
cumprimentos fornenses

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Blogger segurademim disse:

... vou já vender as minhas acçõezitas, será que me vão render um valor suficiente para ir à Patagónia???

beijo ;)

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Blogger Silêncios disse:

Eu já sabia, que aqui iria encontrar melhor esclarecimento, sobre o que se está a a passar.
De qualquer forma, com a qualidade de serviço que a PT oferce, não deve ser mt dificil melhorar. Pelo que me apercebo, onde este homem meche, a coisa progride.A ser assim, talvez ele devesse estar num outro sitio...:)
Um beijo para ti

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Não hajam dúvidas.

Este homem nasceu para ser empresário.

Com as suas sistemáticas atitudes astutas, ambiciosas e com o rigor suficiente que lhe tem permitido o sucesso, incute nos seus funcionários, desde o humilde operário ao topo da pirâmide, ambição, rigor, dinamismo e lealdade.

Depois a confiança que faz transparecer leva a que os seus colaboradores sintam estabilidade profissional.

quarta-feira, 08 fevereiro, 2006  
Blogger Unknown disse:

Eu nem tenho telefone da PT, esse bicho que se esconde em casa e come um dinheirão de assinatura. Pode ser que volte a ter...

PS - Vê lá se tiras as letras para fazer os comentarios, isto dá uma trabalheira

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger LUA DE LOBOS disse:

bom como tudo já foi comentado, eu atrevo-me a atacar um angulo qe me deliciou:)
E se a Justiça tirasse um cursito de como se manter segredo em qualquer circunstancia e sobre qualquer assunto? porque eles iriam aprender muito com o pessoal da Sonae::)
xi
maria

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Caro Joao Lopes:
Espero ja ter recebido o mail para combinar-mos esses peixinhos.
Um abraco.

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Unknown disse:

Tira mas é a m*#$%&a das letras ca"#$lh&.

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Unknown disse:

o pá não fui eu foi o TSFM e o GREENsky

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Olha eu tb já trabalhei para ele qd mais jovemzita, e ultimamente alguns eventos, é uma simpatia, mto acessivel, é uma mais valia para o pais, e a Pt passar-lhe para as mãos acredito que só teremos a ganhar. bjs

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Relativamente a este assunto, tenho a dizer que peca por tardio, já era tempo de dar a volta a esta PT, que tanto nos esfola, mas ao ler isto noto uma semelhança com o negócio IKA, ninguem falou nada sobre o assunto, lição para alguém aprender não

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Só seu que a mim não me apanha a "xoné".
Só sei que à quase um ano atrás estive ligado à Novis e aquilo foi um descalabro. Pedi a ligação para 3 numeros de telefone e para um deles tb pedi a net. Só ligaram um telefone e ligaram a net no numero errado. E depois? depois foi o cabo dos trabalhos. O processo inicia-se em Abril e só termina em Outubro. E já me disseram que tive sorte. Mandei cancelar tudo e depois recebi um factura na qual tinha que pagar uma verba de 350 euros por falta de incumprimento do contrato porque o cancelara antes dos 24 meses. Pois é, e eu não tinha pedido a ligação da net no número onde ligaram. Nem seguer me enviaram o modem para fazer a ligação. Burros.
NOVIS (SONAE) NUNCA MAIS.

sexta-feira, 10 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home