quinta-feira, 2 de março de 2006

Nuclear? Sim, obrigado!

Patrick Monteiro de Barros, português, cidadão do mundo e “self made men”, é o arquétipo do empreendedorismo e amor à sua pátria.
Em pouco mais de seis meses arrasta para o seu país natal as atenções do mundo dos negócios. Primeiro, firma parcerias com grupos económicos à escala mundial e consegue trazer para Portugal, mais concretamente para Sines, uma nova refinaria de combustíveis fósseis que será responsável por um crescimento considerável do nosso PIB e da diminuição do deficit da nossa balança comercial.
Depois, ainda no sector energético, provoca uma ampla discussão em torno da energia nuclear e promete instalar uma central em Portugal. Para muitos especialistas, esta é a solução que falta a um país como o nosso, fraco em recursos energéticos e que necessita de importar muita da energia que consome.
Não sou fundamentalista e, como tal, já percebi que a energia nuclear, para além de ser das mais limpas e mais baratas é, também, das mais seguras. Em matéria de segurança, de resto, a haver uma catástrofe ela é já um risco através das duas centrais instaladas em Espanha em cima das nossas fronteiras e em bacias hidrográficas importantes como são o Douro e o Tejo.
Sigamos, atentamente, os próximos episódios.

39 Comentário(s):

Blogger rafaela disse:

to be continued!

também quero ver como é que acaba essa história, as ideias populares contra a ciência.

quinta-feira, 02 março, 2006  
Blogger Eduardo Leal disse:

Ora aqui está um bom exemplo de como somos enquanto seres humanos...
vamos desenvolvendo tecnologias e depois vemos no que dá!
Acho fantástico que se diga que a energia nuclear é limpa!
Só se esquecermos os resíduos, até porque, regra geral, são escondidos debaixo do tapete, para que os nossos filhos, um dia mais tarde, resolvam o problema.
Os espanhois têm duas centrais e isso justifica uma central em Portugal?
E porque não seguimos o exemplo da Bélgica que tem tantas que tem que manter as luzes acesas em todas as auto-estradas?

Não há alternativas mais limpas?!

Eu acredito que sim!

quinta-feira, 02 março, 2006  
Blogger Eduardo Leal disse:

E não posso deixar de voltar a este artigo para dizer que, por princípio, desconfio dos self made men.
Admiro a sua determinação, a sua capacidade de empreendimento, mas, regra geral, estão demasiado focalizados no sucesso e pouco no equilíbrio social.
Não deixa de fazer sentido que enquanto "homens auto-fabricados" sejam como são. O importante é que a nossa sociedade saiba resistir à tentação fácil de lhes entregar áreas bem diferentes da esfera económica.
A gestão das pessoas e dos recursos naturais e a ecologia em geral devem ser retiradas da esfera de influência destes agentes económicos.
Conheço na área dos curtumes muitos industriais de sucesso (de quando trabalhava nessa área) e garanto-vos que a saúde das empresas não estava alinhada com o bem estar dos funcionários. Acrescia ainda que muitos deles tinham as suas moradias "fantásticas" lado a lado com os rios que poluiam despudoradamente, em nome da prosperidade própria e da saúde do tecido económico.
Já agora... entreguem-lhes a gestão de umas quantas centrais nucleares...
Os mutantes que sobreviverem depois contam a história aos alienígenas que repovoarem o planeta.

quinta-feira, 02 março, 2006  
Blogger Nina disse:

fiko sempre c receio qd se fala deste assunto :S

Beijinhos...volto para o proximo capitulo :)

quinta-feira, 02 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Nuclear...ná sei não...como o amigo Eduardo e a Luz dizem, tanta grandeza é para desconfiar...hummmm....

quinta-feira, 02 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

quanto à energia nuclear estou dividido..agora os eleogios ao sel made men... olha que segundo alguns cronistas o mister não é flor que se cheire

sexta-feira, 03 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

olha já agora e se por hipótese absurda o mondego tivesse água suficiente para a barragem e o tipo teimasse que a central ficava bem numa certa abrunhosa... ficavas descansado?
eu também era capaz de gostar da central mas assim longe lá noutros países

sexta-feira, 03 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Para o **ralho com os self made men

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Bem...Quanto aos self made men, é como diz o Eduardo...os que conheço têm de facto grandes fortunas, mas sempre a roubar os outros e a trafulhar na sua àrea de intervenção...
Quanto à Energia Nuclear, talvez sim...Talvez não...Confesso que ainda não li o suficiente para ter uma opinião formada.

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

O problema do nuclear é a mítica associação à "bomba", a qual tem sido sistematicamente brandida pelos ecologistas, ambientalistas e outros extremistas.

Aconselho vivamente a consulta a
http://europa.eu.int/abc/keyfigures/trenv/power/index_pt.htm

Depois, é comparar com a situação Portuguesa...

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger Unknown disse:

Concordo com a coisa, deveria fazer-se uma central nuclear junto a Lisboa, próxima do parlamento ou da próxima casa do "Cenoura".
Pronto, pode ser junto á fronteira na terra do João-sem-medo, mas como sei o que a casa gasta só vai estar pronta daqui a 30 anos com peças de Chernobyl e quando já houver outras energias alternativas...
Outra hipótese é fazer-se na madeira…

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger JL disse:

Mocho,
Essa é uma hipótese meramente académica e, por conseguinte, qualquer resposta minha será condicionada por esse factor. Mas daquilo que tenho lido sobre o assunto faz-me acreditar que a segurança é um tabu motivado pelo acidente de Chernobyl.
Há muitas centrais espalhadas por todo o mundo e, no entanto, só Chernobyl teve problemas. Não é pelo facto de todos os dias haver acidentes de automóvel que deixamos de sair com o nosso.

sexta-feira, 03 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

sinceramente nao percebo!uns defendem que a energia nuclear é das mais limpas que existe enquanto outros nao estao de acordo que assim seja!vejam la se decidem quem tem razao!

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger Zel disse:

Não sei, se já esgotamos todas as alternativas, pois temos muito vento, montanhas, muito Sol e banhados pelo mar.
Agora de energia nuclear tenho de ler qualquer coisita...

Boas acções! Todas são boas desde que se prove algo em contrário, que vai criar emprego vai.......


vamos ver....

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger José Miguel Marques disse:

sim é verdade que a energia produzida directamente das centrais nucleares será da mais limpa.
mas, também é necessário referir que para as centrais nucleares de energia eléctrica funcionarem é necessário que o urânio necessário para as mesmas seja enriquecido, processo esse que é altamente poluente (segundo estudos que ouvi serem referidos), além de que em Portugal estariamos sempre dependentes desse urânio enriquecido que tem de vir do exterior.
Portanto a nossa dependência energética manter-se-ia, mas noutro nivel.

sexta-feira, 03 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

A energia nuclear ser mais limpa... é um mito... o que fazer aos resíduos? Por já corrermos riscos com as centrais espanholas, que se lixe mais um menos um... não percebo a lógica...Azurara - o problema da energia nuclear é estar associada a Chernobyl - que é uma coisa mais próxima no tempo, no espaço, etc. Não é líquido que seja mais barata... depende de vários factores...
Numa altura em que anda meio mundo preocupado com segurança e terrorismo, cá os tugas criam mais um alvo apetecível...
O tal senhor que de facto "não é flor que se cheire", quer por cá uma nova geração de centrais nucleares e que os franceses já avisaram que será testada em qq sitio do mundo. Ora porque é teremos que ser nós as cobaias?... (como a coisa é quase oferecida por os franceses o self lá faz o favor de tamanho investimento). Portanto eu dispenso bem o "amor" deste "cidadão do mundo" ao serviço de França.
E já agora pq é q o srº não pega no seu empreendedorismo e aposta nas energias alternativas essas sim mais limpas e seguras, e para as quais temos especiais condições?

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger Mónica disse:

Que todas estas mudanças sejam trazidas por bons ventos e que espalhem a semente do crescimento por todo o lado.

Bom fim-de-semana
:)

sexta-feira, 03 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Após estes comentários todos...Nuclear bem-me-quer
Nuclear mal-me-quer

Nuclear bem-me-quer
Nuclear mal-me-quer

Nuclear bem-me-quer
Nuclear mal-me-quer

Nuclear bem-me-quer
Nuclear mal-me-quer

Nuclear bem-me-quer
Nuclear mal-me-quer

Nuclear bem-me-quer
Nuclear mal-me-quer...

:-) BjOca

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger Vica disse:

Nossa, quanta polêmica!!! Sabe-se lá se os acidentes que já ocorreram pelo mundo não foram sabotagem? Eu acredito na conspiração americana contra a soberania de outras nações...

sexta-feira, 03 março, 2006  
Blogger Bina Ladina disse:

Não gostava de me apresentar como extremista mas...
O tempo de exposição solar no nosso território parece ser uma alternativa que ninguém pretende investir, desenvolver e rentabilizar.
É um facto que já passaram mts anos do grande acidente de Chernobyll, ou seja, aprendeu-se(?) a evitar catástrofes com novas tecnologias e tudo mais, mas a minha teoria é a seguinte: Nuclear sim, mas Energias alternativas também, e parece que por cá isso não é terreno para investimento :(

sábado, 04 março, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

Mr. Michael Towers retribui os cumprimentos!

Mas que assunto tão polémico! Será que teremos tanbém em Portugal desfiles de "Nudes against Nukes"? E contra-desfiles de "Nudes for Nukes"?

E este texto é como um novelo, com várias pontas (e cada um escolhe uma para lhe pegar). Até se discute sobre "O Homem Que Se Fez A Si Próprio". É obra!

Os resíduos nucleares poderiam ser queimados pelas velinhas que alimentam a fé e os cofres de Fátima. Ou então poderiam ser colocados no Parque da Bela Vista por alturas do Rock In Rio Lisboa. Ficariam dentro de uma enorme escultura de José de Guimarães, e teríamos mais uma obra de arte prontinha a ser vandalizada pelo Jonas que "love" a Vanda e pelo "Orgulho Branco" que quer "Portugal para os Portugueses".

"Gostamos de viver aqui". Sobre a Ota não houve hesitações para encher os cofres do costume à custa do contribuinte e desviando Fundos de Coesão de projectos realmente úteis. Acerca do nuclear, o Governo veste de preto, pois "... eu nunca me comprometo". E agitam-se os lirismos de ontem e de hoje "pela paz, pelo ambiente e pelo perdão da dívida externa do Terceiro Mundo".

O mundo muda. Já por cá...

sábado, 04 março, 2006  
Blogger Belzebu disse:

Este nosso pais de indecisões, de duvidas e de dificuldades leva-nos frequentemente a optar mal, a recorrer a soluções que adiam a verdadeira forma de produzir a energia que todos nós necessitamos, e depois somos obrigados a prestar vassalagem aos produtores de petróleo com inacreditáveis elogios do nosso MNE (que já não usa coeiros)e que apesar disso não se veda!
Se a energia nuclear é a melhor solução ou não,deixo para outras núpcias, mas que depender dos países produtores de petróleo hoje em dia é cada vez mais dificil, isso não tenham dúvidas!

sábado, 04 março, 2006  
Blogger mafarrico disse:

Gosto!

Gosto mesmo muito de nuclear!

Penso sempre que vamos todos para o inferno... para o quentinho... para a beira das pecadoras todas!

sábado, 04 março, 2006  
Blogger Eli disse:

Ai!...

Não opino, porque não sei mais do que descreveste, mas... enfim, afecta-nos quer esteja nas nossas terras, quer esteja nas dos vizinhos...

Enfim...

Obrigada pela visita! Já tinha dito?!

Hmm

:)

sábado, 04 março, 2006  
Blogger nunofigueiredo disse:

energia nuclear limpa?!!!
pois! pois!
outras alternativas?
serras cheias de ventoinhas.
self made men?!
o que é isso?
ross perot, sousa cintra, abraimo..ch. que belos exemplos!
quem me dera no 25 de abril de 1974 ter 30 anos e algum dinheiro.
hoje estavam a falar do Nuno figueiredo, self made men.

sempre a chei que a tentativa de implementar medidas ecologicas eram sempre acompanhadas de falta de informação.

Acho que o poder local não sabe viver qom estas situações. tem um poder negocial imenso.

ex:
quer implementar uma fogueira para queimar residuos, na minha terra?

pois bem, quero um lar para idosos, complexos desportivos, industrias relacionadas com a actividade, etc.
Mas o que acontece é o medo de perder as proximas eleições e não informam das vantagens e das desvantagens.
haveria tanto para escrever.

sábado, 04 março, 2006  
Blogger segurademim disse:

PUXA!!!! não há dúvida que cheguei tarde! já tá tudo dito!

como gosto do meu portugal dos pequeninos! infantil, ingénuo, doce, bem parecido ... nunca problematizando... só boa gente!

beijo, bom fim-de-semana :)

sábado, 04 março, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Embora com algumas reticencias no que se refere aos residuos das centrais nucleares, tambem como o meu amigo digo: Nuclear sim obrigado.

Um abraco ja com saudades, dos amigos e das "Nossas Terras"

sábado, 04 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

João Lopes,
Passei por aqui por acaso e considero que o seu Blog é deveras interessante!
Foca temas muito controversos e actuais.

Vou de certeza cá voltar cá mais vezes!!

A Anónima

Ah! já me esquecia:
'jocas maradas'

PS- Olhe e se o Cavalheiro não se importar, responde-me a aquilo do novo Template, sim?? Ahahahah...

sábado, 04 março, 2006  
Blogger mafarrico disse:

O ideal... era muitas centrais nucleares domésticas, tipo gerador.
Assim, cada um poderia acabar com o bairro onde residisse, de forma enérgica e determinada.

Era assim uma versão moderna d' "O inferno são os outros"...

sábado, 04 março, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

Hummmm!!!!
Nuclear?!?... até ver, não obrigado!

sábado, 04 março, 2006  
Blogger Belzebu disse:

Nuclear,nuclear é tomar decisões certas no momento certo!
Será que o Engº está com pachorra para o fazer?

domingo, 05 março, 2006  
Blogger maresia disse:

1. O Dragão - há uns tempos atrás escrevi isto, coincidências. Já agora, e porque na altura ninguém percebeu, o dragão é um barco líndíssimo e o dele era dos mais puros!

2. O meu Pai, antes de acabar a viajar na Cosmologia, alimentava-se de Física de Altas Energias (ou era Nuclear? das Partículas? ... venha o dragão e escolha) Ele não concorda com as centrais. Eu não sei muito bem porquê, mas se ele não concorda, quem sou eu para concordar. Eu acredito em tudo o que ele diz.

domingo, 05 março, 2006  
Blogger Mónica disse:

eu não sei se sim ou se não...

domingo, 05 março, 2006  
Blogger Alex disse:

Dizem que é a energia mais limpa do mundo.
Vamos construi-las e fazer também umas bombitas atómicas.

domingo, 05 março, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

Uma das coisas que mais me faz desconfiar é precisamente essa de os nossos vizinhos as terem instalado tão longe quanto possível... isto é, junto de nós! Se fosse uma coisa boa, teriam colocado as tais centrais em local central, por exemplo junto a Madrid; ou então junto dos grandes centros do consumo energético.
Por isso digo: até ver... não!
Vamos lá primeiro aproveitar o sol, o vento, as marés, a ondulação e macacadas afins!!!

domingo, 05 março, 2006  
Blogger Su disse:

gostei de ler.te
..estou atenta:)
jocas maradas

domingo, 05 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Energia nuclear? Não obrigado! - Era um slogan de há 30 anos. Que mudou de então para cá? Praticamente nada no que respeita ao nuclear, maior segurança? Sim, mas basta que haja um problema... e ....
Quanto ao resto nenhuma evolução assinalável. Mantém-se os mesmos problemas quanto ao armazenamento dos resíduos.

No que respeita a riscos, já os temos, os nossos amigos espanhóis tiveram a amabilidade de os oferecer...

Acresce que a Energia Nuclear, utilizada para produzir energia eléctrica, não substitui o petróleo e não evita a sua necessidade. Os nossos automóveis e os inúmeros produtos que usam o petróleo e os seus derivados que o digam e os Franceses, que produzem 70% da energia eléctrica através do nuclear, também.

Patrick Monteiro de Barros não é um "self made man", nem o pai e talvez nem o avô. Multiplicou a fortuna dos pais? Parece que sim. Tem servido o nosso país? Também é verdade. Está a fazer uma boa escolha para Portugal? Aí, tenho muitas dúvidas e por isso nunca diria "Sim, Obrigado".

Cumprimentos

segunda-feira, 06 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Sobre este assunto, como em tantos outros, falta esclarecimento. O problema é vital, seja qual for a perspectiva...porque é tão difícil criar consensos? Exponho melhor minhas dúvidas em http://novomundo.blog.pt/579402/

sexta-feira, 17 março, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

What a great site »

segunda-feira, 05 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home