segunda-feira, 26 de março de 2007

Embrulha!

Republicado depois de um alerta vindo do Brasil sobre o erro da foto que apresentava Chico Buarque, o músico, e não Cristovam Buarque, o senador.
Durante o debate numa universidade, nos Estados Unidos, o ex-ministro brasileiro da Educação Cristovam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia.
O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro.
Esta foi a resposta de Cristovam Buarque:

“De facto, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que os nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro... O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado.
Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano…
…Manhattan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Defendo a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Usemos essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de comer e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro…
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa!”.

Etiquetas: , ,

10 Comentário(s):

Blogger Carla disse:

Ora aqui está um discurso que gostei de ler!
beijos e boa semana

segunda-feira, 26 março, 2007  
Blogger Neoarqueo disse:

A questão está que Chico Buarque tem sessenta e poucos anos e o Jovem amaerinoa é um puto.A sabedoria dum é a grande lição para o outro...e para todos nós...

segunda-feira, 26 março, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Bonito de ler.
Que não se lenbrem de internacionalizar Alvalade xx1( só nosso).
ze

segunda-feira, 26 março, 2007  
Blogger CMatos disse:

Parece-me que as pretensões dos EUA começam a parecer-se com as pretensões do nosso governo (ou vice-versa): Mandar em tudo e em todos!
Não posso concordar mais com esta explicação.

segunda-feira, 26 março, 2007  
Blogger Vica disse:

Não entendi porque a foto do Chico Buarque quando o discurso acima foi proferido pelo Cristóvam Buarque, que também concorreu à presidência da república aqui no Brasil nas últimas eleiços. Chico Buarque é músico. Cristóvam Buarque é político. Beijos!

segunda-feira, 26 março, 2007  
Blogger JL disse:

Obrigado Vica pelo alerta. De facto trata-se, como dizes, de duas personalidades distintas. As minhas desculpas aos leitores.

segunda-feira, 26 março, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Até admira a sua grande amiga Leonor não o ter avisado do erro.
É óbvio que o Senador não é o cantor.
Ela anda a descuidar na amizade.

terça-feira, 27 março, 2007  
Blogger O Profeta disse:

Agora sim, para ficar...

Nasci do sublime amor de um Deus e o azul do arco-íris, navego em um mar de luz, transformo cor em amor, sou aquele que te dirá onde pára o eco da palavra…

Profético abraço

terça-feira, 27 março, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

votei neste exmo. sr. para presidente do Brasil. mas gente de bem aqui não ganha.
vá ao 'sitio' dele (www.cristovam.com.br) e veja outros discursos primorosos.

saudações.

PS: Salazar o maior português de todos os tempos???

quarta-feira, 28 março, 2007  
Blogger Vica disse:

Agora mude a etiqueta! ;)
Um beijão, amigo!!

domingo, 01 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home