quinta-feira, 13 de julho de 2006

Muito bem, muito bem...

Ontem, enquanto acompanhava o debate da nação na Assembleia da República através da TSF, ia ouvindo, a espaços, algumas vozes de deputados que se limitavam a seguir a voz do dono e apenas diziam: muito bem, muito bem…

Aposto que durante a legislatura não mais se ouvirão tais vozes em textos mais criativos do que aquelas duas palavras que conseguem juntar. É pena. Não é, no entanto, de agora e nem sei se será um problema apenas da nossa democracia. Conta-se que no século passado, um famoso escritor na época e imortalizado por todos nós, deputado na assembleia da república, fez uma única intervenção: pediu a palavra, levantou-se e disse: Senhor Presidente, pode mandar fechar aquela janela ali ao fundo que ainda me constipo com a corrente de ar que faz?

Também nas nossas Assembleias Municipais, a AR numa dimensão local, a constituição das listas passa, na sua maioria, pela inclusão de pseudo personalidades que nos quatro anos de mandato fazem uma única intervenção – a leitura do juramento na tomada de posse. Depois disso não mais se ouvem. E tantos valores que ficam de fora…

15 Comentário(s):

Blogger antonio disse:

Infelizmente, no nosso país parece que a competência, a cultura e a honestidade são palavras que não fazem parte do vocabulário político.

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Isso é verdade.
O problema é que a coisa só se resolve num quadro de eleição directa do(s) representantes. Os tais círculos uninominais que ninguém quer.
Olhe, eu gostava!

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger RC disse:

Eu pessoalmente gostava era que nas próximas eleições o número de representantes parlamentares fossem reduzidos em 80% e o número de representantes autárquicos fosse também reduzido em pelo menos 50%.
Também acho que só deveria ser permitido a alguém ocupar um desses cargos, 2 vezes consecutivas. É claro que me arrisco a ser "fuzilado" ao fazer ou mesmo só ao dizer isto pois não se iludam a democracia só é bem vista quado não pisa os calos a alguém.
Ainda assim, se por acaso alguém que por aqui passe, souber como fazer isso, não hesite!!! EU ASSINO...

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Tambem me surpreende que os varios deputados, eleitos que sao por variados circulos raramente apresentam propostas em beneficios dos seus circulos, quanto mais usar a palavra.

Um abraco amigo.

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger segurademim disse:

resta acrescentar que os partidos têm um porta-voz da bancada e não estimula intervenções! muito pelo contrário...

aquela gente está ali só para ler o juramento da tomada de posse e enriquecer com bons ordenados e benesses... o país pode ficar pobre à vontade; a eles, é que não pode faltar nada!

deviam ser menos, deviam ser menos

os valores ficam de fora porque essa é a regra do jogo! só entram os que não fazem sombra... só entram os transparentes, cordatos

muito bem, muito bem

beijo, bom fim-de-semana

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

O problema está, quando se formam listas para as Juntas, Assembleias, Camaras etc..., julgam-se as pessoas pela capacidade de ganhar votos e não pela sua capacidade para desempenhar funções para o cargo e eventualmente são eleitos. Também por isso, sou contra, como já tive oportunidade de aqui falar sobre a imposição das mulheres nas listas, independemtemente de mulheres ao homens, de jovens ou menos jovens, todas as listas devem apenas e só pessoas com capacidades, para a resolução dos problemas do povo que os elegeu

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger Maria P. disse:

Muito bem, muito bem.
:)
um beijinho

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger Maria Cota disse:

Ou essa ou a tirada mágica: "Ó sôtor! Sôtor!".
De facto, a eloquência dos deputados da nação deixa muito a desejar!...

Beijinhos
Ana

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

É perigoso criticar o sistema vigente, pois não falta quem venha logo dirigir acusações de se querer voltar ao antigamente.

è obvio que a democracia representativa conforme está prevista nesta constituição não funciona. Logo o sistema não presta.

Mas quem o quer emendar é logo acusado de o querer eliminar.

Por isso, continuemos para bingo até isto estoirar de vez.

Os deputados da oposição - CDS e PSD - nesta fase estão mais preocupados em gerir o silencio de cada um, não vá dizerem algo em benefício de um futuro candidato á liderança que venha a ficar queimado. Pois nesta fase interessa é estar próximo daquele que seja lider no momento em que o partido tenha que organizar listas de candidatos.

Por seu lado, os do PS esforçam-se - a maioria deles - por lambuzarem o mais que possam a acção governativa, na esperança de ficarem bem vistos perante o chefe. Mas há uns"clássicos" que nem isso. São dos "pais" da democracia, logo são inamovíveis das listas.

Os Estalinistas entretêm-se a competir entre si a mostrar qual é o mais ortodoxo, pois é essa ortodoxia - agora que o critério de número de anos nas prisões já não conta - que lhes garante a futura inclusão nas listas.

Troquemos os lugares da oposição e do governo - para que não haja sensibilidades partidárias ofendidas - e continua tudo igual.

A principal preocupação de um deputado é garantir que venha a ser incluído na próxima lista de candidatos. Quem pensa que pode ser diferente...

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger RPM disse:

uma vergonha....

até o engenheiro precisa de ir a banhos. Vou estar atento ao local da escolha....

se for para o estrangeiro será uma escandaleira

abraço de amizade porque há muito não passava por aqui...

visitas de pessoal de coimbra

RPM

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

Muito bem, muito bem, é veres / verem "Donnie Darko", esta noite à 1h30, na RTP1. E escusam de se prostrar em agradecimentos, não sejam assim! :)

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger Belzebu disse:

O grande fascinio dos incompetentes é que para singrar basta serem eleitos!

A grande frustração dos bem intencionados e competentes, é que raramente lhes dão a hipótese de demonstrar as suas capacidades!

E depois... é o que se vê!

Saudações!

sábado, 15 julho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Ahhhhhh....afinal é 'geral'
a 'queixa' ou a mudança de 'atitude' do JL...

Mas eu, ao contrário da «Alfazema», não te peço para apareceres
(como dantes fazias diáriamente por tua vontade própria).
Fiquei foi mais esclarecida ;-)

domingo, 16 julho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Keep up the good work
how many players are on one baseball team Post liposuction exercise swelling http://valium.8m.net/valium-before-an-mri.html Liposuction health insurance coverage liposuction castle hills http://www.liposuction2.info/Encinitasliposuction.html Ultrasonic liposuction pittsburgh Insurance men sexual health Liposuction florida la jolla plastic surgeon safecosmeticsurgery.com the colorado college Liposuction georgia california tummy tucks tummy tuck Laser eye surgery mishaps dr pinkus b one bomber vitamin smith coat of arms liposuction costs in pittsburgh

terça-feira, 08 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Excellent, love it! What size back tire for a 1993 yz250 dealership infiniti marietta rosacea skid adipex d Funds index mutual ila tina evista gentamicin betamethasone cream in the treatment of rosacea

segunda-feira, 05 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home