segunda-feira, 19 de junho de 2006

Cem dias de Cavaco

Depois de cem dias de Cavaco Silva na presidência, àqueles que estavam, milagrosamente, à espera que depois das presidenciais nada seria como dantes e tudo mudaria para melhor ou para pior eu, humildemente, recordo que apenas elegemos um novo Presidente da República. Não mudámos de povo nem de sentir colectivo. Nem de nação. Nem de pátria. Só substituímos um homem. Permanecem, inalterados, os restantes 9.999.999 de portugueses.
Aos que estavam à espera que o Presidente fosse um feroz combatente contra o governo, direi que se enganaram na escolha. Esses deveriam ter optado por Mário Soares, por exemplo. Gosta tanto de quezílias e de querelas que, a certa altura, e com as medidas que este governo tem tomado nos seus discursos diria sempre (fosse ou não a propósito): “temos que combater a direita em Portugal. A direita não pode governar”
Aos que, não querendo isso, esperavam que Cavaco fosse um “golpista” e factor de instabilidade, aí o temos procurando em cada discurso que todos os portugueses tomem o mesmo rumo. Tem surpreendido muitos e desapontado outros. Confesso que, apesar de ser seu simpatizante, não esperava que a sua adaptação ao cargo fosse tão rápida. Julgo que se está a sair bem.
Uma das medidas que melhor o define, no entanto, foi a primeira que tomou ao terminar com as conversas que tem com o Primeiro Ministro, às quintas feiras, no sofá. Trata-se de trabalho. Não de uma confissão. Por isso agora as reuniões são à mesa. Veremos como serão os cem dias que se seguem e os que depois se seguirão.

17 Comentário(s):

Blogger RC disse:

DITTO!!

terça-feira, 20 junho, 2006  
Blogger Al Cardoso disse:

O Joao mas a mesa e para as refeicoes!
Desculpa foi so brincar!

Tambem me parece que o nosso rei Cavaco I, se esta a desenvolver bem.

Um abraco amigo.

terça-feira, 20 junho, 2006  
Blogger RPM disse:

Esta semana está p PR com uma nova semana aberta, desta vez dedicada à ciência.....

vamos ver o que vai faze(r)ndo....

apenas são dias...coisa inventada pelos jornalistas que nos tentam condicionar as nossas visões sobre outros temas....mais importantes não tão visíveis...

por exemplo, e o amigo JL já se apercebeu...a LUTA de 'cães', entre Governos de Países Europeus, para se ficar com a produção do novo Scirroco da Volksvagen! Quanto é que nos custou a cada um e ao Esado Português? A inflação portuguesa nos 3%! extremamente alta.....

abraço amigo

RPM

terça-feira, 20 junho, 2006  
Blogger Mariazinha disse:

O cargo de PR em Portugal a mais não obriga. Seja ele Cavaco, Jorge Sampaio ou Soares é um mais um cargo que fica bem no final de carreira de um político. De qualquer das maneiras em Portugal já é muito dificil fazer alguma coisa,quer seja de direita ou esquerda, os lobbies já estão de tal maneira instalados que não há nada a fazer ou melhor havia uma solução:
Seria pedir a Espanha a revogação do tratado de Alcanizes...

terça-feira, 20 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Se alguém tivesse dúvidas elas foram, concerteza, desfeitas depois do discurso de Cavaco Silva nas celebrações do 10 de Junho.
Os habituais discursos de circunstância, vagos, muitas vezes demagógicos e maçadores que, nos últimos, anos se ouviam, deram lugar a um discurso objectivo, claro, sem demagogias, com grande sentido de responsabilidade e de compromisso de uma Presidência activa que envolva todos os Portugueses, sem excepção, numa onda de contributo individual para a melhoria e desenvolvimento de cada região e do País.
É este o Presidente que, quanto a mim, Portugal estava a necessitar, um Presidente que fale para todos e não só para alguns, um Presidente incomodado e inconformado, um Presidente que não se canse de lembrar que um País se evidencia e desenvolve, não só pelos seus governantes, mas também, pela atitude do seu Povo.

terça-feira, 20 junho, 2006  
Blogger antonio disse:

Não nos devemos esquecer que o Presidente já foi primeiro ministro e não foi por isso que Portugal evoluiu!
A memória por vezes é curta!

terça-feira, 20 junho, 2006  
Blogger north disse:

É uma situação que não me surpreende!! dois homens de direita no comando da nação só tinham que se entender!

terça-feira, 20 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

um beijo para a minha voz de Portugal.

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Bel disse:

Confesso que ainda não engoli a sua eleiçao. Vivi num distriti completamente psd e não entendo como alguem tem um partido e nao ideias proprias.
Para mim e apenas o presidente aquele que ganhou por falta d ememoria dos que votaram nele. Mas enfim que faça poucas asneiras e se mantenha bem quetinho como tem feito.
Desculpa mas eu realmente não vou muito a bola com fingimentos e politicas cinicas que me pareceu que Cavaco sempre defendeu.
Beijo

Boa semana

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger teresa.com disse:

100 dias que estive ausente...
como sempre, aqui me vou actualizando!

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Amigo João.

Tem toda a razão quando afirma que «Não mudámos de povo nem de sentir colectivo. Nem de nação. Nem de pátria. Só substituímos um homem.» (gostava mais de ter lido: Só substituímos uma mulher – lá chegaremos.)

É verdade, só substituímos a pessoa que ocupa um cargo. Mas trata-se dum cargo e tanto!!! O de chefe máximo da nação.
Por isso, esperava que tivesse proferido uma palavra sobre a forma como os nossos deputados se comportaram perante a nação e os deveres do regulamento que os tutela.
Por isso, esperava mais do que um simples roteiro.
Por isso, esperava ouvir mais mensagens e recados ao governo.
Por isso, esperava vê-lo intelectualmente mais activo.
Por isso, espero que o exemplo venha dele!
Espero, portanto, muita coisa. Suspeito que será em vão, mas o tempo o dirá.

Ser-se feroz combatente do governo não significa ser-se necessariamente quezilento ou amante de querelas. Devemos sê-lo sempre que estamos em desacordo, ainda que de forma correcta e adequada. Porventura, no caso do nosso PR, não haverá é discordância!

Por último, permita-me dizer-lhe, caro amigo, que o local da realização das conversas (sofá ou a mesa) não define ninguém. Trata-se tão-só, a meu ver, duma mera formalidade logística. Privilegio muito mais a substância e o conteúdo do que a forma ou o espaço.
Se os soubesse a trabalhar em prol dum futuro melhor, por mim, podiam fazê-lo na sofá, na mesa, no corredor, no vão da escadaria do palácio ou até ali na esplanada da frente.

Aguardemos para ver se nos cem dias que se seguem nos preocupamos mais com a essencia do que com a forma!

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Neoarqueo disse:

De direita ou de esquerda,quer o Presidente Cavaco quer o 1º Ministro Sócrates estão condenados a entender-se, para bem de todos nós, dêem uma espreitadela ali ao reino de Espanha e vejam a evolução e crescimento que eles têm.
Força Cavaco e força Sócrates.

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Não acho.
Cavaco tem sido chato e intolerante como habitual. E sobretudo Falso.
E se repararem bem já se meteu em demasia em assuntos do gorverno, criticando abertamente o ministro da agricultura e colocando-se ao lado dos amigos da CAP e elogiando a ministra da educação.
O presidente é falso como Judas( antes do novo testamento é claro)

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Era uma vez um Girassol disse:

Veremos....
Bjinho

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Maria Cota disse:

Por mais irritante que nos pareçam as tiradas do género "nunca me engano e raramente tenho dúvidas" ou "deixem-me trabalhar", também me parece que o mandato de Cavaco será tranquilo e não constituirá qualquer força de bloqueio à (aparente) dinâmica reformista e de mudança do governo de Sócrates. Creio que estão ambos em sintonia, apontando no sentido do progresso, numa ruptura com o estado de coisas actual. O tempo o dirá se isto é só Poesia ou realidade.
Deixem-no trabalhar!
:o)

Beijinhos

quinta-feira, 22 junho, 2006  
Blogger Luiz Carlos Reis disse:

Se me permites um breve comentário, até mesmo como "deixa" para o pleito presidencial que se inicia este ano aqui no Brasil. Acredito que a sujeira é a mesma, o que muda são apenas as moscas.
Abraços!

sexta-feira, 23 junho, 2006  
Blogger Blogexiste disse:

"...apenas elegemos um novo Presidente da República"!!!
Elegemos??? Devo andar distraído. É que ainda não dei conta, o que, tratando-se de Cavaco, até nem é mau de todo!

"Aos que estavam à espera que o Presidente fosse um feroz combatente contra o governo, direi que se enganaram na escolha"
O quê??? mas havia alguém que, SINCERAMENTE, estivesse á espera que Cavaco fosse um combatente ao Governo? Ná!!!

Na verdade (e repetindo-me) está agora concluído o sonho de Sá Carneiro: um governo, uma maioria e um Presidente.
É verdade que o Governo e a maioria não saíram bem da área política do PSD... saíram mais à direita. Mas isso é apenas um pormenor que, como diria Teresa Guilherme, agora não interessa nada. O que interessa é que o objectivo da oposição (de direita) se está a concretizar.

sexta-feira, 23 junho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home