quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Os carimbos de Sampaio

Lembram-se da Expo 98? E recordam-se do “Passaporte”, um livrinho azul se ainda me lembro, para ser carimbado à saída de cada pavilhão visitado, atestando, assim que tínhamos estado no pavilhão daquele país?
Lembro-me bem do frenesi do último dos três dias que usei para visitar a Expo, da estonteante corrida a todos os pavilhões, sobretudo os de menor dimensão e menos visitados e que pouco tinham para oferecer, numa luta contra o tempo e ao sabor do carimbo. O objectivo era trazer o passaporte com o maior número de carimbos para, depois, poder exibir no grupo de amigos, num acto puro de fanfarronice própria da idade.
E o que tem isto a ver com o título deste artigo. Tudo!
Na verdade a atitude de Sampaio ao escolher os 11 concelhos que ainda lhe faltavam visitar é muito semelhante à minha, no alto dos meus 28 anos, à procura do carimbo nos pavilhões da Expo.
Sampaio mais não fez do que vir carimbar o seu passaporte. De rompante. Em passo de corrida e sem grande objectivo para as suas visitas. Apenas o da busca do carimbo em falta.
Perguntavam esta manhã no Fórum TSF se as Presidências Abertas devem ser continuadas pelo próximo Presidente. A minha resposta é sim, mas com objectivos definidos e sujeitos a posterior avaliação. Isto é: o que é que o Presidente vem fazer a Viseu e com que objectivos. E, tempos mais tarde, verificar se os mesmos foram cumpridos. Porque chegar aqui, dizer umas patacoadas, ouvir outras, acenar e ir embora não é, de todo, aquilo que espero do mais alto magistrado da Nação.
Entretanto, saia um novo passaporte para novos carimbos! E quem tiver carimbos para a troca, diga! A Sampaio fica a faltar o carimbo de Canas de Senhorim... Ah, pois é, não é concelho!

28 Comentário(s):

Blogger José Miguel Marques disse:

o que esperavas de quem esteve alguns meses a hibernar e que só agora percebeu que dia 09 de Março é já daqui a 30 dias?
O objectivo desta visita é mais do que colocar carimbos no passaporte, é ficar para a história como o único PR que visitou todos os concelhos (Canas não é concelho, nem sei se deverá ser ou não), titulo que não se lhe pode tirar.
Afinal o nosso actual PR não é mais do que um dos politicos que ele tanto criticou de pouco fazerem e a tudo acenarem.
Não é esse objectivo desta última visita?
Também não foi por acaso que os últimos concelhos a serem visitados são do distrito de Viseu, esquecidos por esquecidos que o sejam até na hora da visitam presidencial, uma vez que a visita não passa disso mesmo.

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

lool Ele que percorreu centenas de milhares de km ( foram mtas voltas sabem como é ) e nunca foi insultado...ora percebe a atitude passiva do doutor...ele afinal ouve malinho, é mouco portanto lol e quando é assim o melhor é mexer-se pouco para não dar nas vistas . bjocas

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Vica disse:

Estou esperando que respondas ao meu desafio... ;)

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

Essa dos carimbos está boa
Quanto ao "vírus", devo confessar que já me tinha passado pela cabeça a explicação que o relaciona com o violino... só não tinha tido coragem para a admitir.
Em todo caso as melhoras já se começaram a fazer sentir. Obrigado!

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Bel disse:

Lancei te um desafio no direito ao deserto.
fica bem

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Estas visitas são ridículas, sem sentido e sem quaisquer tipos de persuasão ou influências perante o estado.

São visitas desprovidas de conteudo, fruto de mais um capricho que apenas serve para gastar o nosso dinheiro.

As forças de segurança que escasseiam na nossa região não sei de onde aparecem nestes dias.
São como as formigas.

Estes concelhos deveriam ter sido visitados no início de um dos mandatos, numa altura em que o Presidente da República poderia alhear a sua voz à de quem nunca consegue fazer ouvir a sua.

É por causa destas hipocrisias que a política e os políticos portugueses são cada vez mais descridibilizados.

Estas visitas serviram para estes concelhos aparecerem num determinado dia nos telejornais, no entanto, há necessidade de os considerar quando realmente é importante, quando realmente sentem necessidade de auxílio e quando há possibilidade de fazer algo por eles, o que não é o caso.

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Unknown disse:

É bom saber que se muda assim tanto em 8 anos. Já lá vai o tempo, em que agarravas num mero passaporte e toca a carimbar pelas casinhas da Expo. Não deves sublinhar isso como uma mera atitude de juventude inconsciente ou … quantidade não é qualidade … mas como a vivacidade que gostarias de ter hoje!
Deves, ao meu ver, analisar toda esta situação como um mero formalismo presidencial. Por mais que tu, eu ou outros “esperneiem” vai ser assim, vai continuar a ser assim, pelo menos de 10 em 10 anos, porque a nossa constituição assim o permite.
No meu ponto de vista, o presidente da Republica nada faz em andar a saltar de um lado para o outro, nada, nada, nada …. Ainda te lembras quando ele passou por Mangualde? O que é que mudou a partir daí? … Não te vem à memória? … Bem posso dizer que, o que na realidade mudou, foi: Os trabalhadores terem actualmente uma situação precária, com férias e subsídios em atraso … afinal quem é que põe mãos nisto, … porra!
Mais pensa nesta situação e deixa de comentar atitudes menos nobres como os que acontecem em Canas de Senhorim … aquilo nem daqui a 100 anos vai ser Concelho, só os oportunistas para subirem ao poder é que querem ver aquilo, bem já estou farto de tanta hipocrisia!


Abraços

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Fornense disse:

além desses todos.. acho que com isto obteve um carimbo muito mais importante.. carimbou o passaporte pa reforma.. :)

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Que maneira mais subtil de fujir aos problemas, mas parece que os canenses ate tiveram muito mais senco (desta vez).
Creio que essa estoria do concelho ja sao aguas passadas.
Este governo quer e acabar com alguns nao criar mais, segundo parece.

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Alex disse:

Com ou sem Sampaio, solidários com Canas - Abrunhosa a Freguesia - já.
:-)

quinta-feira, 09 fevereiro, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

É pá! Já não via assim uma coisa como a da foto desde o dia em que Américo Tomás veio a Mangualde, andava eu na escola primária. No dia anterior deram-nos uma bandeirinha pequenina como aquelas. Depois alinhámo-nos no Largo e esperámos o senhor.
Foi tão giro!
E já foi há mais de 40 anos...

sexta-feira, 10 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Bem visto.

Ademais para que serviu esta ultima passeata se Sua Excelencia Redundante ia largando, perante os problemas que lhe levavam: "isso agora vai ser com o próximo presidente". Se é para ser assim, quam o sentido útil da passeata ? Só mesmo os carimbos.

Na minha Terra - Oeste - também alinhei há 40 anos para o Américo Tomás de bandeirinha. E tive direito a um afago na face...

sexta-feira, 10 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

João Lopes,
com carimbos ou sem eles, eu quero é a 'Lista' actualizada!!

BeijOca

Ah, e como alguns teus outros amigos disseram...quando é que tiras daqui estas 'letrinhas' horrosas?? :-P

ehehehehe...a Sulista volta ao ataque...mais uma provocaçãozinha :-)

sexta-feira, 10 fevereiro, 2006  
Blogger Mia Pierrèt disse:

Gostei da forma como descreveste a "peregrinação" ou mesmo "louca corrida" pelos últimos carimbos das Terras por onde Sampaio ainda n tinha ido!!! Ficam os carimbos p recordação, talvez do que mais ele podia ter feito e nao fez.
Bjinhos

Já agora, eu não tenho nada contra os carimbos, porque afinal vi a expo toda e tenho o meu passaporte mais que carimbado! :)

sexta-feira, 10 fevereiro, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Embora Canense de nascimento, que sou, não alinho nessas coisas da elevação a concelho.
Cada vez menos.
Enquanto foram ostracizados pela maioria camarária Nelense, ainda se poderia encontrar uma réstia de razão.
Hoje, com a nova realidade política, mesmo essa réstia se extinguiu.

sábado, 11 fevereiro, 2006  
Blogger Maria Manuel disse:

Não é nada disso, rapaz! É apenas que o Presidente Sampaio não sabe falar "axxim"! Perxebextex? Prontux.

(Não sejas mauzinho! O tipo é um doce! Apetece dar-lhe beijinhos na testa/carequita! Coisa que ao Acabado Silva, àbrenúncio!... nem morta!)

sábado, 11 fevereiro, 2006  
Blogger Mónica disse:

Olá, há já algum tempo que não aparecia, digamos que a semana não correu muito bem e hoje tenho alguma folga do trabalho, porque infelismente fiquei doente...

Bem mas coisas tristes não interessam...

Quanto ao conceito de residência Aberta eu depois do que vi durante esta semana chamaria a esta necessidade " de carinbar o passaporte" presidência corrida!!!

Que achas.

Bom fim de semana

:)

sábado, 11 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

So queria desejar-te um bom fim de semana. Descansa e reflecte sobre tudo...
Beijo JL

sábado, 11 fevereiro, 2006  
Blogger Bel disse:

A sua passagem foi tão rápida que acho que o carimbo ficou um bocado borratado.

sábado, 11 fevereiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

O Senhor Presidente...CERTO...

sábado, 11 fevereiro, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

Antes uma cárie que o Macário.

domingo, 12 fevereiro, 2006  
Blogger Bird disse:

Pois...

Nem sei o que te diga. Confesso que não estava à espera deste correr em busca do não esquecimento. Sempre pensei que faria a diferença. Mas o poder e o seu exercício tem destas coisas: atinge o pano mais imaculado. E mesmo que o não visse assim, tinha-o um pouco mais limpo, fabricado de um outro tecido.

:)

Beijo para ti também e a semana que me desejas.

domingo, 12 fevereiro, 2006  
Blogger Unknown disse:

Olá amigo, bom post gostei imenso de ler essa dos carimbos, foi giro essa de os comparares ao Sampaio. pois . Mas em minha opinião o Presidente devereia aplicar-se mais aos assuntos governamentais, turismo no país que o façam nas férias, que têm muitas, e acredito bem que este que vai entrar não será um turista mas um homem pronto a ajudar a resolver os problemas do país. Beijinhos

domingo, 12 fevereiro, 2006  
Blogger maresia disse:

'tá muita bem apanhada!

domingo, 12 fevereiro, 2006  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia disse:

lol, eu tenho carimbos dos Chicken little para a troca, serve? eheheh

Gosto de te ler, sabias?

Beijokas e boa semana

Lina

domingo, 12 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Desculpem o abuso. Não vou fazer qualquer comentário aos posts, embora seja visitante assídua da “blogoesfera”, venho fazer a divulgação de um Espectáculo de SOLIDARIEDADE (Encontro de Tunas) sob o lema “Para um futuro com igualdade” que se realizará no próximo dia 17, às 21 horas, no Auditório do Complexo Paroquial. O principal objectivo é apoiar uma jovem de Vila Mendo de Tavares, portadora de deficiência motora que entrou este ano num Estabelecimento do Ensino Superior, em Viseu e necessita de ser transportada todos os dias, em táxi. Como este agregado familiar vive com parcos recursos financeiros, não conseguindo suportar todas as despesas, solicitamos a colaboração de todos os que possam estar presentes nesse dia, ajudando-nos a apoiar a situação desta jovem.
A organização deste encontro é de um grupo de profissionais do Centro de Saúde de Mangualde, pelo que para mais informações poderão contactar para o telefone 232619480.

segunda-feira, 13 fevereiro, 2006  
Blogger Unknown disse:

A foto é do Sátão, quem é o Sr. careca e de óculos ao lado do Dr. Vaz?
Quanto aos carimbos, é tudo tão fugaz, se te pedir para colocares aqui a caderneta dos carimbos da expo já nem sabes dela.

Um abraço

PS – Tira a M$%&da das letras se não comento ainda menos os teus belos artigos.

segunda-feira, 13 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Excellent, love it! Blue toy gun http://www.recipes-for-low-cholesterol-diet.info/Online-mba-degree-washington.html Zocor side effevts hom circuit breaker Hot water electric pressure washers Nioxin hair vitamins strategy for winning at keno web design companies Venlafaxine bipolar disorder

quinta-feira, 15 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home