terça-feira, 22 de novembro de 2005

URBECOM Mangualde


O projecto de requalificação, revitalização e modernização dos espaços comerciais do centro urbano de Mangualde deu mais um importante passo no passado sábado.
Agora, e durante os próximos 30 dias estará aberto um inquérito público para que, provavelmente em Fevereiro do próximo ano, os empresários de Mangualde possam apresentar as suas candidaturas.
A comparticipação dos projectos individuais pode chegar aos 45% e o total global do investimento entre o estado, autarquia e privados, pode ascender aos cinco milhões de euros. Claro que disso depende a vontade, o empenho e determinação dos empresários. Não basta responsabilizar a autarquia por falta de apoios e os mangualdendes por fugirem para Viseu e Nelas. É chegada a hora de mostrarmos que somos tão bons ou melhores do que os nossos vizinhos. Não podemos desperdiçar tamanha oportunidade.
Confesso, no entanto, que gostava de ver outra atitude por parte da nossa autarquia.

7 Comentário(s):

Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Outra atitude?
Pode concretizar?

Este projecto transitou da anterior gestão e, actualmente, envolve directamente dois vereadores, um dos quais eu.
Tanto quanto sei, a autarquia tem cumprido a sua parte no acompanhamento. Criou as condições. Criou a oportunidade a nível local. Envolveu os privados, nomeadamente a Associação Empresarial.
Neste momento a "bola" está a passar para o lado dos empresários com os seus projectos individuais, sendo que a câmara procederá às diligências - e obras - que lhe vierem a competir.
Agora outra atitude...

terça-feira, 22 novembro, 2005  
Blogger JL disse:

Azurara,

Concretizo já: esperava um acompanhamento mais próximo. A presença na reunião de sábado, por exemplo.
Mas se me diz que o projecto também está nas suas mãos, acredite que isso me deixa mais satisfeito!

terça-feira, 22 novembro, 2005  
Blogger Fornense disse:

bem.. 45% é mta coisa.. vou esperar para ver o q os nossos comerciantes e empresarios vão fazer.. aqui ha uns anos houve um apoio destes para empresas e o que é certo é que muitos pavilhoes de empresas ficaram a meio.. espero que o mesmo nao aconteça agora!

terça-feira, 22 novembro, 2005  
Blogger north disse:

Vou esperar para ver se finalmente as montras, condições, decorações, etc. do comercio de Mangualde vão deixar de ser como eram (e ainda são) no tempo em que ia com a minha avó à feira e passavamos pelas lojas!já lá vão quase 30 anos!

terça-feira, 22 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

In Jornal do Centro de 21 / 05 / 2004

O objectivo é comum. As autarquias querem requalificar ruas e estabelecimentos comerciais da área urbana das cidades. As obras devem arrancar ainda este ano.
“Em Mangualde, o URBCOM resultou de uma candidatura conjunta da autarquia e da Associação Empresarial de Mangualde, em Junho de 2002 e aprovada há três meses. O projecto de cinco milhões de euros, implica a modernização de 14 ruas da cidade e a transformação visual de 127 lojas. O presidente da Câmara, António Soares Marques acredita que até 2006 a cidade "estará transfigurada". "Precisamos de mudar o visual dos estabelecimentos comerciais, torná-lo mais atractivo para acabar com as hemorragias dos clientes para as cidades vizinhas, como é o caso de Viseu, atraídos por um marketing mais atractivo. Eu por mim falo", argumenta.”

Quem eram os Empresários na altura?
Quem era a gestão da Altura?
Quem é que recebeu os louros na altura da aprovação?

Agora Mangualde … Empresários … é que têm a culpa?

DE uma vez por todas passem é a bola para pessoas competentes, para que do remate saia golo!

terça-feira, 22 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Quanto a mim não basta passar a bola e assumir as obras necessárias. A autarquia terá que disponibilizar, aos comerciantes envolvidos, todo o apoio técnico e humano que estes necessitem, até para que haja uma perfeita harmonia entre os espaços exteriores e interiores.
Aliás a autarquia também terá uma palavra a dizer quanto à estética e enquadramento dos estabelecimentos.
Concerteza que se os empresários sentirem um acompanhamento e apoio constantes, por parte da autarquia, poderão arrojar-se um pouco mais nos seus projectos, abrindo novos horizontes.

terça-feira, 22 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo disse:

Depois de ler isto tudo, tenho pena que este projecto seja só para o centro da Cidade, realmente fico muito triste. Fico de fora, eu e penso que muitos mais pequenos comerciantes.
No entanto falando de apoios Câmarários conheço outros projectos deste género, por Ex. em Tavira a Câmara Municipal financiou os pequenos comércios a juro 0 " digo Zero" para promover o seu comércio local.
A diferênça é que o presidente local não se chama Soares, Chama-se Macário Correia, Engenheiro de Profissão e não Filolólogo.
Como sou partidário dos técnicos e não dos politicos ainda tenho esperança que o nosso Engenheiro consiga algo de bom, esta terra bém precisa.

quinta-feira, 24 novembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home