segunda-feira, 30 de abril de 2007

O número


Dizia-me há dias o dono de um café que depois de ter feito uma radiografia aos pulmões o médico o proibiu de fumar imediatamente. "Mas como, se não fumo?" perguntou-lhe.
Intrigado, o médico só percebeu o que se estava a passar quando o paciente lhe disse que trabalhava naquele ramo há cinquenta anos.
Hoje impressiona-me o número que é divulgado na TV: mil e quinhentas pessoas morrem por ano com cancro no pulmão sem nunca terem fumado um cigarro. O motivo é o fumo dos outros.
Quando é que, à semelhança do que acontece noutros países, deixará de ser permitido fumar em locais públicos e fechados?
Somos lestos a importar leis castradoras e nem sempre boas para as tradições da nossa sociedade... mas muito lentos a implementar outras com provas dadas noutros locais...

Etiquetas: ,

9 Comentário(s):

Blogger Unknown disse:

cumprimentos jl
deveria ser proíbido fumar em recintos fechados, instituições publicas e privadas e mais, quem fumasse na rua deveria ser também expressamente proibido de deitar as beatas no chão. é uma vergonha, uma sujeira em certos sitios ver nas ruas só lixo, além de ouitro também beatas
um abraço

terça-feira, 01 maio, 2007  
Blogger Al Cardoso disse:

Parece que a lei esta para breve, embora creio que e um pouco fundamentalista de mais, digo isto frizando que nunca fui fumador.

Um abraco de amizade.

terça-feira, 01 maio, 2007  
Blogger Era uma vez um Girassol disse:

Muito bem visto!
Também sou fumadora passiva...
Ufffff....
Bjs

terça-feira, 01 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Eu penso que há dificuldade mas é em impor leis que poderão ser castradoras para os cofres do estado. O tabaco dá muito dinheiro ao estado e este está com bastante dificuldade em implementar a lei.

terça-feira, 01 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Fui fumador durante 13 longos anos, sempre tive cuidado en não fumar en recintos fechados.Concordo que se crien leis que proibem os fumadores de o fazerem dentro de qualquer recinto fechado,mas è lamentavel que tenham que se criar essas mesmas leis para tal situação,porque as pessoas não têm respeito nenhum pelo vezinho.(têm que proteger quem não se quer matar)
ze

terça-feira, 01 maio, 2007  
Blogger José Manuel Dias disse:

Os meus aplausos para a iniciativa do Governo.
Cumps

quarta-feira, 02 maio, 2007  
Blogger APC disse:

Deve ser difícil perceber que se prejudica os outros. Deve, deve...

quinta-feira, 10 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Temos que matar os fumadores, eles sim são o cancro da nossa sociedade, vivam os drogados que roubam e matam, esses coitadinhos têm que ser protegidos. Agora os fumadores, que seres repugnantes!!!!!
Em 2006 estes seres horripilantes contribuiram com 1400 milhões de euros para os cofres do estado, temos que acabar com eles! Se o estado fosse uma pessoa de bem usava esse dinheirinho exclusivamente na luta contra o cancro. Sejamos um pouco mais racionais e criemos uma lei que proteja quem não fuma e ao mesmo tempo não reprima quem o faz. Haja bom senso.

sábado, 12 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

boas,

fumar ou desemfumar, eis a questão!

Portugal está a ceder à moda da "desenfumagem" dos locais fechados e está a espalhar-se pela Europa.
No fundo a questão de saúde não está a ser tratada mas sim simplesmente contornada.

tudo isto não passa de um ecrã de fumo...

quarta-feira, 16 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home