sexta-feira, 21 de julho de 2006

Ó Brigada...

Cinquenta milhões de euros é o valor que o Estado já arrecadou provindos das multas por infracções ao código da estrada. Trata-se, simultaneamente, de um valor exagerado e abusivamente baixo. Parece uma antítese, mas não é. Na verdade o exagero resulta da actuação excessivamente autoritária e pouco pedagógica das forças da BT. Por outro lado reconheço que o valor é baixo se considerarmos o número de condutores que, possuindo licença de condução, não tem formação cívica para andar na estrada.
Não resisto a contar dois pequenos episódios sobre a actuação da Brigada de Trânsito que têm tanto de caricato como de hilariante:
Ontem, num troço do ainda IP5 – um daqueles troços onde não se consta que tenha havido qualquer acidente nestes 20 anos de estrada da morte – estava um carro estacionado, de cor preta, na berma da estrada. Lá dentro uma máquina de fotografar (leia-se medidor de velocidade) num dos bancos. No outro um agente que dormia. Lindo se ser ver!
Há tempos uma amiga minha teve um problema com o carro na mesma estrada. O motor foi-se! (Histórias de mulheres? Não, que conheço homens que já fizeram o mesmo). Parou na berma da estrada e pouco depois parou um motard perguntando se precisava de ajuda. Cavalheiro, – outro fosse eu – ficou por ali a fazer companhia esperando que o reboque viesse. E rezava para que demorasse – outro fosse eu. Não tardou parou uma Brigada e um dos agentes, mais rápido que a própria sombra, sacou do bloco e perguntou: “de quem é a mota”? Atónito (não era o nome do rapaz), o motard identificou-se e foi-lhe passada uma multa porque a chapa de matrícula não cumpria todas as normas. Parece que o tamanho não satisfazia… Depois de ter passado essa, ainda passou outra porque a morada da carta não coincidia com a do BI. Até aqui tudo bem, não fora o facto do desgraçado ter dado uma de “bom samaritano” para ajudar quem precisava de ajuda. Posto isto os senhores agentes meteram-se no carro e nem “água vai” à donzela em apuros. Devem ter pensado que estavam os dois ali no engate. À falta de melhor sítio...

Podem não acreditar. Mas eu acreditei. E há mais, mas por hoje bastam estas!

12 Comentário(s):

Anonymous Anónimo disse:

Episódios destes acontecem mais vezes do que deveriam. Infelizmente estes senhores quando acabam os seus cursos esquecem normalmente a acção pedagógica e humanitária que deveriam ter. P.A.

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger Bel disse:

BOm relembrei que em Torres Novas na epóca natalicia a brigada de trânsito resolveu mandar parar vários automobilistas que multava por sairem do carro, por sua ordem, sem colete reflector.
Depois dessa, não ligarem à donzela em apuros, outra fosse eu, parece - me absolutamente natural.
beijo

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger Rosalina Simão Nunes disse:

e quando essas se gastarem...se for preciso, eu também tenho uma "mão cheia" delas.

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Vindo de GNR's, acredito em tudo!

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Nao haja duvidas que os nossos agentes, tem que levar umas boas licoes de civismo e de bom senco tambem.

Bom fim de semana Joao.

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Claro que acredito, até acho tipico! Não me espanta absolutamente nada!

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger CMatos disse:

Olha, um dia destes, um pouco mais à frente de onde está o tal carro, ia uma viatura à minha frente e um agente mandou-o entrar para o parque, vai daí manda-me também a mim e eu já à rasca lá fui. Estacionei e para meu espanto ninguém me ligou nenhuma. Fiquei por ali, a vê-los a entrar e a sair, carros que vinham e que depois de multados lá regressavam à estrada e eu nada. Passou 20 minutos e eu comecei a ponderar se não seria melhor perguntar, mas ao mesmo tempo com medo de que se o fizesse ainda arranjavam alguma por onde pegar. Até que tive de me decidir e fui perguntar a um agente que por ali andava ignorando-me por completo. Expliquei-lhe o que se estava a passar ao que ele me diz: "Então e o senhor vinha com as luzes apagadas ou acesas?" Eu (que por acaso até vinha com elas ligadas) disse que sim. Então o Agente diz: "Sendo assim, deve ter sido algum engano", e que me podia ir embora!
Vá lá, nem foi muito mau, mas lá se foram quase 30 minutos da minha tarde.

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger Alex disse:

Tenho pena que aqui pela capital a polícia de trânsito ande tão ausente. Há 12 anos que conduzo e nem uma vez a polícia me mandou parar.
Há muita gente sem seguro, carta, inspecções, etc... é uma borga. Muitos, só quando batem e não fogem são apanhados.
Geralmente a polícia preocupa-se mais em controlar o movimento de mercadorias. As multas são mais gordas, há muito crime económico a combater e os efectivos não dão para tudo.
Mas parece que já deram conta disso e agora querem mandar alguns desses guardas para os centros urbanos. Com tanto carro a circular em incumprimento da lei o estado está a perder uma pipa de massa.

Será que é só por causa das multas de trânsito que se estão a perder que vão deslocar os efectivos?

Viva a mobilidade e a polivalência também (nunca se sabe quando é que se apanha um carro roubado).

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger RC disse:

PROTEGER e SERVIR, dizem...

Mas afinal: A QUEM??????????

sexta-feira, 21 julho, 2006  
Blogger Carla disse:

Beijos e bom fim de semana.

sábado, 22 julho, 2006  
Blogger Sentires Cruzados disse:

Como sempre um post polémico.
Os abusos da autoridade são tantos que a lista seria infindável. Conto-te um episódio a que assisti há anos:
« Noite de inverno, terra de beira-mar, saída duma sessão de cinema. Um rapaz, numa mota, abeira-se das arribas para ver como estava o mar. A moto escorrega, bate no lancil do passeio e o rapaz é projectado. Essas arribas têm 30 metros de altura e, la no areal, estavam parados os barcos dos pescadores. Todas as pessoas acudiram. Inclusivé um policia que, ao ver que o rapaz se encontrava vivo, lhe disse: Mostre-me os documentos da mota.»

Isto parece anedota mas não o é!

Lembrei-me deste episódio a propósito do teu motard.

Um bom fim-de-semana.
Um sorriso e um beijo*

sábado, 22 julho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

xiiiii!
Estou pasma!
Beijinhos

sábado, 22 julho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home