quinta-feira, 15 de junho de 2006

O velho, o rapaz e o grupo!

Não sou grande entendido de futebol, embora vibre com alguns jogos de futebol. A selecção, confesso, faz-me vibrar. Tira-me do sério. Transfigura-me! Por isso prefiro ver o jogo sozinho, para não apanhar vergonhas com a figuras que faço.
Este sábado, no jogo inaugural, a regra manteve-se e transfigurei-me. No calor e na emoção do jogo, berrei e disse que os nossos jogadores não estavam a jogar nada. Que injustiça. Até os comentadores espanhóis, que gostam muito de nos dar “porrada”, foram unânimes a dizer que a selecção mais equilibrada até àquele jogo tinha sido a nossa. E já tinham jogado alguns potentados do futebol, como a Argentina, a Inglaterra e a Alemanha.
A verdade é que foi o primeiro jogo e não tendo sido um verdadeiro espectáculo de futebol, ganhámos. Temos que aprender a valorizar isso e aumentar um pouco a nossa auto estima.
Por outro lado, foi bonito ver o Figo, no alto dos seus 34 anos, jogar como jogou para a equipa, para o grupo, sem vedetismos. Aliás, a esse propósito, sejamos justos: esta equipa que Scolari convocou é a que lhe oferece maiores garantias de estabilidade de grupo. Todos os jogadores que lá estão sabem jogar futebol. Alguns podem não ser tão brilhantes como algumas vedetas que ficaram de fora. Mas são homens de grupo, de equipa, de sacrifício e garra. Não estão, apenas, para a montra. Estão, também e fundamentalmente, para a equipa.
Filipão pode ser criticado por muitas razões. Não por esta. Reconheçamos-lhe o valor que tem como líder, mentor e propulsor de um verdadeiro espírito de grupo. Costinha, ontem aos microfones disse que a saída de Scolari da selecção representará dez anos de retrocesso. Dirão que ele o disse porque faz parte do lote dos eleitos. Direi que não. Mais do que isso, é um homem equilibrado e maduro. Por isso os colegas o procuram e com ele se aconselham.

Eis a principal razão que terá levado o seleccionador a incluí-lo no lote, mesmo contra todas as ferozes críticas dos seleccionadores que, por ora, só têm lugar na bancada.
Scolari incutiu o verdadeiro espírito da luta pelo mesmo objectivo, em que os remos estão todos alinhados no mesmo sentido da navegação. É isto que faz falta a Portugal. É disto que precisamos para sairmos, em definitivo, da cauda da Europa.

27 Comentário(s):

Blogger Al Cardoso disse:

Nesse caso aconselhava o Filipao para PM, o unico obice seria a nacionalidade, mas como ate aconselhou o Deco a tornar-se portugues, ele tambem poderia passar a se-lo, ate seria bom se-lo por "honoris causa" depois de ganhar o mundial.

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger RC disse:

Mai nada!!!
Ah e sim; Scolari a PM...
Já pensei nisso e sei de uns quantos k concordam...

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger Rosalina Simão Nunes disse:

Não concordo com os comentários anteriores.

Scolari é "bom" naquilo que sabe fazer: orientar jogadores, motivar as pessoas.

Provavelmente, se fosse PM seria um fiasco.

E o problema do nosso país, se calhar, é mesmo esse - não ter a capacidade de escolher os homens certos para liderar. Teremos medo de ser ousados?!

Quanto ao seu texto, jl, eu também "vibro" com a selecção e também vejo os jogos sozinha...ou melhor tenho a televisão ligada e sem som. Os vizinhos avisam-me quando há golos. Tenho a mania de que só os marcam, quando não estou a ver (ehehehehehheheh...).

Em relação ao primeiro jogo e aos comentadores oficiais e de bancada, pois que continuem a jogar mal assim. Não faz mal, no final a vitória foi nossa.

E que sejam assim até ao último jogo! Olé, olé, olé, Portugal, olé!

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Qual velho?? qual carapuça??

Refere-se ao Figo?
O homem está óptimo e recomenda-se.

Eu recomendo-o.
(eheheh)

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger O Malino disse:

Bom Dia !
Grande jogo de Figo e advinha-se um grande mundial para o nosso capitão.
O mister Scolari é sem duvida uma grande mais valia para o nosso futebol, mas não concordo com o Costinha no dez anos de retrocesso.
Pois a selecção sem este senhor Scolari conseguiu o 3 lugar no europeu de 2000 .
Será que Portugal não tem treinadores à altura do mister Scolari ?
Qualquer forma é notável o trabalho que este homem fez na selecção. A Principal característica dele é assumir as suas ideias e morrer com elas. A comunicação social bem critica mas ele sempre por cima, é estrangeiro...Até se dá ao luxo de dar entrevista a ele próprio e abrir excepções aos jornalistas brasileiros..Haja paciência.!

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger RPM disse:

eu quero ver como se sairão no sábado...

se jogarenm como jogaram com Angola, esta que construiu um MURO, e que a equipa portuguesa não conseguiu passar....vão levar nas orelhas dos iranianos...

engraçado que comento com os meus amigos..o Irão está ali, penso eu, também, como um sial de profissão de fé contra os capitalistas...e eles farão tudo para que a sua crença vença. Lembra-me as 'lutas' desportivas no período da Guerra Fria...

verdade?

abraço de amizade

RPM

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Mas...viva Portugal! :)

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger teresa.com disse:

olha, eu percebo ainda menos, mas gosto sempre de ver a seleccao, ganhando ou perdendo!
E realmente tb simpatizo com o Scolari, mas nao sei bem porque... enfim! Concordo contigo, para nao variar!

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger Maria P. disse:

Confissão: adoro ver jogar o Figo, até lhe chamo um figo:)

Bom Feriado.

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger Aladdin Sane disse:

na cauda da Europa.
a cauda da Europa.
cauda da Europa.
cauda?

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Tantos anos a jogar ao mais alto nível é obra!
Figo é sem dúvida um grande profissional.
Cristiano Ronaldo que aproveite bem a companhia do Senhor Figo, para aprender a ser humilde e a ter o espírito combativo e determinado do seu capitão.
Viva Portugal e o senhor Scolari que acabou com as influências e padrinhos em torno da selecção.
Uma última nota: os emigrantes portugueses que esperavam a selecção na sua chegada à Alemanha não mereciam tanta antipatia, falta de respeito, falta de humildade e excesso de desprezo por parte da maioria dos jogadores.
A maioria deles se não tivessem nascido com a habilidade de dar uns pontapés na bola eram uns pobres coitados.
Mas como nasceram com a dita habilidade são mais uns riquitos sem educação e sem humildade, virtudes, que também nascem com as pessoas e que o dinheiro não pode comprar.
Em suma, aquela atitude deixou-me bastante revoltado.

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger Mariazinha disse:

Gostei do seu "post" e estou plenamente de acordo.
Somos um país de gente muito invejosa que critica mas que não passa disso mesmo. Abrir a boca para dizer mal é muito facil, fazer já é mais dificil. Será por isso que quando emigramos conseguimos ter sucesso temos alguem que nos organize!

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger * disse:

n percebo nada de futebol mas o que dizes soa bem... :-)))

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger Bel disse:

Confesso que tal como tu temos algumas figuras tristes quando vejo futebol embora tambem só vibre realmente com a seleçao. Lembro me do jogo portugal inglaterra no europeu que ainda tou para perceber como não tive um ataque cardiaco. Mas acho que berrei tanto que assustei o meu proprio coraçao.
Sabes acho que por uma questão de cultura temos uma grande tendencia a fazer com que um jogador passe de besta abestial num pulinho
O figo é um grande jogador sim senhor, falz dribles como ninguem e pessoalmente acho o super inteligente em campo.
Sim ganhamos no Domingo e isso é o fundamental mas conseguimos fazer melhor e isso é certo.,
Se exigo sempre o mlehor de mim sinto me no direito de fazer o mesmo quando vejo um grupo de jogadores, excelentes, que representam a minha seleçao.
boa semana

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger Bird disse:

Como te imagino vibrando a ver o jogo!!

Pois, nós portugueses somos todos tão bons, tão maravilhosamente solidários, que somos sempre capazes de fazer melhor dos que ali se esforçaram... Embora tenham ganho!!!
Pois é, queremos mais, somos mais, temos mais... temos isso sim uma enorme dose de
arrogância e de falta de solidariedade. Qualquer português tem sempre opinião para tudo, não é?? E sabem de tudo!!

Ainda bem que tu vais denunciando estas
mentes pequeninas...

Beijo

quinta-feira, 15 junho, 2006  
Blogger Eduardo Leal disse:

Amigo João,

Gostei deste teu artigo.
Porque é preciso perceber que o que está em jogo é "apenas" o nosso orgulho Nacional!

A selecção pode não ter sido brilhante, mas foi eficaz.
E eu, que até nem gosto das escolhas de Scolari, reconheço que o homem tem a virtude de saber fazer uma equipa.

Quanto ás propostas de fazer dele um líder político (nos comentários), nem me apetece pensar nisso... até porque o homem admira o anormal do Pinochet... e essas coisas têm que se lhe diga...

Por isso, força com a selecção que tudo é possível!

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Respeito a opinião, mas discordo.

A selecção, manipulando sentimentos nobres e puros de patriotismo, é sobretudo um instrumento de promoção de objectivos económicos bem egoístas.

O acto de escolha dos jogadores tem mais a ver com os empresários dos mesmos do que com a qualidade desportiva de cada um. Representar o país serve para valorizar contratos de transferencia, estabelecer ordenados, contratar campanhas publicitárias. Serve para jogadores - como o figo que tinha abandonado a selecção, em birra, por ter sido criticado na Coreia - voltarem no exacto momento em que necessitam para sair de um clube e ingressar noutro.

Ademais, considero o Scolari um bruto, um bronco igual a tantos outros que andam por aí a treinar equipas portuguesas. Já que de nacionalismo se trata, dever-se-ia dar emprego a um bronco nacional.

E os 2,15 milhões de Euros - 430 mil contos - que o brutinho ganha por ano do nosso dinheiro, do dinheiro que tanta falta faz ao desporto escolar, ao desporto de lazer, ao desporto de deficientes, tornam-me repulsivo tudo o que rodeia esta selecção.

Esta equipa não é a selecção do meu país. É o clube do Scolari and friends. Todos eles milionários, todos eles manipuladores de sentimentos populares.

Todos eles beneficiários de contratos de publiciodade a título individual, aos quais nunca aspirariam se não estivessem a representar o povo português.

E, pelo menos "cá por baixo", a palhaçada das bandeiras nas janelas e nos carros desta vez não pegou. Vêm-se algumas, poucas. Nada como durante a fantochada do europeu - que deve ter sido o único não-título europeu a ser celebrado antes de ter sido obtido.

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

Que "azedume" caro Carneiro!
Mas devo dizer-lhe que, no geral, concordo consigo.

Já somos, pelo menos, dois a não gostar de Scolari.

Confesso que também eu não vislumbro, por incapacidade pessoal obviamente, quais os feitos magistrais deste Sr. que justifiquem tão badalada notoriedade e tão (i)merecido e avultado salário.

(não passa, no entanto, da minha opinião, alguém que nada sabendo de futebol gosta de dar umas alfinetadas no assunto)
eheheh

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Vica disse:

Eu vi o jogo e tentei torcer para Portugal, mas fora Figo, o jogo estava um tanto ruim, hás de concordar. O Brasil acabou não indo muito melhor contra a Croácia, deve ser o stress da estréia. Beijos.

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger segurademim disse:

... ai como concordo contigo!!!! com alguma sorte talvez o Mourinho, o Figo, se venham a interessar pela coisa política

também o rapaz se transfigorou na concentração de se ultrapassar

o pragmatismo e a excelência do resultado, mai nada!!!!!

beijo, bom fim-de-semana

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Eduardo Leal disse:

Pois o Carneiro está azedo... está está!

E eu até percebo... até admito que há mil e uma coisas mais importantes.

Mas... desde os tempos da Grécia antiga que os jogos servem para lembrar a todos os povos que participam que existem combates comuns mas bandeiras diferentes.

E talvez seja por esta falta de capacidade nacional para defender bandeiras que o país continua entregue a um tipo de cidadãos mais procupados com o se estatuto moderno de "consumidores"...

e... apesar disto... é verdade que o futebol nunca deixará de ser apenas o futebol!

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Dulce Gabriel disse:

Concordo,mas no 1ºjogo quase levávamos uma sova dos angolanos!
O Figo é que continua bom todos os dias...Joga bem,anda com nivel,é podre de bom e neste Mundial é uma esperança para Portugal.
Amanhã,vamos lá ganharrrrrrrrr

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Anonymous Anónimo disse:

loooooooooooooooooooooooooooooool
Gostava de te ver logo à tarde!!! HA HA HA HA HA HA HA
Beijinhos

sábado, 17 junho, 2006  
Blogger Alberto Oliveira disse:

Como selecionador de bancada que me prezo avanço que no segundo jogo (contra o Irão) Portugal vai ganhar dois a zero. Que Deco e Ronaldo vão marcar os golos e que...







... o jogo foi esta tarde.

Bom domingo!!

sábado, 17 junho, 2006  
Blogger Carla disse:

Sem duvida temos selecção!
Beijos e bom domingo

sábado, 17 junho, 2006  
Blogger Era uma vez um Girassol disse:

Nada entendo de futebol....mas fico contente quando a nossa selecção ganha!!!!
Aumentar a nossa auto-estima, alegrarmo-nos, usarmos a nossa força positiva, sentir que temos, somos, podemos!
Obrigada por este post positivo!
Bjs

domingo, 18 junho, 2006  
Blogger Su disse:

nada entendo...bom domingo

jocas maradas

domingo, 18 junho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home