quarta-feira, 4 de abril de 2007

Violência castigada

O procurador-geral da República veio defender que os conselhos executivos das escolas devem participar obrigatoriamente ao Ministério Público as agressões a professores e pessoal não docente ocorridas dentro dos estabelecimentos de ensino. Bem, muito bem.
Lamento, contudo, que tenha sido necessário fazer um alarido enorme na comunicação social com as agressões que foram ocorrendo de norte a sul do país, aos professores das nossas escolas.
É tempo de punir, severamente, quem não respeita e incentiva a desrespeitar aqueles que dão o melhor de si na missão de ensinar e formar cidadãos e profissionais. É claro que, à semelhança do que se passa em todos os sectores, também aqui há as chamadas ovelhas que destoam e denigrem o resto do rebanho. Mas é a árvore. Não a floresta.
É tempo de devolver autoridade aos professores. É que esta sociedade está a tornar-se sem regras e autoritária. A falta de autoridade pode, inevitavelmente, levar ao autoritarismo. Talvez esta seja só uma das muitas razões que levaram os portugueses a escolher Salazar e Cunhal para os primeiros lugares dos “Grandes Portugueses” equecendo-se, todavia, que elegeram dois grandes ditadores e autoritaristas... Mas isso são contas de outro rosário!

Etiquetas: , ,

10 Comentário(s):

Blogger Unknown disse:

"dois grandes ditadores e autoritaristas"

Ai JL, duas reguadas. Uma em cada mão!
Uma pelo atrevimento outra pelo erro!

Abraços

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Blogger Vica disse:

Que triste que essas coisas aconteçam, não?

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Blogger Neoarqueo disse:

João, penso que o problema não se pode colocar assim tão linearmente. Não é por decreto ou por alteração do estatuto do professor ou do aluno que este deixa de ser mal educado ou violento para o professor. A solução terá que necessariamente entroncar nas causas subjacentes ao problema. Já se reflectiu no papel dos pais e educadores? Já se escalpelizou que tipo de relação educacional existe nos lares portugueses? Os pais não estarão a ser totalmente laxistas quanto à orientação social, educacional e formativa dos seus filhos? Na hora das refeições, por exemplo, sobretudo à noite quando pais e filhos deveriam estar em convívio alegre e são, não estará a TV ligada e a ocupar o"ESPAÇO" daquela família?. Pois é, as razões socias e culturais são o verdadeiro problema: identifiquem-se as causas, estude-se o problema e depois apresentem-se as soluções.

Da mesma forma penso que a ligação da autoridade (falta dela) com as duas figuras políticas não pode ser também apresentada de uma forma tão simplista.

As razões culturais e sociológicas que levaram as pessoas a votar em Salazar e em Cunhal são bem mais complexas que as que delineaste, João. São várias e diversas: em primeiro lugar atente-se na forma como a Pergunta foi colocada...
A maeira de se colocar a pergunta pode influenciar as respostas;

É que, e tu sabes bem disto, a percepção da realidade é diversa de pessoa para pessoa, e cada um adapta essa percepção ao seu código de valores e objectivos.

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Blogger Al Cardoso disse:

De facto sao as faltas de respeito e de educacao, (nao de instrucao) que fazem a muitos lembrar e ate desejar tempos ditactoriais, que se esperava nao ser de desejar.

O regime que temos, em que impera a corupcao, o compadrio, a mediocridade e o politicamente correcto, tambem tera muito que ver com certos desejos e decisoes!

Enquanto nao vierem dias melhores, gozemos esta epoca festiva de Pascoa, com saude e alguma felicidade.

Um abraco de amizade.

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Blogger Amaral disse:

JL
de facto é necessário restabelecer não a autoridade, mas o respeito. Parece-me que hoje em dia esse termo vai-se delindo.
Boa Páscoa para ti e para os teus.
Abraço

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Blogger Maria P. disse:

São outras contas de outro rosário sem dúvida.

Uma boa Páscoa!

Beijinhos*

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Blogger teresa.com disse:

já ninguém 'tá a salvo!
bjos

sexta-feira, 06 abril, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

vamos sempre bater no mesmo.
A questão do respeito e da disciplina familiar.
É um fenómeno genérico agravado pelo armazém em que se transformaram as escolas.
No entanto, a verdadeira violência que sofrem os professores não é essa. Esses são casos pontuais.A verdadeira violência é tentarem ensinar perante alunos que não querem aprender.

sábado, 07 abril, 2007  
Blogger CMatos disse:

Uma SANTA e Feliz PÁSCOA!

domingo, 08 abril, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

O único castigo que funciona é a violência física, umas réguadas bem dadas faz os miúdos pensarem duas vezes. O problema é que os páis dos miúdos de hoje são mais atrasados mentais que os filhos. No meu tempo se os meus páis soubessem que a professora me tinha batido ainda levava mais, hoje em dia esses atrasados mentais vão bater aos professores que tentaram incutir alguma disciplina nos seus filhos. O que irá na cabeça desta gente? Penso, penso, penso, e só consigo chegar a uma conclusão, é a de que na cabeça desta gente não vai nada não.

sábado, 12 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home