domingo, 14 de maio de 2006

Marés caras!

Há coisas que me envergonham, confesso. A nova medida que vai ser implementada com a abertura da época balnear de multar os banhistas, é uma dessas coisas. E não, não é porque discorde da medida. Concordo com ela em absoluto.
Mas envergonha-me ter que ser civilizado por decreto. Não deveria ser necessário fazê-lo.
Há uma profunda falta de respeito para com o colectivo na nossa atitude individual e individualista. Vamos à praia e fazemos questão de, num método animalesco, marcar território e deixar fortes vestígios da nossa presença. Ele são as piriscas de cigarro, as tampas de iogurte, os papéis de gelado, os guardanapos usados, os lenços de papel e, in extremis, as fraldas usadas do puto mijão.
Não aprendemos, ainda, ou não queremos saber o que significa a cor das bandeiras e quantas vezes, armados em valentões, entramos na água com a bandeira vermelha colocando em risco a nossa vida e a de quem tem que nos ir salvar. Para muitos a bandeira vermelha significa que nesse ano o Benfica ganhou o campeonato. Por isso a vemos poucas vezes…
Depois, como se isso não bastasse, inchamos o peito, qual macho latino, e viramo-nos para a nossa parceira e perguntamos de forma a que toda a gente oiça: Olha pra isto! Que tal estou? Ao que ela nos responde: Pareces uma águia! E orgulhosos devolvemos: Por causa do peito? E aí vem a resposta sem papas na língua: Não, por causa das unhas dos pés!
Trinta anos de democracia já nos deviam ter ensinado um pouco mais. É que esta casa é de todos nós e, por isso, há que a respeitar e cuidar dela como tal. E a nossa liberdade termina sempre onde a do parceiro do lado começa.

32 Comentário(s):

Blogger Carla disse:

Concordo contigo.
Beijos e boa semana

domingo, 14 maio, 2006  
Blogger Bel disse:

Sim o respeito é essencial e não é um favor. Eu adoro praia mar mas confesso que por vezes penso como é que é possivel as pessoas não saberem cuidar de algo tão belo. Mas fazem mal a crianças como não serão capazes de ser incultos e idiotas de forma a não saberem viver em comunidade.
O teu texto deixou em mim um certo sentimento de revolta. Tens razão em tudo o que escreveste e eu preferia que não tivesses e que eu não partilhasse nem assistisse ao mesmo filme.
Mas a vida não é sempre a perder e cabe a nos alertarmos quem está ao nosso lado e comportarmo nos de forma civilizada.
fica bem

domingo, 14 maio, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

Ser civilizado por decreto tem uma característica interessante: obrigatóriamente é-se civilizado, memso que na realidade não se seja. Depois com o tempo a coisa vai lá, ai não não vai...

domingo, 14 maio, 2006  
Blogger Bel disse:

Faltou me apenas acrescentar que o problema não está na cor vermelha e na associação há qualquer clube de futebol(aparentemente ponto em desacordo) e que achei engraçada a imagem que escolheste ou melhor associaste ao texto

domingo, 14 maio, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Ó João...
E é só esta lei?
Isto, repare bem, é uma mera manifestação do "Estado Providência".
É tal e qual como a do cinto de segurança.
Leis para defender o indivíduo das suas próprias acções, mesmo quando delas não resultar nenhum problema para a comunidade.
Enfim...

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger Estrela do mar disse:

...João por acaso ainda não sabia disto...mas concordo plenamente contigo...


Jinhossssss e tem uma boa semana e prometo voltar aqui mais vezes, mas não tenho andado a 100%:( daí também não ter tido disposição para a blogosfera.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger Crepúsculo Maria da Graça Oliveira Gomes disse:

Olá meu querido amigo João, sabes que eu mesmo assim n/ acredito que os banhistas vão respeitar os vigilantes, irás dizer-me se tenho razão ou não, conhecendo eu o povo do meu país sei que vão desrespeitá-los e ainda acredito numas sessões de pugilato, a ver vamos. Beijinho e boa semana

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger CMatos disse:

Ó JL concordo contigo, bem sabes, mas nós por cá, os Portugueses somos peritos em contornar a situação. Já estou mesmo a ver os concessionários das prais a "convencerem" os nadadores salvadores a NÃO por a bandeira vermelha. É que caso contrário algumas prais correm o risco de fechar (ficar ás moscas) e isso não é bom para o negócio. O caso da praia de Mira, por exemplo, nessa o benfica vence quase sempre o campeonato!

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Esta medida acaba por ser um mal necessário.
É que não é nada agradável caminhar na areia e ver a praia imunda, ou ainda pior, e que acontece diversas vezes, que é cortar um pé num vidro ou numa lata que alguém deixou por lá

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger José Miguel Marques disse:

ao longo dos mais de trinta anos de democracia rapidamente copiamos do exterior tudo o que associamos à liberdade: roupa de marca, óculos de sol de marca, perfumes de marca, roupa feita em série como os automóveis (vestimo-nos todos de igual sem qualquer pavor), usamos telemóveis para tirar fotografias, temos 10, 15, 20 telemóveis só para dizer que os temos, compramos carros topo de gama, só porque o vizinho também comprou, compramos uma casa maior do que a que podemos sustentar só porque é chique, etc, etc;
evoluimos rapidamente naquilo que é de fácil percepção e cópia, esquecemo-nos de verificar que os paises de que copiamos determinados comportamentos, também são educados, respeitam as regras e as leis porque entendem as mesmas (e procuram entendê-las) porque sabem à partida que nesse cumprimento está 90% da sã convivência da sociedade em que estão presentes; nós não, cá dentro achamos que podemos fazer o que nos der na real gana, porque porra este é o nosso país, emigramos e tornamo-nos nas pessoas mais cumpridoras, mais zelosas das regras e leis existentes, pagamos impostos mais altos e injustos porque sim, sem reclamar.
cá para zelarmos pela nossa própria vida, coisa que deveriamos fazer sem nos pedirem, temos de ser multados; faltamos evoluir neste sentido, mas é precisamente este sentido que mais demora a evoluir: mentalidade, é tudo uma questão de mentalidade.
um abraço

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger alice disse:

bom dia ;)

há muito que não vinha observar-te

espero que estejas tão bem como o teu blog

um grande beijinho para ti

alice

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Mas quem é que multou a comitiva que foi para Angola e fez do avião a sala da "passa"?
É que neste país fazem-se leis, deste género, porque quem as faz é o primeiro a desrespeitar as mesmas.

Isto, quanto a mim, não vai lá com leis.

Esta é uma questão de educação e respeito pelos outros.
por exemplo, as ticas dos cigarros continuam a ser arremessadas pelos condutores janela fora do carro e é proibido, não há hipótese, custa muito dizer isto mas o lema deste país é o salve-se quem poder e se uns estão bem que se lixem os outros.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Caro João,
Teria todo o gosto em comentar este assunto, mas acabo de fazê-lo noutro sítio e confesso-lhe que não gosto de ser repetitiva. Assim, e desculpe a ousadia, remete-o para o http://naohaduvida.blogspot.com/ caso tenha interesse ou queira ler os comentários que lá deixei, no post respectivo.
Boa semana.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger Memória transparente disse:

Concordo consigo quando diz que se envergonha de ser civilizado por decreto, também eu.

Boa semana.

Beijinhos.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Post oportuno.

As multas para quem suja a praia, desconsiderando em absoluto os concidadãos.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger Alberto Oliveira disse:

Tocou na ferida como é evidente. Trinta anos de democracia, não adiantaram nada no que toca a este assunto. Mas só?!
Recordando que o a maleita vinha de trás, onde estiveram neste meio-tempo oe pedagogos? e os que traçaram as linhas gerais de uma democracia? "Entretidos" em situações que dizem respeito ao individual e não ao colectivo.
Arrepiar caminho com medidas que envergonham o cidadão responsável é a solução.
Daí que, quando nos questionamos se estamos satisfeitos de viver no país em que nascemos, estas questões não possam ser obliteradas por muito que nos custe.

Cumprimentos.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger nunofigueiredo disse:

Boas!

é assim na praia, na estrada, no centro de saude, no restaurante, na fila do autocarro.

" A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA É FUNDAMENTAL. TUDO O RESTO SOBRA SE NÃO HOUVER CONSCIÊNCIA DO CIDADÃO"

Palavras do srº. Tenente-General Mourato Nunes, aquando do seminario internacional de segurança rodoviaria.

É verdade! foi em Portugal. Ninguem deu por isso. Não dá audiências. Só se lembram dos crash.test.



Bendeira vermelha! Atenção a brincar com coisas sérias. Não se brinca com o Benfica.

é só rir este nosso pais. e mais de rir é que somos nós que o fazemos assim.
Ups!
Vou mudar!
Ò não vou nada!!!


abraços a todos.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger Cerejinha disse:

Mais uma vez: muito bem visto!
:-)
Boa semana.

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Independentemente de concordar com a medida da aplicação de coimas, ou não, eu estou convencido que é um mal necessario, em Portugal, infelizmente é necessario tomar medidas extremas para que as pessoas se consciencializem dos seus actos, formas de estar, de pensar e viver...

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger amigona avó e a neta princesa disse:

Nem mais João... mas temos ainda um longo caminho a percorrer na estrada do civismo...

segunda-feira, 15 maio, 2006  
Blogger Alex disse:

JL, concordo contigo.
Há muita gente badalhoca nas praias e devemos reclamar com elas quando sujam e depois não a limpam. Devemos envergonhá-las logo na hora.

Quanto às bandeiras … confesso que dou trabalho aos vigilantes. Dá-me um grande gozo nadar com o mar bravo e não é para armar ao cágado - mesmo que aches que tenha guelras como os cavalos. Mas também há dias em que apenas molho os dedinhos dos pés para arrefecer um pouco. Posso ser mau exemplo mas não sou maluco.
Considero bem mais perigosa a viagem de carro até à praia do que nadar em alguns dias de bandeira amarela ou vermelha.
Essa lei é ridícula e excessiva. Não reconheço autoridade a banheiros para passar multas. Alguns estão lá quase só para arrumar os toldos, alugar gaivotas e motas de água (mal cheirosas e barulhentas) exploradas pelas concessões de praia.
Como nunca levarei BI ou o CU para a praia só se aparecer alguma autoridade que me obrigue a identificar é que me multam.

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Vica disse:

Ótimo, a parte das garras, ótima!

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Eli disse:

Eu não me aventuro no mar desafiando a sur força que sei que existe, mas sei que cada um tem a mania que sabe e que percebe apesar das instruções das bandeiras.

É bom começar por dizer pelo menos ao perceiro do lado a verdade!!!

:)

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Concordo plenamente, o que se passa na praia passa-se na estrada tambem, pois se ou menos nos matasse-mos sozinhos, mas temos tendencia a levar connosco os outros.

Um abraco amigo e, boa semana.

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Belzebu disse:

Amigo JL estou totalmente de acordo,e também me irrita ser civilizado por decreto! Mas sinceramente o nosso povinho gosta de ser tratado como um bando de anormais, por outro bando de anormais! E juntando a fome á vontade de comer dá isto!

Saudações!

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Menina Marota disse:

Eu vivo próximo de uma (algumas) praias. Sei do que falas, assim como sei o que se passa noutros locais e da falta de civismo que impera, a começar pelo estacionamento desenfreado, em 1ª. e 2ªs filas... no excesso de velocidade e, em tantas outras atitudes, que nem vale a pena já falar, é do conhecimento geral...

Se conduzir, não beba... e, afinal, continua a beber-se, tal como continuarão a entrar no mar com bandeira vermelha...

Um abraço e boa semana ;)

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Bina Ladina disse:

Eu juro que não entendo.
Este país só funciona à lei da multa?
Andamos mais devgar na estrada senão pagamos multa, pagamos os impostos a horas senão pagamos multa e agora não vamos brincar para a água porque pagamos multa?!
Não é por ter chegado à conclusão que é perigoso para nós, é porque dá multa...
Das poucas coisas que aprendi ao longo desta minha vidita é que: Liberdade implica responsabilidade, e se as pessoas não são responsáveis .. pagam multa :X
.. Se o nosso povo só entende assim, siga a multa que é para aprender!

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Maria P. disse:

É caso para dizer: maré cheia, bolsos vazios.

um abraço

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Unknown disse:

Utilizas uma frase engraçada (“a nossa liberdade termina sempre onde a do parceiro do lado começa.”) que perde todo o seu sentido no texto e em alguma legislação. Eu deveria ser livre para meter o MEU rabo na água quando muito bem entender, com bandeira azul, verde ou vermelha, deveria sair uma lei a dizer que os socorristas não deveriam socorrer quem entre com bandeira vermelha, mas isso é outra discussão.
OK, sou livre de ir tomar banho para as praias não vigiadas… é o que vou fazer.

Um abraço

PS – Só falta sair uma lei a obrigar-te a procriar para que as nossas reformas estejam garantidas, depois quero ver como fazes se já apagas-te os emaisl do levitra.

PSS – É proibido proibir

quarta-feira, 17 maio, 2006  
Blogger segurademim disse:

... esta menina não pode ser um 25! de certezinha que é um 38... rsss

;)

quinta-feira, 18 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

"E a nossa liberdade termina sempre onde a do parceiro do lado começa."

Essa tá genial! Bem visto!

sábado, 20 maio, 2006  
Blogger Su disse:

Há coisas que me envergonham, confesso ... Mas envergonha-me ter que ser civilizado por decreto. Não deveria ser necessário fazê-lo

está tudo dito
joca smaradas

domingo, 21 maio, 2006  

Enviar um comentário

<< Home