quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Verdade Inconveniente

O ex Vice Presidente dos EUA, no tempo de Bill Clinton, que perdeu as eleições, apesar de ter tido mais votos nas urnas, para o primeiro mandato de Bush, apresentou-se ao mundo como tendo sido, em tempos e durante algum tempo, o “futuro presidente dos Estados Unidos da América”. A plateia soltou uma sonora e uníssona gargalhada para depois ficar pasma com o documentário que Gore iria apresentar. Verdade Inconveniente, assim se chama o documentário apresentado ontem em ante estreia, vem alertar para o risco eminente de submersão com o crescente aquecimento do Planeta Terra. Imagens produzidas por computador mostram o que restará dos países e capitais do mundo mais afectados com o degelo dos glaciares e a hipotética, mas não remota, subida de seis metros do nível da água do mar até ao ano 2100. Al Gore fala numa possibilidade, nada inverosímil, de existirem nessa altura, mais de cem milhões de refugiados. É bom que seja um político da craveira de Gore a alertar para situações que, entretanto, já foram colocadas por cientistas que só não foram internados em hospício por loucura porque não calhou. Mas assim os apelidou o mundo político do senhor Bush. Aliás foi este mesmo Bush que no seu primeiro mandato não quis assinar o Protocolo de Quioto onde os países mais industrializados do mundo se comprometiam a reduzir, substancialmente, as emissões de CO2 com vista ao abrandamento progressivo do aquecimento global. Talvez por ter suspeitado que o seu arqui rival estivesse para anunciar ao mundo os perigos que se aproximam, Bush já veio dizer que está preocupado com o aquecimento global e pede um entendimento abrangente sobre o assunto. Talvez, quem sabe, para não ficar na história da América como o maior dos idiotas que a presidiu. A verdade é que não tem honrado nada a categoria de muitos dos que presidiram antes de si a América e donde se destaca, por ser o mais recente, Bill Clinton. É bom, ainda, que seja um político como Gore a tocar na ferida e alertar os seus pares para uma visão menos espartilhada e limitada da realidade. Na verdade, na sua maioria, os políticos têm um horizonte tão grande como o tamanho da sua hipotética carreira que, em média não passará dos 15 ou 20 anos. É preciso ter, como dizia Aleixo, “vistas largas”, sabedoria e menos egoísmo para olhar para lá do que se vê. Reparem como ficará Portugal na realidade apresentada por Gore. A única consolação que nos restará, a nós beirões, para ironizar com a desgraça dos nossos descendentes, é ficar com a praia mais perto de casa. Estou certo que nenhum de nós quer essa realidade.

15 Comentário(s):

Blogger Unknown disse:

A verdade é que nem tu nem eu fazemos mais pela nossa casa grande que é a terra, mas fica descansado que o planeta safa-se, o homem (e a mulher) é que não sei.

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Blogger APC disse:

Problema por problema, convido-te agarrar o meu; é matemático e será descamuflado dia 15.
:-*

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Está visto que muitas pessoas terão de deixar de andar no seu próprio automóvel.
Proponho que se comece por proibir a circulação de ecologistas!

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Esqueci-me de lembrar que o que deu notoriedade ao Clinton, para além da sua irradiante simpatia, foi o broche que lhe fez a Mónica, mais o facto de dizer sempre a verdade: "Read my lips"!

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Olá meu amigo,
Isto é que foram férias!!! Mas agora estou de volta e cheia de vontade de retomar a blogoesfera!
Em relação ao Clinton, dá-me sp vontade de rir ouvir o nome dele, pq a minha avó chamava-lhe Abilio Clito!
Beijinhos da Dani

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Vi a ante estreia e saí de lá bastante mais preocupado do que quando entrei! Realmente, o simples facto de olharmos apenas para o nosso umbigo poderá trazer grandes problemas para os nossos filhos e netos!

Comentar só por comentar não vale a pena! Vão ver com os vossos próprios olhos o que de mal estamos a fazer ao nosso planeta e depois venham comentar.

Acho que estreia hoje!

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

Eu por mim nao quero e dentro dos meus conhecimentos e possibilidades, faco o possivel para contribuir que isso nao aconteca.

Nem essa consolacao me consola.

Um abraco de amizade.

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Opsss...andamos em xintonia ;-)
hoje tb publiquei esta noticia do documentário/filme...

Bjs

quinta-feira, 14 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Azurara:
"Read my lips" é frase de Bush pai e não de Clinton. Em caso de dúvida consultar a Wikipedia em http://en.wikipedia.org/wiki/Read_my_lips:_No_new_taxes

sexta-feira, 15 setembro, 2006  
Blogger Agnelo Figueiredo disse:

Pois claro que é do Bush.
É aí mesmo que reside a questão.
Presidentes americanos...
Em matéria de política externa, qual a diferença?
Ai que me estava a esquecer do JFK e da Baía dos Porcos. Ai como anda a minha memória!

sexta-feira, 15 setembro, 2006  
Blogger Salto Angel disse:

Bom fim-de-semana... e sucesso para o teu programa radiofónico!! :-)

Abraço.

sábado, 16 setembro, 2006  
Blogger sattelite disse:

Se todos nós contribuissemos com alguma coisinha para a preservação da casa dos nossos filhos e netos era possivél evitar esta desgraça anunciada por Gore. pode ser que agora se comece a olhar de forma diferente os problemas que afectam a nossa casa.

domingo, 17 setembro, 2006  
Blogger APC disse:

Pus o despertador para as 10, para ouvir a emissão, mas acordei passava das...
... Num bou nem dizer!
:-(

PS - Correu bem? :-)

domingo, 17 setembro, 2006  
Blogger RC disse:

Xii
Viva os santos americanos que nos salvam de todas as desgraças!!!

Exclamo um impropério!!!!

Por que raio será que toda a gente espera pelos americanos para que um facto que já é conhecido há mais de 30 anos se torne verdade????

Salta mais um impropério!!! (talvez mais do que um)

Quanto ao arbusto(Bush), TOO Late
ele é mesmo o maior idiota que já deve ter pisado a casa branca. Quem mais desejaria servir de fantoche de modo tão óbvio???

Já o Bill Clinton talvez não seja o maior dos santos mas deve ter sido o menos hipócrita dos presidentes americanos. Traíu a esposa mas não matou tanta gente como a maioria dos outros. Que me importa se o vestido saíu manchado???

Tenho uma dúvida; O Bush 2 não assinou o protocolo de Quioto ou revogou-o depois de já ter sido assumido pelo Clinton??

terça-feira, 19 setembro, 2006  
Blogger Escuta o teu mundo... disse:

O que penso é que senão soubermos cuidar da Terra não vai haver nós num futuro não muito distante.

quinta-feira, 21 setembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home