terça-feira, 29 de agosto de 2006

Insuportável leveza da hipocrisia

O “mundo” ficou indignado, incomodado e hipocritamente chocado pelas revelações do Nobel da literatura, o alemão Gunter Grass, na sua biografia, revelando ter pertencido aos Serviços Secretos hitlerianos.
Logo de rajada os pseudo intelectuais da praça se apressaram a atirar a primeira pedra, como se se tratasse de uma tentativa de limpar o seu pecado pelas leituras dos livros do “pecador”. Salvaguardo, aqui, a opinião pouco publicada de resto, de José Saramago - autor de quem não sou estimado apreciador – que desprezou o facto dizendo, e bem a meu ver, que não se podia crucificar Grass pela sua opção aos 17 anos, quando o que estava em causa era a sua obra literária e toda uma vida.
Não sei qual a intenção de Gunter Grass na revelação da sua opção na juventude. Impulsionar vendas? Partilhar um segredo que lhe atormenta a consciência? Procurar o perdão do mundo? Pouco importará, porém, se atentarmos nas nossas próprias opções de vida. E não teremos, nós, direito a uma segunda oportunidade? Não me parece, em todo o caso, que o pecado de Grass seja tão grave quanto os “edílicos” nos querem fazer crer. Estranho, contudo, que muitas das vozes que se ergueram contra o escritor premiado sejam as que se encontram na linha da frente a defender os direitos humanos de terroristas e dos mais vis assassinos, capazes de cometer as maiores atrocidades em nome não sei de quem ou de quê.

20 Comentário(s):

Blogger Bel disse:

Confesso te que estou me nas tintas para as suas convicções aos 17 anos, sei que escreveu romances fantásticos e que merece o reconhecimento da comunidade. " Uma longa vida" é um dos melhores livros que já li e sinceramente nem sequer percebi o alarido uma vez que há muito era conhecido o facto de ter pertencido a juventude hitleriana.
Mas claro, como agora foi assumido é que virou noticia.
Sim talvez hajam motivos comerciais nessa atitude.
Quanto a José Saramago, bem é de dificil leitura mas até que tem melhorado. O seu último livro, intermitências da morte, está escrito de uma forma sublime e aborda a morte e a sua necessidade de uma tal forma que acho que irias gostar de ler.
beijo

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Blogger RC disse:

Eu também acho estranho...
E por outro lado, onde andavam os ditos aquando da "subida ao trono" deste Papa? É que se é para apedrejar um mais vale apedrejar logo todos... Senão, cresçam duma vez!! Não me digam que temem ser fulminados por um raio divino!!! É que não é por um ser Papa e o outro escritor, que se livram da Responsabilidade. É mesmo esta a maior epidemia da Humanidade: A HIPOCRISIA

Fique bem e continue a "bater" em quem merece...

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

E quem nos verdes anos da juventude, nao fez escolhas de que mais tarde se arrependeu?
Eu pessoalmente fiz algumas, mas ate nem nao arrependo, pois tudo isso contribuiu para a minha formacao.
A meu ver as opcoes politicas da nossa juventude, nada tem que ver com a nossa vida adulta, nessas alturas existe muito mais idealismo, que a vida nos ensina nao passa de pura utopia.
Alem disso uma escolha politica nunca pode ser como uma escolha de um club de futebol.
Ja a opcao de agora divulgar o que de outra forma talvez nunca se viesse a saber, como o Joao sugere deve ter algo por detraz.

Um abraco fornense de amizade.

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Blogger Ana Luar disse:

Na minha opinião nunca devemos julgar uma pessoa pelos erros cometidos no passado... pois esses já foram pagos... ou pela justiça ou pela consciência... e se lermos com Atenção os livros de Grass saberiamos que todos denotam que aquele ser humano aprendeu com as prórpias loucuras de juventude uma lição dolorosa... os seus livros e actividade política são um testemunho disso", é preciso apenas tomar conhecimento antes de enchermos as bocarras a falarmos mal do que desconhecemos.

Acho o teu post fantástico Saramago mas tb concordo com a Bel... o ultimo livro é um estouro.

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Blogger José Miguel Marques disse:

o teu texto diz tudo: a hipocrisia no seu melhor.
por acaso sobre alguns que acusaram Grass agora que ele decidiu revelar tal segredo, gostava de saber o seu passado, não se vá dar o caso de terem sido companheiros de Grass em serviços parecidos.

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Deixo-te um beijo ao sabor do vento a partir do meu novo espaço.

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

À excepção da última frase, concordo plenamente com o texto.

Relativamente aos direitos humanos dos terrorista (sejam terroristas ou outros malfeitores – assassinos, etc.) não vejo porque não devam ser respeitados. É verdade que esses terroristas e assassinos não respeitam direitos humanos. Mas afinal, se calhar é isso que os distingue dos restantes cidadãos. E as sociedades não podem descer ao seu nível. No mundo civilizado já não encaixa o “dente por dente...” isso é mais lá para os lados dos talibãs... e nós queremos fazer a diferença, ou não?

Aliás, estranho mesmo que haja sociedades civilizadas (é aqui que entra a bordoada aos EUA – já se percebeu que sempre que vejo uma aberta não perco a oportunidade) onde se está permanentemente a citar o nome de Deus e da Bíblia por tudo e por nada, ao mesmo tempo que se cometem atrocidades brutais e completamente desumanas... isso sim, parece-me alguma falta de coerência.
Em todo o caso, repito, está - como sempre - um post muito oportuno.

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Blogger Belzebu disse:

Aqueles que não tardaram a atirar as ditas pedras não estariam,eles sim, á procura de protagonismo? Porque quanto a Grass, não me parece, de todo, que ele necessite.

Em relação a José Saramago,não me surpreendeu nada, pois ele também,provávelmente, não se sentirá muito bem com algumas das suas opções do passado.

Saudações!

terça-feira, 29 agosto, 2006  
Blogger APC disse:

"Les Miserables"... Uma vida vivida a tentar fazer o bem depois de um erro...

:-*

quarta-feira, 30 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

ih! escrevi sobre um Gunter Grass também... que conincidência.

quarta-feira, 30 agosto, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

Günter Grass não é o "mais recente Nobel da literatura"; tal distinção foi-lhe conferida em 1999. O mais recente laureado é harold Pinter, eminente dramaturgo britânico.

quarta-feira, 30 agosto, 2006  
Blogger JL disse:

Obrigado, língua morta pela correcção feita!

quarta-feira, 30 agosto, 2006  
Blogger JPD disse:

Se quieseres saber a minha opinião lê o meu post de 20 de agosto

quarta-feira, 30 agosto, 2006  
Blogger APC disse:

Eis porque este blog é um Observatório, e não um Conservatório!
:-)

quarta-feira, 30 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

...é o progresso, o que isto chegou!!!! Beijoca*

quinta-feira, 31 agosto, 2006  
Blogger teresa.com disse:

talvez porque ha pessoas que nao sabem ficar caladas e por ha pessoas que precisam de falar!
&
e bom estar de volta aqui! Actual como sempre ;)
bjinho

quinta-feira, 31 agosto, 2006  
Blogger Leonor disse:

nos mudamos sempre. e ainda bem que mudamos. nem para pior nem para melhor mas para diferente. e como tal e disseste muito bem, nao merecemos nos uma segunda oportunidade?
por amor de deus!claro que sim.

abraço da leonoreta

quinta-feira, 31 agosto, 2006  
Blogger José Manuel Dias disse:

Nós somos nós e as nossas circunstâncias com disse Ortega y Gasset.
Cumps

quinta-feira, 31 agosto, 2006  
Blogger Carla disse:

Deixo um beijo e um desejo de bom fim de semana

sábado, 02 setembro, 2006  
Blogger MS disse:

Há sp um momento para reflectir...

Bom f-s!

sábado, 02 setembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home