quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Será assim?

A instrução de Bento XVI não diz respeito a padres já ordenados. A Igreja exclui dos seminários e do sacerdócio quem praticar a homossexualidade, "apresentar tendências homossexuais profundas" ou apoiar a chamada "cultura gay", segundo um documento hoje divulgado. In Sic-Online

Como é que é? Gostava de saber se o documento se resume ao que é aqui colocado. Se é assim, levanta-me duas dúvidas:
1 - Homossexuais são só aqueles que praticam fora da instituição Igreja? Os que já estão dentro da instituição ou não são, ou não perdem o direito adquirido, entretanto. (É desta que os funcionários públicos se mudam de posto de trabalho, com o Sócrates a cortar a eito nos direitos adquiridos!).

2 - Eu pensava que a Igreja condenava a prática sexual, fosse ela qual fosse, dentro do sacerdócio. Pelos vistos terminou o celibato. Ou estou enganado?

É desta que me ordeno! Ah, e já agora, para que não restem dúvidas, sou grande apreciador dos aviões do Azurara.

24 Comentário(s):

Blogger Blogexiste disse:

Precisamente.
Principalmente no que toca (não sei posso utilizar aqui o termo 'tocar' ?!!... ) ao ponto 2. De certa forma acaba por ser o reconhecimento e consentimento de umas 'escapadelasitas' desde que preencham dois requisitos: sejam discretas e hetero(multi?)sexuais!
Bem faz o Amaro (o Padre... o Padre Amaro - aquele da Soraia Qualquer-Coisa): Faz o que eu faço mas não pares onde eu paro!
(O quê?!!! ... não pares onde eu paro?!?! ...isto ficou mesmo sem jeitinho nenhum... valha-me Stº Antó... ai não, que estou eu p'rá aqui a dizer... credo! ai, credo não, bolas!)
Bolas?

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger Neoarqueo disse:

É por demais conhecido que a Igreja depois da Contra-Reforma proibiu o casamento dos seus sacerdotes:padres e Bispos. Até aí os bispos eram casados e os padres também, e tinham, naturalmente filhos. A questão que se coloca agora é: à luz da ortodoxia e do Direito Canónico o Celibato e a castidade são cndiçoes impostas aos sacerdotes, e estes assumem essa condiçaõ perante a "Igreja", embora na prática se constatem desvios. Eu, pessoalmente sou de opinião que a "Igreja" deveria regressar às origens, no que concerne a vários aspectos. Porém, não podemos esquecer, julgo eu, que a "Igreja" é uma Instituição não democrática, tem uma hierarquia perfeita e verticalmente estabelecida e por isso assite-lhe o direito de impôr o que bem entender para os "seus" sacerdotes e/ou aspirantes a sacerdotes. Não impõe a situação ndescrita no artigo a mais ninguém. Na realidade, só "pertence" à "Igreja" Católica quem livremente quer, e se não concorda com ela pode sempre afastar-se, sem que por isso se afaste da fé. A fé, a crença em deus, essas estão na Católica, na Evangélica, nas Testemunhas de Jeová, no Hinduismo, onde quisermos. Portanto, se nós civis não gostamos que a Igreja meta o bedelho em assuntos temporais, vamos deixar de ser hipócritas e vamos deixar de meter o bedelho nos assuntos da "Igreja". João, na verdade não acabou o celibato, nem tão pouco te poderás ordenar. Estás, por conseguinte, enganado -:)Outro aspecto que vemos é que na realidade com esta directiva, o vaticano assume que há sexualidade, e a sua prática, no seu seio. Dá também a sensação que proibindo a Ho,ossexualidade está a "branquear" a heterosexual. Mas, enfim, não se é perfeito. São as contradições de quem quer resolver problemas sem primeiro os equacionar à luz do seu tempo.

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger Neoarqueo disse:

Ó João, li outra vez o teu "post" e acho que o Sócrates não está a cortar a eito nos direitos adquiridos, está sim a cortar a eito nos privilégios adquiridos.è um pormenor, mas como sabes um pormenor pode fazer toda a diferença.

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger JL disse:

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger JL disse:

Boa. Bem visto. É isso mesmo amigo TSFM dizes bem: privilégios! Fica feita a devida correcção.

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

O artigo está perfeito ... retira é essa foto, é irritante ter que olhar para esse Senhor.
Mais... quem quizer fazer parte dessa Igreja só tem que "acatar" as ordens, não quer, salta fora e ... mai nada !!!!!

Se os padres são celibatários, se conseguem estar tanto tempo sem "tocar" em mulheres, porque é que agora se importam tanto com os Homens ( Será que vão assumir de vez).
Estas histórias lembram a anedota do Zézinho que se queixa à mãe que o Manelinho o chama maricas. A mãe diz para bater no Manelinho quando isso acontecer novamente. O Zézinho responde de imediato - Mãma... mas ele é tão lindo!

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Ah já me esquecia ... quanto ao seres apreciador dos Aviões do Azurara, tem cuidade, deves estar possuído, porque esses aviões não são carnais as imagens apresentadas são mais espirituais. Vê lá ... Ouve lá ... onde é que te metes!!!

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger Unknown disse:

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

A instrução de Bento XVI já estava escrita, não acompanhou a realidade.
Mais importante que a preocupação com a homossexualidade ou heterossexualidade, será a preocupação com os pedófilos.
Esses sim fazem mal a inocentes e desprotegidos.
Todos os padres, sem excepção, conseguem ser fiéis ao celibato ao longo do seu sacerdócio?
Não haja hipócrisia, a carne é fraca.
Agora uma coisa é certa a "cultura gay" está a tomar conta da nossa Sociedade, vejamos as televisões estão a ser dominadas por essa "classe".
Mas também compreendo as razões do Santo Padre. Imagine-se um seminário repleto de homossexuais, seria complicado!
Ou um seminário repleto de heterossexuais com uma funcionária da limpeza tipo os aviões do Azurara, seria igualmente complicado!
Agora padres casados ou não, seria uma discussão que daria pano para mangas. Actualmente a Igreja tem-nos numa função de inteira disponibilidade, o que seria difícil caso constituissem família.

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger Unknown disse:

A igreja, é desde á muito tempo, contra o sexo, mesmo aquele que permite a nossa existência, o praticado por pessoas de sexos opostos.
A notícia que está a ser divulgada não tem nada que se não soubesse já. Se um aluno do seminário ou presbítero for apanhado a praticar sexo (heterossexual ou Homo) é expulso e não pode ser ordenado padre, se não for apanhado escapa e pode dar um grande sacerdote.
Parece-me a mim, que a ideia do texto (ainda que eu não concorde com a igreja em nada) é de filtrar as suas fileiras aos homossexuais, uma vez, que agora estão em todo o lado (televisão, cinema, musica, etc.). Existe uma estatística, feita por mim e por cinco cientistas, que nos provou que: 2 em cada 5 homens são “gays” ou pelo menos tantos lhes faz (o rabito não tem sexo). Portanto amigo JL, conta os teus amigos e se não encontrares 3 com tendências (desvios segundo a igreja) só podes ser tu.
Voltando ao assunto de uma forma seria, neste documento divulgado a igreja nunca referiu aceitar a homossexualidade nas suas fileiras, nem prevê o fim do celibato. Como o meu amigo sabe, um padre depois de ordenado nunca mais deixa de o ser, mesmo que se case, o contrário não existe.
No fundo esta notícia é para o Papa mostrar trabalho e a comunicação social de teu homónimo do Vaticano (Osservatore Romano) ter alguma coisa para fazer.
A igreja deveria preocupar-se com a fome, com a pobreza (do corpo e da alma), saber perdoar e acima de tudo, não meter na cabeça dos fiéis, que este mundo tem que ser de sacrifico, quando a igreja vive faustosamente.

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Rambém estou de acordo que os problemas da igreja são de quem faz parte da igreja.
Só espero que este Papa não se lembre dos velhos tempos do Santo Ofício e não desate por aí a queimar inocentes (ou não) por práticas e pensamentos ditos pecaminosos.
Quanto à questão do lobby gay, é verdade que anda aceso (apesar de ter abrandado com a queda do anterior governo - digo eu), mas não podemos esquecer que homossexuais sempre houve e sempre foram determinantes nas esferas do poder.
No filme Alexandre ficou bem claro que mesmos os mais brutos e conquistadores podiam ter preferências mais abrangentes sobre o ponto de vista sexual.
A mim, que não tenho dúvidas que esteticamente os tais aviões são muito interessantes (na versão real), não me choca que haja quem prefira helicópteros...
E por favor... Sr. Ratzinger, há coisas que não se impedem por decreto. É que a carne é fraca e nos seus seminários há muitos homens juntos... (ou será que vai haver seminários mistos para incentivar a heterossexualidade?)
Isso é que era provocar um aumento nas vocações!
E as freiras agradeciam...

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger BlueShell disse:

Só dos aviões!

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

o que é uma tendência homossexual profunda??????????
terá a ver com a profundidade em cm?

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger BlueShell disse:

Curti!

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Tendência homossexual profunda deve ter algo a ver com a profundeza dos infernos... o tal sítio onde parece que ainda ardem alguns papas...

quarta-feira, 23 novembro, 2005  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Esta é, claramente, uma não-notícia.
Se o que está em causa é a castidade, tanto faz "homo" como "hetero". Ponto final.

Mas ainda há outro problema: Alguém é obrigado a professar o catolicismo? Resposta: Não!
Quem o professa, aceita os respectivos dogmas, de entre os quais ressalta a autoridade do Papa.
Assunto encerrado!

(é vulgar ouvir não católicos a mandar bitaites sobre a Igreja Católica, mas é quase o mesmo que eu falar sobre quem deve ser o presidente do benfica)

quinta-feira, 24 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

azurara.. isso agora
a infalibilidade do papa é que está em questão.
e a igreja não interpretou da mesma forma esta questão ao longo do tempo
e não te esqueças que as atitudes da igreja oficial interferem com a vida de todos.
e já agora tu podes opinar sobre o veiga e o vieira ou não?

quinta-feira, 24 novembro, 2005  
Blogger Alex disse:

Estou de facto estupefacto com esta inteligente atitude do papa. Finalmente alguém assumiu... E vindo do Vaticano, ainda mais espanta!...

Concordo plenamente que se refreie esta nova onda que anda por aí. Já parece uma praga...

Sempre existiram comportamentos homossexuais. Mas, nos dias de hoje, por ser ter uma posição mais liberal com esta nova “cultura gay”, “lobys gay “, etc... etc..., ou lá o que lhes quiserem chamar, já se começa a passar um bocado os limites.

Estes comportamentos deixaram de ser socialmente condenáveis e cada vez mais vulgares. Até já têm destaque em novelas no horário nobre. Será que querem que seja a moda do Séc. XXI?!...

A continuarem as coisas assim, para protecção de um qualquer heterossexual, vai ter que se começara andar de rabo a raspar pelas paredes ou então a usar umas cuecas de aço.

Se acharem descabido o que afirmo e quiserem perceber melhor o que digo, convido os descrentes a ir comer uns pasteis de Belém a partir das 20:00 horas. Ou então, a frequentar alguns bares da capital a noite.

Divirtam-se muito. Depois não digam que não avisei...
Por falar nisso. Já sabem quem é a nova namorada do nosso primeiro? :-)

quinta-feira, 24 novembro, 2005  
Blogger CMatos disse:

JL, estive para aqui a ler e encontrei uma frase que me fez pensar! O TSFM diz a certa altura "...sacerdotes e/ou aspirantes a sacerdotes.", e não sei porquê lembrei-me de um aspirador. Epá prontos, é daquelas coisas inexplicáveis,... daí e se tiveres coragem clica aqui e assiste "à aspiração" do teu blog.
Será que és capaz?... :)

quinta-feira, 24 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Passei por aqui para dar
um alô e espreitar o que vai por aqui...
No sábado volto ao meu
bloguito e à Net :-)

Bjs

quinta-feira, 24 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Não me espanta esta atitude por parte do Papa Bento XVI, aliás não tarda muito teremos novamente a missa em latim, o que será muito educativo.

Pergunto -

Os leprosos são pecadores que devem viver isolados para expiar os seus pecados?

A terra é plana? - Galileu estava com alucinações?

Quem professa outra fé não se salva?

Deus não criou tudo quanto existe?

Não somos criaturas de Deus?

Se um nosso fiho for homossexual? Vamos renegá-lo e lança-lo para para a sargeta, porque é diferente?

A Homossexualidade existe desde sempre, fora e dento da igreja. Em todas as classes socias.
É verdade que não é facil aceitar a diferença dos outros, ainda mais neste ponto. Mas será melhor enterrarmos a cabeça na areia e fazer de contas que não se passa nada?

quinta-feira, 24 novembro, 2005  
Blogger north disse:

Por tudo o que li acima, vejo que é um tema que merece mais ou menos o acordo de todos, toda a gente acha que o Papa Bento não devia ter tocado neste assunto e ponto final. Eu então acho que ele tem todo o direito a defenir as regras que orientam a sua/nossa igreja. Por mais liberais e avançados que sejamos, creio que era dificil para qualquer um de nós permitir por exemplo que, na escola dos nossos filhos, os filhos de outros mais liberais e naturalistas, para os quais isso é normalissimo, andassem nus! gostava de vos ver reagir e apelar à moralidade...

quinta-feira, 24 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Por acaso, vi um comentário do Alex que me deixou muito confuso...
A mim, que tenho escolhas muito hetero, não me fazem falta cuecas especiais.
Tenho passado de quando em quando pela noite da "capital das colónias" (Lisboa, claro) e fora alguns olhares indiscretos, os homossexuais não me incomodaram.
A cada um o seu caminho...
E o Papa, bem faria se se preocupasse em salvar a sua igreja da falta de vocações (e quero dizer de vocações verdadeiramente preocupadas com o seu semelhante). Porque felizmente ainda há homens e mulheres religiosos dentro dessa igreja... mas vão rareando.

domingo, 27 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

best regards, nice info Website cialis official ritalin ads Viagra+aphrodisiac Simplified employee retirement plan Baseball college tournament podkrcanie cpu Order tenuate buy tenuate tenuate Daytona beach best golf courses for women Montana meridia legal Lexus is 250 drug vardenafil slide cp-35 fire alarm wiring diagram vardenafil bayer side effects Cheap calls to india from landline phone Propecia in uk

sexta-feira, 02 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home