11 de Setembro
Há cinco anos o Mundo foi abalado pelo ataque terrorista mais devastador de sempre. Ainda hoje não se percebe muito bem que motivações levaram a que meia dúzia de homens fanáticos, comandados por outros também fanáticos mas, quiçá, muito mais calculistas, a perpetrar o ataque às Torres Gémeas de Nova Iorque. Para muitos, mais do que um ataque aos americanos, tratou-se de um ataque ao Mundo Ocidentalizado. Para outros não passou de uma demonstração das “novas cruzadas”. Para outros, ainda, esta foi, “apenas”, a resposta do mundo árabe ao apoio dado pelos Estados Unidos à causa israelita.
Não creio, contudo, que possamos confundir o povo americano com os líderes mais ou menos inteligentes, mais ou menos argutos, mais ou menos idiotas que em dado momento os comanda. Nem sequer imagino que se possam arranjar desculpas para um acto assim.
É certo, no entanto, que nada é como dantes. O Mundo está mais inseguro. As religiões são olhadas todas, ou quase todas, pela mesma bitola e sempre, ou quase sempre, de soslaio. E a fé deixou de mover montanhas para derrubar Torres.
Para que a memória não se apague!
Entretanto, aproveito para esclarecer os atentos leitores que, por lapso, não foi indicada a data da primeira emissão do programa “A Hora da Bica” na Rádio Voz de Mangualde e alguns dos leitores tentaram escutá-la no último sábado. De facto a primeira emissão ocorrerá no próximo sábado, dia 16, entre as 10 e as 13 h e terá como primeiro tema o terrorismo e o 11 de Setembro. Contamos convosco!
15 Comentário(s):
Muito bem dito; nao se pode nem deve nunca confundir o povo americano com os seus lideres.
Eu que tao perto vivi essa tragedia e que entre as vitimas houve familiares de gente chegada e conhecida, talvez possa sentir um pouco mais essa data, do que muitos portugueses.
Que o mundo nunca esqueca, que os fanatismos que sempre provocam vitimas inocentes, nao e coisa do passado infelizmente e, que continua presente neste nosso novo milenio ainda mais activo.
Que D*us tenha piedade do nos.
Em homenagem a todos quantos neste dia morreram, colocarei na minha varanda hoje, bandeira deste pais que com todos os defeitos, tem uma grande virtude; a tolerancia.
há muitos 11 de Setembros....
agora no nosso Portugal é o 11 de setembro da moda das energias eólicas....tanta serra conspurcada de ventoínhas....
será que é preciso um D. Quixote mais um ajudante Sancho Pança para derrubar os moínhos que tornam feias as paisagens naturais?
os Lobies são pesados.....
abraço
RPM
Sobre este assunto, tenho um ultimo post que trata o mesmo assunto, como sabes, e onde já expus todas as minhas ideias e dúvidas.
Beijinhos
Cá espero pela 'Hora da Bica' do próximo Sábado ;-)
perante a imagem, apenas o meu silêncio...
Uma nova semana tomou o seu lugar, o tempo esse corre sem parar...
Bjx e boa semana
Lembro me de no momento do atentado estra a reclamar porque tinha tido uma nota menos boa a uma cadeira. Nesse momento apercebi me que nao tinha qualquer motivo de queixa.
A religião sempre foi o motivo que muitos precisaram e usaram ao longo da história para cometer actos tresloucados e sem sentido.
Espero que em nome deste 11 de setembro não se cometam outros.
Um beijo
Parece que foi ontem, de tão pesado que tudo foi!...
O terrorismo desde o 11 de Setembro passou a "viver" connosco, estamos constantemente a ser invadidos por situações de medo... como a que surgiu este Verão em Londres... é verdade... o Mundo nunca mais foi o mesmo.
Amigo João,
O problema é que eu acho que é muito fácil explicar o 11 de Setembro.
A explicação está na história recente e na indústria norte americana da arte de bem matar em qualquer país.
O Bush é apenas a imagem patética de algo mais profundo...
Sem qualquer mania da teoria da cosnpiração, eu acho mesmo que de lá só vem desgraça...
Mudando de assunto... votos de maiores sucessos para a vossa hora da bica. Sou capaz de pedir à Carmen que te faça o mapa astrológico do programa...
Só para ver como está a conjunção astral
Ontem, erradamente, alguem lembrava o Pearl Harbour -- pela devastação e por ter sido contra os americanos -- com o ataque às Torres Gémeas.
Então, tratava-se da II Grande Guerra. Combate entre forças americanas e japonesas.
11 de Setembro deu continuidade a um provesso que já controntou Clinton e teve o seu auge com Bush.
Até quando a prevenção será capaz de evitar casos semelhantes?
Um abraço
Foi algo espantoso, mesmo. Para mim, ainda sem significado.
gostei de sua conclusão quanto aos ataques:
"É certo, no entanto, que nada é como dantes. O Mundo está mais inseguro. As religiões são olhadas todas, ou quase todas, pela mesma bitola e sempre, ou quase sempre, de soslaio. E a fé deixou de mover montanhas para derrubar Torres".
Ninguém conseguirá esquecer este dia e esta estrondosa tragédia transmitida em directo e aquela dor esmagadora, mas é preciso não esquecer a dor e a tragédia que continuam todos os dias sem a presença das camâras!
...eu lembro esse dia como se fosse hoje...estava a ver Tv...e fiquei horrorizada...
Besitos
Esses americanos são mesmo umas cobras venenosas.
Vejam bem: destruir um dos ícones da sua própria cultura e matar centenas e centenas de compatriotas. Só mesmo de tipos absolutamente alienados.
Melhor seria purificar o mundo e riscar do mapa esse estado stânico.
E será que foram eles os calculistas?
Enviar um comentário
<< Home