domingo, 15 de janeiro de 2006

O clube dos poetas...

A Visão publica as respostas que 5 dos candidatos – Cavaco não respondeu – dão a um conjunto de questões de resposta rápida.
Cavaco não deu cavaco. Nem resposta.
É certo que as perguntas são pouco relevantes para podermos avaliar o que pensa cada um dos entrevistados em matérias fulcrais para a nação. Podem, contudo e apenas, revelar-nos a parte humana do futuro presidente.
Isso não justifica, porém, o desprezo que Cavaco lhe deu. Desceu uns pontos na minha consideração e pode ter contribuído para alterar o meu sentido de voto. Nenhuma das duas coisas é preocupante para o candidato para quem eu não passaria de “mais um eleitor” apesar da simpatia que nutro por ele. Um voto em branco a mais passará, por certo, absolutamente despercebido.
Há, dos outros candidatos, algumas respostas curiosas e que merecem alguma atenção. Relevo que li respostas que me impressionaram pela positiva. A de Louçã sobre a imagem de um político com um filho drogado, por exemplo, e de ficar a saber que todos os inquiridos, excepto Soares, já choraram de emoção a ver um filme.
À pergunta – “Qual a sua cor preferida?” – Soares responde: “Não uma, mas duas: o vermelho e o verde da bandeira portuguesa.” Não seja bajulador, senhor doutor. Não ganhas mais votos com isso. Gostava de o ver assim vestido, ou com um carro assim pintado.
À pergunta – “Qual é o prato que lhe enche as medidas?” – Francisco Louçã respondeu: “Cracas (um molusco qeu vive nas rochas).” Tal como o mexilhão, vulgo povo, não é senhor Louçã? E o caviar? Vá lá, seja mais franco que a gente gosta!
À pergunta – “E o programa de televisão indispensável?” – Soares responde: “Neste momento, os telejornais e os debates políticos. E insisto que devia haver mais debates, sobretudo entre os candidatos a Presidente da República.” Será que não percebeu a pergunta? Por este andar daqui por um ano ainda há-de andar a perguntar: Quando é que se fazem mais debates onde eu possa estar presente?
À mesma pergunta, Alegre responde: “O que ainda não há” Esperava-se outra coisa? Que poético! Estou mesmo a ver, se lhe perguntassem - A que povo gostaria de presidir? – a resposta seria: O que ainda não existe! Faça-o, então!
À pergunta – “Qual a viagem que não esquece?” – Louçã responde: “A última, Rússia e Finlândia – até à próxima.” Mas que fino. Não compreendo porque é que passa a vida a falar das viagens que outros políticos fazem, particularmente. Será mal de inveja?
À pergunta - “E o maior defeito?” – Soares responde: “Dizem-me que os ataques de ‘mau génio’ são o meu maior defeito. Talvez seja o defeito de uma qualidade: a frontalidade.” Soares não sabe, já, a diferença entre mau génio e frontalidade. Conheço pessoas frontais e que não têm mau génio e pessoas com mau génio não são frontais.
À pergunta – “Qual o seu lema de vida?” – Louçã responde: “Tudo o que existe não é verdade.” Quis, provavelmente, dar uma de poeta. Só pode.
À pergunta – “Costuma ultrapassar os limites de velocidade na estrada?” – Soares diz: “Quando conduzo, o que acontece raras vezes, nunca ultrapasso esses limites.” É por conduzir poucas vezes, por certo, já que em matéria de regras todos sabemos que Soares adora furá-las.
À mesma pergunta Jerónimo de Sousa diz: “Bom… Quer dizer…” Parece que ainda se virou para o lado para saber o que diz o manual do Comité sobre o assunto. Meteu a cassete mas a fita enrolou.
À pergunta – “Se não vivesse em Portugal que país escolheria?” – Francisco Louçã responde: “Estados Unidos.” Assim, tal e qual! É de ficar boquiaberto. Então não é que o maior dos anti-americanos escolhe a terra do “Tio Sam” para viver? Viver na América é, bem sei, o sonho de qualquer terrorista para invadir “por dentro”. Mas não se conhece esta actividade a Louçã. Assim como assim o melhor, caso essa vontade se realize, é não passarem a carta de pesados, sobretudo de Boeing, a este senhor. Dormiremos mais descansados.

27 Comentário(s):

Blogger Neoarqueo disse:

Ó JL então o Cavaco desiludiu-te?!!! Olha lá...

domingo, 15 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

eh lá...que ganda post...vou ler isto tudo mas entretanto, aqui fica a respiosta ao teu comment lá no bloguito:

Ó JL na sejas por isso...qd tocares à campainha, deito azeite a ferver pela janela lá para baixo...ou pão??..como fez a padeira de aljubarrota :-D

...estava a brincar! Serás muito bem recebido, como todos os outros meus amigos serão! e como te disse, qd tiver a casita em condições, convido o 'pessoal' a cá vir à kapital do império ;-)

Beijitos e boa semana tambem para ti !

Atão e o vídeo...gostaste?

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Bom...quanto ao Louçã, aqui vai o que já escrevi no Terras de Azurara, apropósito do mesmo assunto: Esse menino não engana ninguém. São os comunistas que se envergonham de o ser, Pois não podem misturar-se com os operários, pois não fazem parte do aparelho de produção. São os meninos queques, que na altura do PREC até simpatizavam e juravam nos muros das casas que não eram as deles, fidelidade ao General Kaulza. Outros eram do LUAR, também era fixe...Nunca lhes faltou nada, sempre tiveram tudo, mas por birrinha e vaidade davam então assim nas vistas. A maioria dos que conheci, hoje não são ninguem...continuam a "meter impressão", para não dizer "nojo". São no fundo uma "cambada"...

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

É verdade, ó JL, vê lá se queres que eu te mande um determinado "passatempo" do Público, para veres em que quadrante te encontras agora...

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger JL disse:

No mesmo de sempre, TSFM. No mesmo. Não gostei da ausência de Cavaco. Aprecio a autoridade. Não o despotismo, nem a altivez. Só isso.

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

E esta ausência de resposta a um punhado de perguntas para encher páginas de uma revista é assim tão determinante?
Achas que é assim tão importante saber qual é a côr preferida ou o prato, ou...
Achas que é respondendo a estas questões que se revela a parte humana dos candidatos?
Isso foi o que escreves-te...
Isto é assim tão importante que pode ter "contribuído para alterar o teu sentido de voto"?
Bem, vou mesmo reenviar-te o tal passatempo, vou...vou...

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Maria Manuel disse:

Sempre queria ver a tua imparcialidade se o Acabado Silva tivesse respondido!... :-)

E o que vem a ser isso de andar a escutar na minha janela?!...

domingo, 15 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

João Lopes,

Gostei de ler, o teu
desapontamento com o Cavaco...é que ele sempre foi assim, 'topas'?
...pena é que a memória do povo é
sempre muito curta...
;-)

...e pena foi, não levares a tua ideia até ao fim neste post...é que se os outros candidatos tb deixam muito a desejar, e um deles, tem muitas culpas no cartório, em estarmos hoje como estamos, só o Louçã consegue ser igualmente anti-social e anti-humanista.

os outros dois...coitados...valem ao menos, pela honestidade que sempre representaram.

P.S.- do ex-MRRPP nem falo...

BeijOca

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Mónica disse:

Olá, isto é que é...

Sim senhor, há muito que tinha percebido que esta campanha política era uma palhaçada, mas hoje...

O que realmente me preocupa é que, partidos à parte, esta é uma campanha de falar mal, pouco se fala de Portugal e dos seus problemas e defeitos, mas muito se diz de todos os outros candidatos...

É uma autêntica deselegância e só mostra a política que temops em Portugal, uma política do contra e do mal dizer, em que ninguém trabalha em conjunto para chegarmos mais longe.

Realmente o Cavaco não respondeu, mas com o mal dizer que por aí anda, ainda arranjavam um trocadilho e ele ia ter que voltar a dizer:

"Olhe que não, olhe que não..."

Boa semana

:)

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger nunofigueiredo disse:

Boas!

Será que eu percebi bem!?
Voto em branco!?

Não, não! Não pode ser!

O meu amigo JL não pode votar em branco. É um voto inútil!
Então o motivo! Vou ali e já venho.
Vote, mesmo mal (ou não) lá no homem. Mas vote!

Abraço

Ps1 – ó TSFM calma amigo. Com a evolução do homem evolui o pensamento
Ps2 – Reparo que depois da morte do camarada Cunhal a virtude da coerência ficou entregue ao Dr. Garcia Pereira. È obra!

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

Gostei bastante deste artigo... muito bem apanhado (escusado será dizer que a parte inicial então está demais).

Já agora, tsfm, saber a cor preferida e coisas assim não são nada, nada, mas mesmo nada importante. No entanto, a altivez, a superioridade (?), a arrogância, o "isso é para os outros, porque eu sou superior" definida pela ausência de resposta é "imagem de marca" de um tipo de personalidade que pessoalmente não aprecio (mas que habitualmente me é mais ou menos indiferente)... Na Presidência da República, tal personalidade torna-se preocupante (e irritante, digo eu!).

domingo, 15 janeiro, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

Já agora, NunoFigueiredo, permita-me discordar... mas entre um voto no Professor Cavaco e o voto em branco, é muito mais interessante esta segunda opção... :-)

Vote TIDE: Branco mais branco,não há!

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Crónicas de Ariana disse:

Votar em branco? Porquê? Se o Sr. Prof. Cavaco Silva o desiludiu pelo facto de não participar nesta entrevista, algum dos candidatos se aproximou das suas ideias e ideais? Não me parce que esta análise fosse em vão.

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

"É certo que as perguntas são pouco relevantes para podermos avaliar o que pensa cada um dos entrevistados em matérias fulcrais para a nação. Podem, contudo e apenas, revelar-nos a parte humana do futuro presidente.
Isso não justifica, porém, o desprezo que Cavaco lhe deu. Desceu uns pontos na minha consideração e pode ter contribuído para alterar o meu sentido de voto."
Porra, João! Eu é que fiquei desiludido consigo.
O que é importa a cor preferida, a viagem, o prato, o filme, se chorou ou não, o programa, o ..., quando está em causa a eleição do PRESIDENTE DA REPÚBLICA? NADA!
Como será fácil reconhecer, teria sido mais cómodo ter respondido com meia dúzia de larachas. Mas Cavaco teve a coragem de não responder e, assim, não colaborar na banalização da figura institucional do Presidente. Por isso, devia ter subido na sua consideração.
Abaixo o "politicamente correcto"!

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia disse:

Olha sabes que mais? E viva o BENFICA e mai nada eheheheh.

Tem um bom começo de semana!

Beijokas da Lina/MAr Revolto

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Apoiado Azurara! Palavras para quê?

Cada vez mais a classe política não devia embarcar nesse tipo de banalidades...

Credibilidade à classe politica!

Saudações.

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger segurademim disse:

Gostei de saber que mudaste o teu sentido de voto!!!!!

Beijo :)

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger José Miguel Marques disse:

por acaso este tipo de perguntas não me diz nada, mas o que penso mesmo sobre os candidatos e para completar o titulo :"o clube dos poetas mortos", uma vez que nenhum candidato enche as medidas para ser Presidente da República e quanto ao Cavaco não é por ser quem é ou não, nem tem nada a ver com o seu partido, simplesmente nenhum neste momento tem aquele toque de genialidade, capacidade, saber-estar, saber-dizer, saber-fazer que eu entendo como qualidades para eleger um Presidente da República, nenhum galvaniza este país para estas eleições independentemente de algumas sondagens elevarem um dos candidatos ao estatuto de salvador da pátria.
Para rematar apenas digo que salvador da pátria foi D. Afonso Henriques que soube dar uma tareia à mãe, infelizmente a sua descendência não tinha nem a sua semente nem a sua coragem, por isso alguns hoje desejavam ser espanhóis, ao passo que eu continuo a ser Orgulhosamente Muito Português a fiel ao ditado: de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos e acrescento, nem bons investimentos.

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Estrela do mar disse:

...também estive para comprar a Visão, mas gosto mais da Sábado...mas ainda bem que aqui vim porque deste-me oportunidade de ler alguma coisita sobre o que lá vinha...


Beijinhoss e tem uma boa semaninha.

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Zel disse:

Amigo João, do que mais gosto é da gravata do Louçã!!!!!!

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

...se os Candidatos soubessem o que a 'gente' pensa deles todos...talvez nem se candidatassem...

Mais uma beijOca
Boa 2ªfeira ;-D

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Caro Joao:
Faco votos a a mudanca do seu sentido de voto, seja para algo que o faca sentir mais: Alegre.

Boa semana.

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

SóAres de mundança que nos tornam mais Alegres

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

O que eu queria dizer era que
"são os ares da mudança que nos tornam mais alegres"

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

João,
como prometido aqui estou a deixar-te o meu endereço de blog, aparece, vou ler com atenção os teus artigos, mas agora foi mesmo para te cumprimentar,
abraços.

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger vero disse:

O ódio é sempre de evitar...mas por vezes sente-se quando se ama demais, e se sofre demais com esse amor... beijinhos***

segunda-feira, 16 janeiro, 2006  
Blogger Eduardo Leal disse:

Há coisas bem piores João do que não responder a este tipo de perguntas.
Também acho que devia ter respondido... mas por outro lado até tremo só de pensar nas respostas possíveis (Ai se ele falasse!!! Ai se ele dissesse o que lhe vai na alma!!!)

Cavaco Silva é o verdadeiro espinho de qualquer Rosa (Não! não estou a falar da Rosa do PS).
Cavaco Silva é a absurda autoridade dos mestres-escola do antigo regime.

Já o disse neste Blog.
O Homem não ri! Se calhar não chora! Não deve gostar de comer (até porque nem o sabe fazer decentemente).
Duvido que beba um copo...

Precisamos de mais. E pelos vistos os Portugueses também acham, uma vez que já desce nas sondagens... (Aliás, já há dez anos foi assim!)

Quanto ao voto em branco... claro que é uma opção decente.
Sabes bem o que penso sobre o voto em branco.
O voto é a arma do povo... e que eu saiba até pode ser uma arma branca!

terça-feira, 17 janeiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home