A oferta
Belmiro de Azevedo, o homem mais rico de Portugal e um dos mais ricos do mundo, surpreendeu tudo e todos ao anunciar uma OPA à Portugal Telecom.
Os que me conhecem sabem da admiração que nutro pelo empresário para quem já trabalhei. A esse respeito devo dizer que quem entra para o grupo Sonae só de lá sai se quiser ou por algum motivo de força maior. Sem contratempos terá, por certo, um emprego para toda a vida. Exigente mas recompensador.
Mas o que torna este negócio assim tão surpreendente? A meu ver, passa pelas seis questões que elenco e se encontram, per si, interligadas.
A primeira pelo facto de apanhar o mundo da alta finança completamente desprevenido. Os homens da confiança de Belmiro bem podem merecê-la porque um negócio desta envergadura leva algum tempo a ser preparado e não houve nenhuma fuga de informação que o tornasse previsível.
A segunda, porque coloca imediatamente em causa a “Golden Share” que o estado detém na PT e que faz que com apenas 500 acções assuma o controlo da empresa. Só para terem uma ideia, às 10 da manhã de hoje a PT já tinha transaccionado em bolsa cerca de 39 milhões de acções. O capital social da empresa está distribuído por mais de um bilião e cem milhões de acções (nem sei escrever isto direito).
Em terceiro lugar pelo prémio que Belmiro está disposto a pagar aos actuais accionistas da PT ao oferecer um valor cerca de 15% acima da última cotação. O que significa, para quem conhece o fazedor de dinheiro que o empresário é, que o valor da empresa será bem mais alto que este.
Em quarto lugar questiona a posição meramente de estratégia de capital que os outros accionistas de referência detêm. O BES, por exemplo não tem, que se saiba, nenhuma intenção no mercado das telecomunicações, a não ser com o único objectivo de rendibilidade de capital. Para Belmiro a PT será um negócio. E, claro, que com ele quer fazer mais dinheiro, mas por via do valor que lhe vai acrescentar.
Em quinto lugar Belmiro mostra como é que uma empresa de menor dimensão, como a Sonae.com, se atira a um gigante como a PT. É uma espécie de David contra Golias, com muita probabilidade de David engolir Golias.
Por último, mostra um Belmiro que, apesar da idade, se mantém atento ao evoluir do mercado. A Sonae tem, sobretudo, crescido à conta do negócio do retalho. Este negócio está à beira de atingir a saturação. E Belmiro sabe que os negócios com maior potencial de crescimento num futuro próximo são os que estão ligados ao Turismo e às Telecomunicações e Tecnologias. São estas as áreas onde ele aposta forte hoje, com a Torralta e, agora, com a PT.
Se isto vai beneficiar os consumidores o futuro o dirá. Mas sabemos dos serviços de fraca qualidade que a PT oferece e o entrave que tem sido ao desenvolvimento do serviço de ADSL, por exemplo, por preços baixos.
23 Comentário(s):
carissimo, um excelente comentário, com o qual concordo na integra. direi apenas que se é verdade que ninguém soube antes de ontem que este negócio se ia concretizar não deixa de ser verdade que o Governo sabia. de qualquer maneira, espero que o negócio se concretize e mais do que isso dê certo. este meu desejo prende-se com o facto de acabarmos com os monopólios de telecomunicações (a autoridade da concorrência vai intervir no sentido de não deixar todas as redes no mesmo saco, ao que o Belmiro não se opõe face às queixas apresentadas me Bruxelas contra a posição dominante da PT), nós consumidores teremos um mercado de televisão por cabo, telefone de rede fixa, rede móvel e internet espalhado por vários operadores, em que nenhum terá uma posição dominante o que vai beneficar o preço final que terá de descer inevitavelmente.
por outro lado, vamos acabar com um monstro que se chama PT, arrogante e sem escrupulos. e eu detesto monstros e gigantes desta envergadura.
O teu apreço pelo Belmiro compreende-se perfeitamente, quer se goste ou não do homem em si, a verdade é que ele prova (no mundo dos negócios)que este País não é uma república das bananas e que ainda há quem tenha coragem e audácia de arriscar e ser arrojado.
Quem dera que apenas 10% dos nosso politicos tivesse 1/3 da coragem do Belmiro, como este país seria diferente. Mas isso são contas de outro rosário
sobre este negócio aparaz-me dizer que não tenho tanta certeza de que o consumidor venha a ser beneficiado, quem garante que o dito sr (sem qualquer tipo de queixa do eng Belmiro) não vai manter as coisas mais ou menos como estão? Se é verdade que ele quer fazer dinheiro não terá muito interesse em mexer nos preços e meuito menos ceder alguma cota de mercado a outras operadoras...Este negócio é apenas a passagem de um monstro para outro...
Gostei da análise smples e completa que fizeste. Parabens. Acredito que a "pequena" Sonae.com engula o "gigante" PT, aconteceu o mesmo coma a Aventis e a Sanofi. Um pequeno "comeu" um grande e tornou-se no maior português, o primeiro da Europa e o 3º no Mundo (mercado farmacêutico).
Neste momento o Presidente da PT está adizer que não à OPA, tal como a Aventis o fez á oferta da Sanofi, o resultado foi 2 meses depois concretizou-se tal como no anúncio.
Haja quem tenha coragem (porque obviamente tanto trabalhou para isso, quer se queira ou não, se goste muito ou pouco) a confrontar o monopólio da Pt. Por todas as razões mais ou menos conhecidas, do grande público.
Pelo que Belmiro nos trem mostrado, certamente não entra neste negócio sem uma preocupação mais vasta, a de criar também benefícios para os consumidores. Creio mesmo que o sucesso e sedimentação dos projectos dependem estritamente do reconhecimento de quem os usufrui. E será que Belmiro já não deu tantas provas?
João, como gosto de te ver analisar as grandes questões macro económicas, ou não, deste país.
Um beijo grande
Viva a OPA, mas sera que vai ser melhor para os consumidores? Lembrem-se que o nosso amigo Belmiro se as coisas lhe correrem de feicao vai controlar cerca de 70% das comunicacoes moveis, sera quase um monopolio, e como sabem os monopolios nuncam trazem nem melhores precos nem melhores servicos.
A ver vamos como diz o cego.
Gostei de ler. Bastante esclarecedor.
E como o TSFM diz, o presidente da PT ontem, já se fez de 'dificil'...deve estar a pensar subir ainda mais a parada...negócios são negócios :-)
Beijinho
Oi João, passei aqui para deixar um beijinho para todos voces....sua prima Lena - RJ...aproveito e deixo o meu e-mail...madanati@terra.com.br
Certamente um assunto, que vai fazer correr muita tinta, por agora os telejornais vão falar menos da pedofilia, e dos problemas da justiça.
Acredito sinceramente que esta operação nos traga mais benefícios, vamos aguardar pois isto à Portuguesa dá para uma telenovela, só que, Belmiro só há um!
Acredito que ainda tenhas de escrever mais sobre este assunto.
Grande abraço
JoâoZito Lopes,
tens lá no bloguito,
uma 'prenda' à tua espera...
...digamos que é para a 'troca'! ehehehe
Beijinho
ok não fica bem dizer mas eu também sou fã do belmiro, só não lhe perdoo andar a fazer mal a facturação optimus...
ontem abriu o telejornal e fikei colado a ver meia hora desta noticia.. realmente é algo que não nos diz directamente respeito mas fiquei pasmado como alguem pode ter esta capacidade de montar uma estrategia destas.. é preciso uma grande cabeça.. seguramente terá muitas ao lado dele mas este Belmiro.. é de dar valor ao homem..
se será bom ou nao para nos.. logo veremos..
cumprimentos fornenses
... vou já vender as minhas acçõezitas, será que me vão render um valor suficiente para ir à Patagónia???
beijo ;)
Eu já sabia, que aqui iria encontrar melhor esclarecimento, sobre o que se está a a passar.
De qualquer forma, com a qualidade de serviço que a PT oferce, não deve ser mt dificil melhorar. Pelo que me apercebo, onde este homem meche, a coisa progride.A ser assim, talvez ele devesse estar num outro sitio...:)
Um beijo para ti
Não hajam dúvidas.
Este homem nasceu para ser empresário.
Com as suas sistemáticas atitudes astutas, ambiciosas e com o rigor suficiente que lhe tem permitido o sucesso, incute nos seus funcionários, desde o humilde operário ao topo da pirâmide, ambição, rigor, dinamismo e lealdade.
Depois a confiança que faz transparecer leva a que os seus colaboradores sintam estabilidade profissional.
Eu nem tenho telefone da PT, esse bicho que se esconde em casa e come um dinheirão de assinatura. Pode ser que volte a ter...
PS - Vê lá se tiras as letras para fazer os comentarios, isto dá uma trabalheira
bom como tudo já foi comentado, eu atrevo-me a atacar um angulo qe me deliciou:)
E se a Justiça tirasse um cursito de como se manter segredo em qualquer circunstancia e sobre qualquer assunto? porque eles iriam aprender muito com o pessoal da Sonae::)
xi
maria
Caro Joao Lopes:
Espero ja ter recebido o mail para combinar-mos esses peixinhos.
Um abraco.
Tira mas é a m*#$%&a das letras ca"#$lh&.
o pá não fui eu foi o TSFM e o GREENsky
Olha eu tb já trabalhei para ele qd mais jovemzita, e ultimamente alguns eventos, é uma simpatia, mto acessivel, é uma mais valia para o pais, e a Pt passar-lhe para as mãos acredito que só teremos a ganhar. bjs
Relativamente a este assunto, tenho a dizer que peca por tardio, já era tempo de dar a volta a esta PT, que tanto nos esfola, mas ao ler isto noto uma semelhança com o negócio IKA, ninguem falou nada sobre o assunto, lição para alguém aprender não
Só seu que a mim não me apanha a "xoné".
Só sei que à quase um ano atrás estive ligado à Novis e aquilo foi um descalabro. Pedi a ligação para 3 numeros de telefone e para um deles tb pedi a net. Só ligaram um telefone e ligaram a net no numero errado. E depois? depois foi o cabo dos trabalhos. O processo inicia-se em Abril e só termina em Outubro. E já me disseram que tive sorte. Mandei cancelar tudo e depois recebi um factura na qual tinha que pagar uma verba de 350 euros por falta de incumprimento do contrato porque o cancelara antes dos 24 meses. Pois é, e eu não tinha pedido a ligação da net no número onde ligaram. Nem seguer me enviaram o modem para fazer a ligação. Burros.
NOVIS (SONAE) NUNCA MAIS.
Enviar um comentário
<< Home