sábado, 14 de janeiro de 2006

As escutas, outra vez!

“Os escutados terão de ser, claramente, arguidos ou suspeitos.”
Alberto Costa, Ministro da Justiça, sobre as alterações legais que pretende efectuar à lei das escutas

Tem havido muita leviandade no tratamento de informações que deveriam permanecer bem guardadas e usadas com parcimónia, sensatez e sentido de estado.
A notícia das escutas telefónicas efectuadas a pessoas que ocupam cargos de relevância na nação é bem a prova disso.
Todos os cidadãos, em matéria de justiça, devem ser tratados de igual forma. Todos. Mas o uso das escutas não parece estar a obedecer ao princípio que defende Alberto Costa, Ministro da Justiça, e que eu defendo também. Mais parece que o objectivo das mesmas não passa da devassa da vida privada de quem está na vida pública.
Fica, repentinamente, a ideia que é um hobby fazer escutas telefónicas, actualmente, aos nossos governantes, como um qualquer outro entretenimento usado para passar o tempo.
Já estou mesmo a imaginar o diálogo entre dois agentes:

Agente X – Vou ver mais um episódio da telenovela “Morangos com Açúcar”, não queres vir?
Agente Y – Hoje não, pá. Vou escutar a série de telefonemas de Jorge Sampaio à Maria José antes da hora do jantar. Aquilo está interessante, pá. O gajo não gosta de alheiras de Mirandela. Hoje vou escutar o que é que ele vai pedir de jantar à Maria José.

Isto é a roçar o ridículo, bem sei. Mas, não é, igualmente, ridículo o que se está a passar?

13 Comentário(s):

Blogger Mónica disse:

não sei! que os meios para atingir os fins? não sei! mas que gostava de saber e ver resolvida toda esta cena da casa pia, gostava! doesse a quem doesse escutasse-se a quem escutasse-se, vale tudo vale tudo, não sei não sei
mas já tou farta de erros de secretaria e falhas técnicas, vamos ao que interessa: a justiça

sábado, 14 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

A justiça nunca anda para a frente porque interesses maiores estão sempre instalados...no caso da CasaPia, no caso das escutas telefónicas, e em todos os outros casos graves. Entretanto, para despistar, 'acham-se' culpados que não passam de vítimas ou de pessoas caladas ou despedidas à força, porque exactamente querem 'mudar' as coisas...É o que fizeram com a rapaziada e a Senhora da Judiciária (nã me lembro agora do nome dela) no processo da Casa Pia, é o que estão a fazer agora com o Souto Moura...e muitos outros que já se demitiram dos cargos que ocupavam...as pressões exercidas por quem tem o poder são enormes e estes ganham sempre, impunemente!

Bom fim de semana ;-)

sábado, 14 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

mais uma vez reafirmo que o problema não está nem na lei, nem na possibilidade que existe de se efectuarem escutas telefónicas. o problema está na capacidade ou incapacidade de fazer cumprir a lei, de haver uma estrutura devidamente hierarquizada em que se saiba a cada momento o que se passa e, sobretudo, quem manda. Aqui Souto Moura nunca foi um verdadeiro chefe da equipa que devia dirigir, por isso nunca compreendi que o "levassem ao colo" até final do mandato. é notório que o Exm.º Procurador Geral não tem autoridade dentro do Ministério Público, pois até ele foi escutado.
Agora imaginem o que vai pela cabeça de quem não está dentro dos meios judiciais, a insegurança que isto traz, a intranquilidade a demonstração cabal de vivermos numa república semi-democrática, de que o Estado não tem autoridade nem consegue impo-la.
Espero que isto mude e depressa.

sábado, 14 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Escreve a Revista Sábado: "O ambiente na Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira está "de cortar à faca", segundo relataram à Sábado fontes deste departamento da PJ. A polémica reestruturação interna já levou à saída do inspector-chefe que tinha em mãos o caso Portucale, que foi colocado na directoria de Lisboa. De saída está também o inspector titular do processo que levou a PJ a fazer uma busca à casa de Jorge Coelho. O coordenador da área da corrupção, Pedro Fonseca, também aguarda a decisão do seu pedido de transferência." pag. 21
O "sistema" continua a ser dominado e a beneficiar os "comilões".

sábado, 14 janeiro, 2006  
Blogger BlueShell disse:

Concordo contigo! Absurdo!!!

Se o Mundo se acabasse hoje...quem quererias ter do teu lado?

BShell

sábado, 14 janeiro, 2006  
Blogger Su disse:

gostei de ler-te
concordo com a sulista
jocas maradas sem escuta:)

sábado, 14 janeiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Ao que me parece as escutas são más, só porque de repente estão a apalpar o dito aos grandes. É como a história do Jogo de xadrez do Coelhone: aqui d'el-rei que o homem é sério e coisa e tal e tal e coisa. Eu cá continuo na minha: quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. JL, não te preocupes tanto com os Grandes da nossa praça. Se os escutam é porque não são assim tão bons rapazes. Se calhar qté querem é só tramar o Souto Moura, para o PR o pôr na alheta, para poderem andar na boa. É que o Souto Moura anda a incomodar muita gente. Nem tudo o que parece é. Olha, a mim ninguém me escuta.

sábado, 14 janeiro, 2006  
Blogger sattelite disse:

Por muito dura que seja a realidade é necessário este tipo de procedimentos para que a justiça possa avançar alguma coisa, embora concorde que têm de haver procedimentos que sejam regulamentados. Contudo a única maneira de se tentar apanhar o dito "peixe graúdo" é mesmo ouvir-lhe as conversas e mesmo assim por vezes escapam por um qualquer erro judicial de pouca importância...

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Unknown disse:

Bem faz o Presidente dos EUA, faz escutas e não pede permissão a ninguém … mai nada!

Em Portugal, bem, poderá haver conversas que até dão gozo, agora outras, não dão gozo nenhum … digo eu!

Abraços

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Tão preocupado estva ontem o candidato Soares com as escutas, dizia ele, batendo energicamente com o punho gordo que tem no púlpito: "temos que acabar com as escutas", não se pode ouvir a s conversas privadas dos portugueses". Desculpe...dos portugueses? quem? de Mim?...o senhor deve estar enganado. As escutas são feitas aos seus amigos políticos...vá-se lá saber porquê?
O Sr Soares está preocupado com quê? tem medo que o escutem a ele? ou tenta confundir os portugueses, afzendo crer que as escutas não saõ feitas aos políticos mas sim oao comum dos mortais. O sr Soares que não me fecunde, o sr soares que vá para o diabo que o carregue...aliás, devo dizer que o sr Soares já começa achatear, não lhe ficava nada mal voltar à Marinha Grnade e ter o tratamento que teve, no pós 25 da Abril. Olha o passarão...

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

E que espera o meu amigo, estamos (estao) em Portugal, vao ver que tal como os outros inqueritos vai ficar tudo em "aguas de bacalhau".

Bom e Alegre fim de semana!

domingo, 15 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Muito bem dito tsfm.
A mim também não me escutam, concerteza absoluta, nesta minha vidinha pacata de trabalho casa, casa trabalho.
Nunca roubei nada a ninguém e sempre me dei e dou ao respeito.
Bom mas será que me andam a escutar? Se calhar só escutam gente honesta material e intelectualmente.
AH! Peço desculpa pela minha ingenuidade!
Já agora no dia em que me tornar igual a eles todos que me escutem e, se for caso disso, que me prendam.

domingo, 15 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

What a great site Jeep cj 6 info buy meridia

quinta-feira, 26 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home