quinta-feira, 10 de maio de 2007

Amarrados?

Há uma petição na internet e fortemente publicitada na rádio a exigir a abertura dos hipermercados aos domingos e feriados no período da tarde.
A publicidade “vende-nos” a ideia que estamos amarrados e assinando a petição damos um passo na quebra dessas amarras. “Vende-nos”, ainda, a ideia de ser um direito nosso de consumidores, esse de ter o comércio aberto naqueles dias.
Muito bem! E no meio de tantos direitos onde é que entram os nossos deveres, as nossas obrigações?
Sou a favor do liberalismo mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. Sinceramente, dos doze argumentos que são apresentados na petição a maioria é falaciosa e pode iludir os mais incautos.
É verdade que não podemos, hoje em que tudo é vivido a mil à hora e 365 dias no ano, invocar o domingo como dia de descanso por natureza. São muitos os que trabalham ao domingo para garantir a sustentabilidade de sectores com os quais se torna inimaginável viver. Abrir uma torneira ou ligar um interruptor são pequenos gestos, hoje tão banais, que obrigam a que por trás deles haja toda uma dinâmica e logística que, quase sempre, nos passam despercebidas.
Mas fazer compras não é, decididamente, um desses casos. Vivo bem sem fazer compras ao domingo à tarde. Há tantas coisas bem mais interessantes para fazer… Por isso não assino a petição. Porque não me sinto amarrado. Porque não quero amarrar os funcionários dos hipermercados por mero capricho meu!

Etiquetas: , , ,

16 Comentário(s):

Blogger Al Cardoso disse:

Por onde resido esta tudo aberto todos os dias e nalguns casos 24 horas, eu e a minha familia so em caso de grande necessidade usamos os fins de semanas para compras, no entanto ha muita gente que o faz.
Estou convicto de que passavamos muito bem, sem ter que fazer as compras ao fim de semana, mas como ha gostos para tudo!

Um abraco de amizade.

sexta-feira, 11 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Infelizmente, as pessoas preferem ir passear para um centro comercial ou para um hipermercado, do que para um jardim ou parque!!!
São as consequências da "modernidade". Eu assino uma petição a favor de estarem fechados!
Paula Gouveia

sexta-feira, 11 maio, 2007  
Blogger Amaral disse:

JL
concordo consigo. O liberalismo exacerbado é destruidor, massificador e estupidificador, mas parece que o povo vive desse ópio que é o consumismo. O Domingo foi feito para o homem e não o inverso.
Só um reparo: no texto aparece «356 dias no ano», um lapso...
Bom fim-de-semana
abraço

sexta-feira, 11 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Eu também assinaria uma petição para os manter fechados. E já agora, para fechar outros espaços de consumo,pelo menos ao domingo á tarde.
Chega a ser revoltante basearem a campanha numa ideia de liberdade e manter seus funcionários em prisão 7 dias por semana! E quem tem filhos em idade escolar, por exemplo, não tem direito a nem uma tarde livre com eles??
Mau gosto o desta gente!!

Carmen

sexta-feira, 11 maio, 2007  
Blogger Neoarqueo disse:

mai mada....

sexta-feira, 11 maio, 2007  
Blogger Unknown disse:

cumprimentos
uma observação, por acaso até gosto de visitar hipermercados, mas gosto muito mais de ir á loja da tia micas e do sr. carlos em chãs de tavares
um abraço e bom fim de semana

sexta-feira, 11 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

O problema é que se não forem os chineses ou os indianos a abrirem as portas ao fim-de-semana só nos resta mesmo o hipermercado. É triste mas é assim, eu também gosto mais mais de ir ao super da esquina mas a vida hoje em dia nem sempre nos dá tempo para fazer as comprinhas lá para casa antes das 19H00.

sábado, 12 maio, 2007  
Blogger CMatos disse:

Subscrevo...
As pessoas esquecem-se que esses espaços comerciais também têm funcionários!
E as 19H00 não é desculpa. Os hipermercados estão abertos até às 22H00/23H00 de 2ª a SÁBADO e também abertos aos DOMINGOS de MANHÃ... é necessário mais?
O problemas é que algumas pessoas saem às 17H00/17H30, vão para o café ou dar água a caneco e às 19H00 em ponto estão a entrar nas lojas...
Essas pensam apenas nelas, nelas e só depois... nelas!

sábado, 12 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Eu contra mim falo, não é que goste muito de ir as compras, muito menos ao fim de semana mas as vezes lá terá que ser.Não nos podemos esquecer que nos cinemas,restaurantes,lojas,farmaçias,hospitais etc.etc, tambem existem pessoas não e so nos hipermercados.Essas pessoas tambem têm familia (mas tem que se garantir a sustentabilidade de sectores sen o qual não se vivia)
Ze

sábado, 12 maio, 2007  
Blogger Vica disse:

Pois aqui o comércio abre aos domingos e aos feriados e não tem mais discussão. Ainda não sei se é bom ou ruim.

domingo, 13 maio, 2007  
Blogger Bel disse:

OLá.
Não me parece assunto de petição. Não consigo perceber a polémica nem da parte do contra nem a favor.
Se pensarmos numa de só de te contrariar também poderia argumentar que para aqueles que têm horários complicados durante a semana, o poder ir domingo às compras é um descanso porque não terão que correr às 10.30 da noite para poderem achar o hiper aberto.
Por outro lado o estar aberto ao Domingo gera mais emprego e num país onde hipocritamente o desemprego baixou apenas 1 % parece me uma medida positiva. ~
Ora se não quero amarrar os funcionários por mero capricho meu também não vou impedir de terem direito de escolha.
Embora não pareça não estou a discordar contigo penso apenas que certas medidas têm que ser discutidas e com bom senso resolvidas sem grande alarido.
No que concerne a este assunto penso que o direito à opção é fundamental, e que essa opção não amarra ninguém aos hipermercados.
Desejo te um bom domingo

domingo, 13 maio, 2007  
Blogger JL disse:

Obrigado pela correcção Amaral. Estavam os algarismos trocados!

domingo, 13 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

Concordo em género, número e grau!
E muito obrigada pelo abraço, venho retribuir!
Beijinhos

terça-feira, 15 maio, 2007  
Anonymous Anónimo disse:

boas,
este tema dá-me uma crise de urticária desgraçada.
qual é o problema de abrirem lojas ao domingo? o desemprego está assim tão baixo que até se recusa novas oportunidades de emprego?
aonde está a minha liberdade de ir ao supermercado quando me apetece e/ou posso?
os parques, museus, praias e outros lugares de pretensas actividades outramente mais educativas ou ludicas tambem requerem funcionários para proporcionar essa diversão. mas aí já é de interesse publico?
há quem trabalhe de sol à sol de 2a à sábado e ao domingo de manhã leva o puto jogar futebol e aproveita o domingo à tarde para passá-lo em familia e fazer compras já que não tem tempo durante a semana.
ou então faz como muitos aproveita um magnifico domingo de sol para enfiar-se no tasco do tio manel para jogar uma suecada...
No meu entender podem abrir qualquer comercio em qualquer dia do ano do momento que os funcionários sejam devidamente compensados por isso.
(e conheço pessoas que sempre trabalharam de noite ou de fim de semana para poderem ter mais uns trocos).

quarta-feira, 16 maio, 2007  
Blogger Eduardo Leal disse:

Este é um dos assuntos em que, de facto, não posso estar mais de acordo contigo!

Abraços,

sábado, 19 maio, 2007  
Blogger Bina Ladina disse:

Que lindo...
Recebi as milhentas petições e que tais da Maddie e não recebi isso - que peeena!
Eu sou das tais que só tenho o domimngo vago e mesmo assim uso essa hipótese para ir ao meu cursito que se fosse noutro dia não poderia frequentar :|
Mas por favor, obrigarem as grandes superfícies a estarem abertas até nessas alturas??
Não me venham com conversas de emergências/urgências que isso é nos hospitais.
Se as pessoas forem minimamente organizadas passavam bem sem essas tretas mas ok...

sexta-feira, 25 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home