segunda-feira, 31 de julho de 2006

O céu pode esperar...

Vi hoje, no cinema, o filme “A Casa da Lagoa”, com Sandra Bullock e Keanu Reeves nos principais papéis.
O filme é interessante apesar de irreal. Conta a história de duas pessoas que se conhecem e se apaixonam depois de terem vivido na mesma casa com dois anos de distância entre os acontecimentos. E, durante o filme, seguem desencontrados dois anos ainda que se comuniquem entre si, rompendo a barreira temporal.
Não é, para mim, fácil falar do próprio filme. Não sou especialista e isso limita-me, sobremaneira, na minha análise. Nem sequer, por essa razão, direi se o filme é bom ou não. Cada um dos meus leitores fará o seu juízo. Eu gostei. Pela história ou histórias que encerra.
No filme, uma das personagens espera dois anos pela outra e, por amor, dá-lhe algumas pistas para que possa sobreviver durante todo esse tempo. Fico, por instantes, a pensar que a nossa vida, não sendo um filme de Hollyood, é também um palco onde se espera e não se alcança ou, por felicidade, se alcança. São as escolhas que fazemos que contribuem para o desenrolar da nossa história. Nem sempre as coisas acontecem quando e como queremos porque, decididamente, não temos ninguém dois anos à frente que nos diga que esta espera ou esta aposta vai valer a pena.
E se esta perspectiva é realmente tentadora, não deixa de ser verdade que esperar no “escuro” acrescenta alguma dose de ansiedade e adrenalina. Poderemos, sempre, tentar a inversão de marcha e recuperar os anos que se perderam. Temo, contudo, que a vida seja uma auto-estrada que não se compadece com inversões. Comungo, em todo caso, da opinião que só não há solução para a morte. Tudo o resto, mesmo as escolhas e as inversões mais desastrosas, podem, mais tarde ou mais cedo, ter uma vírgula, dois pontos, umas reticências ou, na pior das hipóteses, um ponto final. Mas se o ponto final termina, também permite um recomeço.
Desculpem esta divagação… devo estar a precisar de férias!

13 Comentário(s):

Blogger MS disse:

Eu tb fui ver ontem 'Uma Casa na Lagoa!Coincidência!?

E gostei, tal como tu!
Penso escrever sobre as minhas impressões.
Tocou-me por aspectos q ñ vou explanar agora, mas q me deixaram silenciosa.

saudações

[finalmente, temos algo em comum]

Errar é humano, perdoar é...

segunda-feira, 31 julho, 2006  
Blogger Bel disse:

O filme é de facto dificil de ser catalogado como bom ou mau como dizes. È um filme que necessita de muita atenção e concentração para o absorver.
A ideia de tratar as várias dimensões do tempo torna o argumento esplêndido mas falível. Complicado cruzar o passado e o presente, não é impossível porque o fazemos quando recordamos alguém. E é ai que num momento ele falha, a uma dada altura e por razões que não interessam porque dão origem ao filme eles pertencem a mesma realidade encontram -se e ela avança no tempo destinada a coordena- lo talvez. No entanto quem a rodeia, o namorado, salta esse tempo por duas vezes, isso é uma falha. Porque ao cão cabe o papel de fio condutor de uma linda talvez história de amor mas só ele devia atravessar o tempo.
È um filme intenso irreal que nos leva a pensar nas pessoas que vao estando à nossa espera para nos ir ensinando algo.
Mas como diz a personagem do Keanu todos os momentos felizes nos parecem como reais não adianta mais nada se apenas só nós vemos essa felicidade o importante é que para cada um de nós é o melhor.
Um beijo

segunda-feira, 31 julho, 2006  
Blogger Carla disse:

Passei para te ler e desejar uma boa semana.
Beijos

segunda-feira, 31 julho, 2006  
Blogger Estrela do mar disse:

...João, podes precisar de férias, mas não pelo que escreveste (rs), porque a realidade é mesmo essa, e tu retratas-a bem no teu último parágrafo...em relação ao filme em questão, não o vi ainda, mas pelo que aqui mencionas despertou-me atenção...espero ir vê-lo...


Jinhosssssssss

segunda-feira, 31 julho, 2006  
Blogger Era uma vez um Girassol disse:

Olá João!
Baralhado, mas com piada...
É preciso acreditar em nós...e no amor.Depois,tudo é possível: escolhas, inversões, derrapagens...
Mas entendi-te: precisamos de dar novas oportunidades aos outros e a nós próprios...É isso?
Quanto ao filme, quero ir vê-lo, já que ultimamente não tenho visto nada de jeito...
Bjs

segunda-feira, 31 julho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Já conhecia o filme e acho que o descreves muito bem, assim como dás as perguntas e as respostas às tuas (nossas) divagações :-)

post bonito para começo de férias!

beijinhos

terça-feira, 01 agosto, 2006  
Blogger Maria P. disse:

Excelente este post, transmite esperança.

Um beijinho

terça-feira, 01 agosto, 2006  
Blogger Vica disse:

Parece-me interessante, assim que estrear vou assistir. Meu amigo esqueceu-se de mim? ;(

quarta-feira, 02 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Pois, tá bem. E nem reparou na silhueta da Bullock. Nos filmes dela eu também me fico, sempre e exclusivamente, na apreciação do argumento e da sonoplastia...

Um gradessíssimo dissimulado cinematográfico, é o que o amigo é...

quarta-feira, 02 agosto, 2006  
Blogger RPM disse:

olá amigo!

bom feriado, entretanto. Não vi o filme e se o 'apanhar' na Terceira irei ver.

No entanto, para ajudar ao teu texto, no Livro de Eclesiastes há uma passagem sobre o tempo. Até para esperar pelo AMOR....há tempo!

Por isso penso que há alguma realidade nessa estória cinematográfica

Abraço desde Campo de Besteiros e bom descanso por terras de Dali

RPM

terça-feira, 15 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Very cool design! Useful information. Go on! Girl bikini cum cellulitis during pregnancy Zoloft ativan interaction guidelines& best practices for letterhead stationery European automotive conference and morgan stanley and 2004 wedding invitations Classic car rental in orlando cellulite insurance home owner arizona Discount office furniture Lasik+eye+surgery+hornell Free phone headset Russia travel com Vinyl cutter plotters facial surgery jefferson Telephone intercom gate opener jergens cellulite cream Black rods latin bods

sábado, 17 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Very nice site! Asthma therapie allergic penis reaction Grass tennis courts bristoluk 2006 a4 audi part performance lady bug allergies Website design portland oregon

domingo, 04 março, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. motorcycle insurance Bmw concept m6 hosting provider Americas best moving company 123 inkjets Levaquin lawsuit Wellbutrin child

quarta-feira, 25 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home