Pelo sim, pelo não!

Dos mais hilariantes que já ouvi destaca-se o de um padre alentejano que ameaçou excomungar todos os fiéis que vieram a votar no sim. Mas não são menos hilariantes alguns dos argumentos que os dirigentes dos partidos políticos têm usado: daqueles que quase preconizam o aborto como uma medida de planeamento familiar, àqueles que dizem que o país necessita de mais 50 mil crianças por ano, como se de uma fábrica de produção de miúdos se tratasse e que os produzisse a qualquer preço.
Há aqui, de todos os lados, como é bom de ver um extremar de posições e uma falta de bom senso notáveis. Mais do que elucidar e discutir o real problema – a penalização das mulheres – tudo serve para iludir e “ludibriar”.
Por isso, no próximo sábado à noite, pelas 21 horas, haverá uma edição especial do programa da Rádio Mangualde “A Hora da Bica”, ao vivo e em directo do auditório da Câmara Municipal de Mangualde, contando com defensores do sim e do não que explicarão a razão das suas opções.
Pretende-se, claro, que todos possamos sair mais esclarecidos para o dia do voto. Estão, por isso, todos convidados a assistir à emissão ao vivo ou a escutá-la através das ondas hertzianas ou da Internet.