segunda-feira, 13 de março de 2006

Compro!

A Bolsa e os mercados financeiros são temas que me fascinam. Ficaria aqui, um blogue inteiro a ouvir-me falar de Bolsa. Sim, digo ouvir-me falar porque, naturalmente, para muitos deve ser uma coisa entediante.
Hoje, porém, não resisto a voltar às já famosas OPA’s, ou seja, Oferta Pública de Aquisição. Tudo porque o BCP lançou uma OPA ao BPI que, a ser bem sucedida, criará o maior grupo financeiro e empresarial português. É preciso aqui descontar a hipótese, ainda real, de a Sonae “engolir” a PT.
Não li ainda muito sobre o assunto. Mas há coisas que sobressaem num e noutro caso. A começar pelo comportamento que as acções do Bpi têm tido na bolsa, nos últimos tempos registando subidas fortes e sustentadas. Para mim é um sinal evidente que já alguém sabia do negócio. Acresce a isto que a própria administração do banco anunciou uma proposta que levará à Assembleia Geral e que serviria para uma maior blindagem com o intuito, para mim claro, de evitar que uma OPA hostil pudesse acontecer. Parece que, no entanto, não irão a tempo.
Compare-se o que aconteceu com a Sonae em relação à PT e que na altura eu tive oportunidade de enaltecer no grupo de Belmiro de Azevedo. Não existiu fuga de informação, nem houve, por certo dealers privilegiados. O mercado tomou, supostamente, conhecimento ao mesmo tempo. Aqui não foi isso que sucedeu.
Há, por conseguinte, matéria para que a Comissão de Mercados e Valores Mobiliários que regula o comportamento do mercado, verifique se houve ou não informação privilegiada.
Teixeira dos Santos, o ministro das finanças, diz que este é um sinal evidente de que a retoma está aí à porta, avaliando a confiança que os empresários portugueses colocam na economia quando se aventuram nestas grandes concentrações.
Nem sempre as coisas são assim tão lineares. Recordo que em 2000 aconteceram por todo o mundo empresarial muitas OPA’s e fusões e logo a seguir deu-se uma queda prolongada e agonizante nas bolsas de todo o mundo. Não parece ser o caso, agora. De facto parecem-me mais operações de oportunidade pelo preço atractivo a que as cotações se encontram face ao lucro crescente que estas empresas têm apresentado. Por outro lado a concentração permite a criação de grupos económicos maiores e, por essa via, menos apetecíveis a OPA’s estrangeiras e, igualmente, mais competitivos para o mercado externo.
Que isto não venha a significar, no entanto, um número maior de desempregados.

25 Comentário(s):

Blogger Vica disse:

Eu até acho interessante o assunto, mas não sei nada de bolsa de valores. Beijos.

segunda-feira, 13 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Na minha opinião esta OPA é sinal de pessimismo intra-muros.
Não existirá confiança mas sim desconfiança relativamente ao futuro.
Daí a vontade de ser cada vez mais forte e competitivo.
Com isto as instituições saem mais reforçadas, mais competitivas e com posições previligiadas relativamente a concorrências, liderando mercados.

Quanto a mim o principal objectivo é sempre a liderança aleada ao somatório de lucros.

segunda-feira, 13 março, 2006  
Blogger Bel disse:

Não tenho lá muito jeito para debater tema como a nossa economia alias nunca vi professora d ematemática mais desajeitada.

Desde o inicio ahei a OPA feita pela sonae irreal se virmos seriam os bancos a comprar mas acho que foi uma estratégia de obter lucro. Se tivermos em conta que todos estao a ganhar com isso. A Pt e a Sonae a muito que ao valiam tanto. È verdade que nada será como antes mas penso que apesar d ecrime foi uma proposta premeditada com a intençao de reabilitar a sonae e isso foi mais qu econseguido.
jonhos e boa semana

segunda-feira, 13 março, 2006  
Blogger ANA COTA disse:

É o síndroma da "opatite" aguda!
"Se não fosse para ganhar", como diz o outro;)...
Beijinhos e boa semana!

segunda-feira, 13 março, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Mais OPA! Parece que dinheiro ha para ai muito, que pena nao andar mais repartido.
Um abraco e boa semana.

segunda-feira, 13 março, 2006  
Blogger Alex disse:

JL
Se a moda das OPA's pega no futebol o teu SLB resolve logo o campeonato.
Basta compra o FCP e os SCP, empandeirar os jogadores e já está no papo.

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

João,
Não tem nada a ver com OPAs, mas o "Mocho" está interessado em saber pormenores sobre "fardas e marcas".

Abraço

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger BlueShell disse:

Um bom dia….de trabalho,
BShell

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger Alberto Oliveira disse:

Judiciosas considerações bolsistas de quem -pelos vistos, sabe da poda (leia-se "ramo", para não ferir susceptibilidades aos mais apressados). O final da história ainda está por fazer, aguardando por isso mais comentários seus ao assunto editado.
O assunto não sendo dos que mais preferencio, não deixa de me interessar como cidadão atento e etc. etc.

Abraço.

terça-feira, 14 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

ÓPÁ, isto já começam a ser muitas OPAS...é OPA práqui, é OPA práli...

Olha, jocas maradas! ;-)

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger Su disse:

gostei de ler.te
e concordo com o comentário do mangas

jocas maradas

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger north disse:

Amigo JL se passares pelo meu sitio também lá tenho qualquer coisa sobre isto, mas o mais importante é o teu comentário final "Que isto não venha a significar, no entanto, um número maior de desempregados", não duvides que vai só que o Sr.Dr. Paulo Teixeira Pinto tem o discurso bem preparado: Diz ele "Parte dos cerca de 1.500 balcões dos dois grupos fecharia" e depois afirma "vai haver redução de efectivos" complementado com um belo comentário à politico "...não haverá despedimentos visto que será aplicada a política de redução de efectivos que o grupo tem seguido, através de rescisões amigáveis, reformas e pré-reformas..."
OK! não haverá desempegrados só menos postos de trabalho!!

Boa Semana

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger Zel disse:

Os grandes engolem os pequenos, não acredito que para nós seja muito benéfico pois perdemos mais uma opção no mercado.

Para não falar de muita gente que vai ficar no desemprego, o único resultado é que os lucros deles vão aumentar....e nós ????

Vamos ver!!! A sulista tem razão são muitas OPA´S

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger nunofigueiredo disse:

Meus amigos!

OLIGOPOLIOS(acho que é assim)!

Como dizia o meu professor de TDIE na faculdade: quem se lixa somos nós!

Esta unificação leva a menos concorrencia e por isso...
Porque acham que é preciso o parecer favoravel da Alta autoridade da concorrencia?

Já agora os senhores da AAC devem andar a dormir. a ver: combustiveis, telecomunicações. e vem ai a energia, a agua, vai ser bonito vai!

Quem se lixa somos nós.

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

Money talks...

Preparem-se, um dia destes começo a "OPAR" sobre blogs. Aguardem!

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger rafaela disse:

a passos largos para lá caminhamos, para o desemprego.

parece-me inevitavel, ha solução?

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger Unknown disse:

Compram-se uns aos outros, espetam facas nas costas com a mesma mão que dá palmadas, tudo para aumentar as fortunas, mas acabam todos com sete palmos de terra... bem feito.
Vivam os bichos que comem os bichos que comem os outros bichos - Porra comem-se uns aos outros

quarta-feira, 15 março, 2006  
Blogger segurademim disse:

Gostava que o País beneficiasse com todo este dinamismo financeiro!

Não me desagradava ver Portugal, tão bem aperaltado como o Mónaco, até podiamos arranjar umas princesas bonitonas... obrigavamos os nossos monarcas - Sócrates e os solteiros do governo a casarem com a Sofia Aparício, Merche Romero a Naíma ...

Não te parece que teriamos um look muito mais sofisticado e vistoso?! acho isto da banca tudo muito cinzentão!!!!

beijo ;)

quarta-feira, 15 março, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

E se...

E se a Ota lançasse uma OPA sobre o TGV? Ou o inverso? Semmpre passaríamos a ter menos um "saco se fundo" para o contribuinte! Até que chegariam os Jogos Olímpicos de 2016, aliás 2020... Pensando bem, JO de 2024... ou 2028, para lançarem mais uma OPA.

quarta-feira, 15 março, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Entãoe tu JL, compraste BPI? Também estás a opar?
Hum...

quarta-feira, 15 março, 2006  
Blogger JL disse:

TSFM,
Infelizmente não comprei BPI pelas razões que bem conheces... Não tenho tempo para acompanhar o mercado. Eu até OPAva... Não sei é se consigo escrever a quantia do valor total da opa... :-)

quarta-feira, 15 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Eu até comprava...se tivesse money para tal...

;-)
Beijoca

quarta-feira, 15 março, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

Pois eu estou (como bem se percebe após uma passagem pela minha «quinta») pior que lixado! É que o meu empréstimo da habitação estava no BPI. Agora, com a entrada do BCP, sei que não mexem nas condições do empréstimo, mas vou ter de pagar enormidades pelos serviço relativos à conta à ordem subjacente ao empréstimo... serviços que no BPI eram gratuítos e no BCP são um escândalo.
Toda a gente parece que precisa de ouvir toda a gente: a alta autoridade para a concorrência, o Banco de Portugal, O Primeiro-Ministro... tudo! Só ninguém quer ouvir os clientes. Espero que se crie um mecanismo legal qualquer que nos permita zarpar com o empréstimo para outro banco sem ter de pagar aquelas penalizações por liquidação antecipada. Vamos ver no que é que isto dá mas não me está a parecer muito bem!!!!

quinta-feira, 16 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Nem tudo o que parece é.

Só resta esperar, pois só tempo o dirá.

Um bem haja.

sexta-feira, 17 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

What a great site Prozac nation quotes novel Hospital offers online bill payment brio handbags

terça-feira, 24 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home