domingo, 22 de abril de 2007

Olha o "tâncio"

Quando Vítor Constâncio anunciou esta semana no Boletim da Primavera do Banco de Portugal que os salários dos portugueses têm subido mais do que a produtividade e, por conseguinte, sugere que haja uma redução na massa salarial eu fiquei, por instantes, atónito e a pensar que seria algum governador de um Banco central de algum país do norte da Europa que recomendava tal atitude.
Mas não, tratava-se de facto de Constâncio, personalidade que eu respeitava e admirava, o governador do BP. Será, porventura, que o senhor governador não se quedou ainda no seu recibo de vencimento e das principescas mordomias a que tem direito?
Talvez fosse boa ideia reduzir já e para metade o valor do seu salário. É, sem dúvida, um bom começo. E digo-vos que mesmo reduzindo para metade continuaria a auferir uns bons milhares de euros por mês.
E digo reduzir para não ser mais radical ao ponto de sugerir a abolição imediata do seu cargo. É que se no passado se justificava o lugar de Governador do Banco de Portugal quando havia autonomia para mexer nas taxas de juro e controlar o valor do escudo no mercado cambial, hoje apenas serve de peça decorativa e produtora de relatórios do género deste.
Só para que se saiba Vítor Constâncio ganha mais que o seu homólogo americano, o presidente da FED, que é só um dos homens mais influentes na economia mundial.

Etiquetas: , , ,

9 Comentário(s):

Blogger Alex disse:

Era uma linda atitude sim senhor... Os bons exemplos vêem de cima.

O “Tâncio” pode ter alguma razão, mas de certeza que não se referia ao meu ordenado que está congelado há três anos para que ele e outros possam continuar a ter essas mordomias das quais não abdicam.

Tâncio – lindo nome :-))

domingo, 22 abril, 2007  
Blogger Amaral disse:

JL
Tens toda a razão. VC é um dos muitos portugueses com cargos de chefia que pregam a velha máxima de "que bem prega Frei Tomás..."
Abraço

domingo, 22 abril, 2007  
Blogger Maria P. disse:

Excelente análise, como sempre.
O resultado revela o nosso Portugal no seu melhor!

Um abraço*

segunda-feira, 23 abril, 2007  
Blogger Al Cardoso disse:

"Os bons exemplos vem de cima", mas os conselhos do "amigo" Constancio, sao para ser implementados pelos "outros"!

Que "tanso"!

Um abraco de amizade.

terça-feira, 24 abril, 2007  
Blogger A. João Soares disse:

Mas no BP não está apenas ele. Passam, em part-time, vários economistas, por poucos anos, ao fim dos quais levam uma reforma volumosa para juntar a outras. Um dos beneficiados com esse esquema é o actual PR e o anterior ministro das finanças.
A melhor anedota do VC, foram as previsões do défice em 2005 após o início do governo do Sócrates. Para dar credibilidade aos números, a previsão apresentava um rigor até aos milímetros!!! a seguir à vírgula havia 3 algarismos, como se uma previsão fosse uma medida com micrómetro!!! Passadas poucas semanas, fez uma revisão do número mas voltou ao mesmo falso rigor. Que ideia faz este animal de uma previsão? Se os números de partida são pouco rígidos, se o futuro a Deus pertence, como se pode ter a lata de fazer previsões assim?
Experimentem fazer uma previsão das vossas poupanças no próximo mês e depois imaginem o que acontece num País.
Abraços

terça-feira, 24 abril, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Isto de falar de barriga cheia...
Este senhor é dos poucos que tem o condão se saber iludir a maioria dos portugueses comuns, a maioria dos políticos à esquerda ao cetro e à direita, bem como a maioria dos jornalistas.
Manda poupar mas esbanja, em carros luxuosos com motorista, manda reduzir salários mas tem um salário bem apetecível, ora ilugia as políticas do governo, ora pisca o olho à oposição.
Muito sinceramente, gostava de o ver como primeiro ministro e analisar, depois, as análises dos que agora o ilugiam tanto.

quarta-feira, 25 abril, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

pois é....tu chamas-lhe "tâncio", e é ele que recebe todos os anos aproximadamente 240 mil euros. Pois, eu acho que nós é que somos "tâncios" ao permitir este tipo de coisas.

um abraço JL do Europeu...

quarta-feira, 25 abril, 2007  
Blogger Em busca da Verdade disse:

Mais uma vez...os tubarões deste país a achar que somos uma cambada de "tansos"...é uma pena que estejamos a ficar arruinados, pois estes tipos desequilibram verdadeiramente as finanças...Mas que moral é esta??? Pedir sacrifícios ao comum dos mortais ...quando eles não prescindem dos seus preciosos "extras" já para não falar dos vencimentoe principescos, muitas vezes a acumular com as reformas, como sucede com o PR...Deviam era ter vergonha...que reles classe política e parasitas em redor temos neste país....
Precisamos de outro Abril e escorraçar estes parasitas!!!

domingo, 29 abril, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Fabuloso " Tâncio", eu diria filho da P...., então este animal, quer que vulgar cidadão deste miserável país, ganhe menos, vamos começar a dar o exemplo, Sr. Tâncio, sem tem tomates corte no seu, venha lá o exemplo.
Vivemos num miserável país, que está completamente roto e este palerma diz uma coisa desta.
Sinceramente, tenho pena de não viver em Espanha, lá existe a ETA, que neste caso seria bem empregue.

domingo, 29 abril, 2007  

Enviar um comentário

<< Home