segunda-feira, 5 de junho de 2006

Travar a Sida

Leio, esta tarde, que a ONU estima que Portugal registe 32 mil doentes infectados com o HIV até ao final do ano. Este número é, de acordo com o relatório, optimista mas ainda assim conta com um aumento de cerca de quatro mil novos casos só este ano.
À memória vem-me o caso da brasileira de Viseu que motivou grande polémica e que se julga tenha infectado muitos dos seus clientes.
A SIDA tem sido motivo de grande preocupação , razão pela qual tem levado a um investimento considerável em campanhas de sensibilização, alertando para os riscos e apontando soluções preventivas.
Não resisto, sem entrar em grandes pormenores, a partilhar convosco um episódio que se passou comigo na altura da história da brasileira de Viseu. Aproveitando o acontecimento alertei um grupo de amigos, sessentões, a quem conheço os vícios e devaneios que olhassem bem para aquela história e procurassem pontos de convergência com as suas “histórias” porque certamente os haveria. Rapidamente e sem deixar margem para dúvidas responderam-me: “As nossas são de confiança”. Claro que lhes perguntei: “E não são todas?. Esta que acaba de falecer também era!”.
Hoje, esta tarde, ao ler o relatório da ONU recordo, inevitavelmente, este episódio e pergunto-me se os meus amigos saberão identificar as 32 mil pessoas infectadas. A avalanche tem que ser travada. Travemos, nós também, as nossas batalhas dando o nosso contributo.

19 Comentário(s):

Blogger Bel disse:

Sabes que não que li que o relatório era optimista e que este ano há mais 141 mil casos registados. Obviamente que prefiro que os 32 mil é que sejam verdadeiros.
Acho engraçado ao conceito de mulher e homem sério principalmente porque pelos vistos estas areferir te a prostitutas. há montes de doenças e há montes de clientes que preferem não se proteger e tenho a certeza que não são só os teus amigos de 60 anos.
SE as pessoas evitassem a traição metade destes números não fariam parte da lista. Dormes com uma pessoa em quem confias ou confiaste e quando te das conta a verdade é que já dormiste com a cidade toda. Mas enfim esse é um outro assunto.
Sabes que viseu é um dos distritos mais afectado pelo virus?
Mesmo antes da prostituta que morreu e que contaminou os seus clientes.
Resta nos pensar que apesar de tudo somos inteligentes o suficiente para não contribuir para esses numeros.
Um dia vi uma entrevista que me deixou chocada. Uma prostituta com sida dizia que naquele dia já tinha atendido 20 clientes e que nem todos quiseream usar preservativo. Ora para além d eter pensado como é que alguem é suficientemente burra para ganhar tanto dinheiro para um chulo pensei como é possivel que uma só pessoa tenha tantos clientes.
Bem este é um tema que daria panos para mangas mas amanha tenho que me levantar cedo para trabalhar, por isso vou fazer o que alguem inteligente na minha posiçao faria: ir deitar me e desejar te também ati boa noite e um bom começo de semana.

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

As pessoas teimam em nao se proteger, infelizmente.
Fico muito triste em ver esses numeros elevadissimos fora aqueles q ano se conhecem.
Votos de uma boa semana.
Beijo JL

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Blogger Alex disse:

Atenção:
SIDA quer dizer Sol Incidindo Directamente no Arcaboiço

Cuidado com as idas à praia.
:-)

Se essa praga se transmite pelo olhar estou frito...

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Julgo que faz todo o sentido chamar aqui à colação o pensamento de Descartes: «O coração tem razões que a própria razão desconhece».

Será, muito provavelmente, o que acontece no tema em questão: a ânsia de viverem momentâneos êxtases leva-os(as) a descurar a prevenção e a saúde!!!

Mais tarde, descobrem que aqueles momentâneos arrebatamentos emocionais lhes custou o esvaziamento da alma e da vida!!!

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger Vica disse:

Não sei porque... mas tinha que ser brasileira?? Não existem, por acaso, outras damas de confiança por aí?? :P

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger segurademim disse:

... olha que esses teus amigos, são homens de barba rija, hein???
coitadas das mulheres... são casados, não? talvez aí sejam abstémios... menos mal!

fora de brincadeiras, deveria haver mais informação das formas prováveis de contágio... porque já se percebeu que a transmissão não é só sexual...
e o social? como influi? - nos cabeleireiros, nas manicures? onde existem instrumentos de corte?

pela minha parte, confesso que não estou suficientemente informada e a prevenção deveria passar por campanhas agressivas de informação, usando os meios de maior impacto - TV.
O problema é que se escolhe só um dia específico, para falar do assunto; ou só nos meios que lidam com o problema é que a informação circula... o grande público, ouve hoje, esquece amanhã

e nestas questões devia haver insistência nos alertas... até porque todos os dias a ciência vai descobrindo mais

beijo

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger Belzebu disse:

Amigo JL, infelizmente também neste campo os Portugueses revelam uma inconsciência preocupante! E se á vinte anos o desconhecimento da doença, pela maioria das pessoas, explicava em parte os comportamentos, hoje já não pode ser uma desculpa!

Trata-se já de um quase homicidio,manter comportamentos de risco sem qualquer proteção, demonstrando um desrespeito total pela vida!

Resta continuar alertar como tu aqui bem fizeste!

Saudações!

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger vero disse:

Olá querido amigo, como estás???
Beijinhos muitos***

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger teresa.com disse:

resta-nos pensar que se nao cuidarmos de nos, ninguem cuidara.. esta doenca e tao individual, no sentido em que a prevencao so depende de cada um, que ninguem pode ignora-la!

terça-feira, 06 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Muito bem! Também me choca que ainda existam pessoas que pensam que o mal nunca lhes baterá à porta, como se fossem imunes à morte! Com tanta informação que há hoje, como é que ainda existe gente que pensa que pertence à "clase dos eternos"?
Beijinhos

terça-feira, 06 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Muito bem! Também me choca que ainda existam pessoas que pensam que o mal nunca lhes baterá à porta, como se fossem imunes à morte! Com tanta informação que há hoje, como é que ainda existe gente que pensa que pertence à "clase dos eternos"?
Beijinhos

terça-feira, 06 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

errata: Classe

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger Bel disse:

Hoje tava a ter uma conversa sobre traiçoes com umas amigas e numa dada altura pensei que a facilidade de trair e tanta que a possibilidade de doenças cresce esponencialmente.Nao consigo perceber porque alguem trai mas ainda menos cabivel e as pessoas nao perceberem os riscos. Acabei por me lembrar do teu texto e acabei por voltar a ler .
Beijo e boa semana

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger Estrela do mar disse:

...há ainda quem pense que só "bate" à porta dos outros...e nem se apercebem do perigo que tantas e tantas vezes correm...belo post João:)...


Jinhossssssssss

quarta-feira, 07 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

GOSTEI DO BLOG! TEMAS PERTINENTES...BEM ANALISADOS...
VOU VOLTAR...
BACI
SUSANA

quarta-feira, 07 junho, 2006  
Blogger BlueShell disse:

Desculpa....só vou mudar de assunto por um instante.

A Whiteball do Mocho disse que vai lá estar!

Logo às 18:30 vou tomar café ao bar do Elói! (na lateral do Estádio Municipal de Mangualde)....
Quem quer fazer-me companhia?

Fico esperando
BlueShell

quarta-feira, 07 junho, 2006  
Blogger Silêncios disse:

O que me continua a impressionar mesmo, é a contínua falta de cuidado que toda a gente tem, novos ou mais maduros, todos continuam a pensar que "com eles não".
É desolador ver a forma como em vez de se tomarem precauções, se prefere enfiar a cabeça na areia, e fingir que por aqu não se passa nada.
Fica um beijo para ti

quinta-feira, 08 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

sexta-feira, 09 junho, 2006  
Blogger RPM disse:

bom dia...

por interposto blogue, passei por este e vejo, também, que somos conterrâneos de terras....

apesar de viver actualmente na Terceira, os meus Pais são de Viseu...adicionarei o seu blogue à lista, mais que não seja por ser de Mangualde.....

bem. Quanto ao tema em análise, apenas comungo do seguinte: faço parte de um grupo de trabalho, na Região Açores, sobre a problemática analisada.

Antes actuávamos, fundamentalmente nas Escolas, Militares, Prisões...agora, vamos actuar junto dos Pais e Avós.....e infelizmente no lado masculino....porque estes são os causadores do aumento de casos de seropositividade junto das mulheres. As razões são várias mas passa por: o denominado bissexualismo alimentado à pressa, a curiosidade de uma nova experiência, a Internet e os blend dates por esta via, a desconstrução do quadro familiar, s referência a valores muito fogazes e balofos, etc, etc...

Claro que não vamos descurar as Escolas e o outro lado da sexualidade pela positiva. A alimentação, os hábitos de higiéne, os hábitos de cultura...tudo é para se levar a uma VERDADEIRA sexualiade e não aquela sexualidade tonta, estúpida que o M. Educação quer impor.....

ah! Sou Professor e sei do assunto.

abraço e bom dia para Mangualde

RPM

sábado, 10 junho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home